Publicidade
Publicidade
Publicidade
:
Sáb
17/11/18

Contribuinte já pode doar para Fundo que beneficia UTI Pediátrica

08/11/2018 08h58 | Atualizado em: 08/11/2018 09h00
Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:
Divulgação

O Contribuinte já pode fazer doação para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). O contador e diretor da Brasil Price, Ronaldo Dias, explica que é fácil destinar parte do Imposto de Renda para programas sociais. “O contribuinte pode entrar no site do FIA, emitir o boleto com o valor doado, pagar e informar o contador. É fácil porque o próprio FIA já declara para a Receita Federal, então, quando o contador vai fazer a declaração, já pega as informações que foram transmitidas para o Fisco e confirma, conseguindo, assim, a dedução diretamente na declaração”, finalizou.

Muitos contribuintes desconhecem a destinação exata dos impostos que pagam. Mas e se fosse possível, de alguma forma, escolher o destino de pelo menos parte do que é pago para os governos todos os anos? Isso é possível com a doação para o Fundo da Infância e da Adolescência, o FIA.

O objetivo do FIA é captar e aplicar os recursos em ações de atendimento à criança e ao adolescente que estão expostos à situação de risco pessoal e social.

O fundo também contempla também projetos de assistência social, além de atendimento às deliberações do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Em Araguaína, os recursos destinados ao FIA foram utilizados na implantação da UTI Pediátrica do Hospital Municipal.

A hora é agora

Quem doar este ano, poderá destinar até 6% do imposto declarado no ano passado. Se deixar para doar somente no ano que vem, o percentual cai para 3%. Outra vantagem é que, se doado até dezembro, o recurso já fica disponível para o FIA ainda este ano. Se doar em 2019, o recurso só poderá ser acessado no fim do ano.

Qualquer pessoa física que tenha imposto retido ou a restituir pode doar. Aí se encaixam fazendeiros, profissionais liberais, médicos, advogados, contadores, professores, funcionário público, entre outros.



Acompanhe nossas atualizações em tempo real:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe via E-mail
Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

?Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte?

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.