Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Araguaína

Contribuinte já pode doar para Fundo que beneficia UTI Pediátrica

08/11/2018 08h58 | Atualizado em: 08/11/2018 09h00

Divulgação

O Contribuinte já pode fazer doação para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). O contador e diretor da Brasil Price, Ronaldo Dias, explica que é fácil destinar parte do Imposto de Renda para programas sociais. “O contribuinte pode entrar no site do FIA, emitir o boleto com o valor doado, pagar e informar o contador. É fácil porque o próprio FIA já declara para a Receita Federal, então, quando o contador vai fazer a declaração, já pega as informações que foram transmitidas para o Fisco e confirma, conseguindo, assim, a dedução diretamente na declaração”, finalizou.

Muitos contribuintes desconhecem a destinação exata dos impostos que pagam. Mas e se fosse possível, de alguma forma, escolher o destino de pelo menos parte do que é pago para os governos todos os anos? Isso é possível com a doação para o Fundo da Infância e da Adolescência, o FIA.

O objetivo do FIA é captar e aplicar os recursos em ações de atendimento à criança e ao adolescente que estão expostos à situação de risco pessoal e social.

O fundo também contempla também projetos de assistência social, além de atendimento às deliberações do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Em Araguaína, os recursos destinados ao FIA foram utilizados na implantação da UTI Pediátrica do Hospital Municipal.

A hora é agora

Quem doar este ano, poderá destinar até 6% do imposto declarado no ano passado. Se deixar para doar somente no ano que vem, o percentual cai para 3%. Outra vantagem é que, se doado até dezembro, o recurso já fica disponível para o FIA ainda este ano. Se doar em 2019, o recurso só poderá ser acessado no fim do ano.

Qualquer pessoa física que tenha imposto retido ou a restituir pode doar. Aí se encaixam fazendeiros, profissionais liberais, médicos, advogados, contadores, professores, funcionário público, entre outros.



Compartilhe

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.