Publicidade
Publicidade
Publicidade
:
Sáb
30/08/14
Araguaína

Predomínio de Sol

36º 19º

Segundo Pesquisa Ibope, Dimas lidera disputa eleitoral em Araguaína

29/08/2012 13h17 | Atualizado em: 30/08/2012 10h53
Texto:
Gostou?
  • (2)
  • (0)
Compartilhe:
Reprodução Portal O Norte

A primeira Pesquisa IBOPE Inteligência sobre a sucessão eleitoral à prefeitura de Araguaína (TO), realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, mostra o candidato do PR, Ronaldo Dimas com 52% das intenções de voto, contra 31% de sua adversária, a candidata Vanderez (PP). Os indecisos são 11% e aqueles que dizem votar em branco ou anular o voto somam 6%.

Período de campo: De 24 e 26 de agosto de 2012
Tamanho da amostra: 602 eleitores
Margem de erro: 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: SINDICATO RURAL DE ARAGUAÍNA
Registro: Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, sob protocolo nº TO-00082/2012
Data de Publicação: 27/08/2012


Espontânea
Na pergunta espontânea, quando os entrevistados não recebem o disco com os nomes dos candidatos que estão disputando o pleito, o cenário permanece favorável ao candidato do PR, que recebe 47% das intenções de voto. Valderez é mencionada por 30% dos eleitores. Aqueles que não sabem ou optam por não responder a pergunta são 15% e outros 8% dizem que pretendem anular o voto ou votar em branco.

Expectativa de Vitória
Independente do voto declarado, 44% dos eleitores acreditam que Ronaldo Dimas será o próximo prefeito de Araguaína., enquanto 37% citam Valderez. Quase um quinto (19%) dos eleitores não sabem quem será o vencedor do pleito, ou não respondem a questão.

Rejeição
O IBOPE Inteligência também questionou os eleitores sobre em quem eles não votariam de jeito nenhum. O mais citado é Valderez, com 38% de citações. Ronaldo Dimas é preterido por 23% dos eleitores e outros 19% dizem que poderiam votar em todos. Aqueles que não sabem responder a pergunta ou recusam são 20%.

Avaliação da administração municipal
A administração do atual Prefeito, Valuar Barros, é considerada como péssima/ruim por 65% dos eleitores de Araguaína. Já para 22% sua administração é regular e 10% avaliam-na como boa/ótima. Ainda, 78% dos eleitores desaprovam sua administração, versus 17% que aprovam. Outros 4% não sabem ou não respondem à pergunta.

Ainda segundo os eleitores de Araguaína, Saúde é a área com mais problemas na cidade, mencionada por 85% dos respondentes. Em seguida, aparece calçamento de ruas e avenidas, com 42%. Juntos e em patamar inferior, aparecem Segurança Pública e Educação, com 34% e 32%, respectivamente. Os eleitores podiam escolher até três áreas problemáticas nesta pergunta.

Avaliação das administrações estadual e federal:
Já a administração do Governador Siqueira Campos é considerada regular por 38% dos respondentes, contra 36% que avaliam-na como boa/ótima. A avaliação péssima/ruim é feita por outros 22%, enquanto 4% não sabem ou não respondem a pergunta.

A administração da Presidente Dilma Rousseff é considerada boa/ótima por 66% dos eleitores do município, e regular por 24%. Outros 7% avaliam-na como ruim/péssima. Aqueles que não sabem ou não respondem a pergunta somam 2%. (Fonte: IBOPE Inteligência)

Acompanhe nossas atualizações em tempo real:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe via E-mail
Texto:
Gostou?
  • (2)
  • (0)
Compartilhe:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte”

Publicidade
Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.