Publicidade
Publicidade
Publicidade
:
Ter
21/10/14
Araguaína

Pancadas de Chuva

31º 18º

Folha é paga sem aumento do mínimo e servidores cobram explicações

06/02/2013 15h43 | Atualizado em: 07/02/2013 17h03
Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

Da Redação


O Portal O Norte recebeu nesta quarta-feira, 6, várias ligações na Redação bem como contatos nas redes sociais com a informação de que a prefeitura de Araguaína, pagou o salário referente ao mês de janeiro sem o reajuste do novo salário mínimo decretado pela presidenta Dilma Rousseff  (PT) em dezembro de 2012 e que está em vigor desde 1º de janeiro deste ano.

De acordo com um dos servidores municipais que entrou em contato com nossa equipe e temendo retaliações, preferiu não se identificar, ele soube da "surpresa desagradável" quando recebeu seu pagamento de janeiro sem o aumento salarial.

Ainda segundo o servidor que esperava receber o salário reajustado, o fato tem provocado questionamentos por parte do funcionalismo municipal, que busca explicações para a questão. “Nós queremos saber qual o motivo de o prefeito não ter nos dado o aumento, já que a gestão anterior acompanhou o reajuste nacional de 9,2% e pagou devidamente no dia 1º de janeiro de 2012 o que era de direito nosso!”.

Sobre o Aumento
Com reajuste o novo salário mínimo passou de R$ 622,00 para R$ 678,00. O valor está valendo desde 1º janeiro deste ano, mas a maioria dos trabalhadores só começaram a ter os efeitos do benefício esta semana com o pagamento do vencimento referente ao mês anterior.

De acordo com a Agência Brasil de Notícias, o salário mínimo será reajustado com base na Lei n° 12.382, de 25 de fevereiro de 2011. Pela regra, a cada ano, o aumento do salário mínimo corresponderá à variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a inflação do ano anterior medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em 2013, o reajuste totalizou 8,83%. Desse total, 2,73 pontos percentuais referem-se ao crescimento do PIB em 2011; e o restante, à variação do INPC no ano passado. Ainda segundo a agência, ao todo, mais de 20 milhões de pessoas terão os benefícios reajustados.

O Portal O Norte já está entrando em contato com o prefeito Ronaldo Dimas (PR) para mais esclarecimentos sobre o assunto.


Acompanhe nossas atualizações em tempo real:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe via E-mail
Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.