Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Araguaína

Mudanças no agendamento de consultas pelo 0800 valem a partir de hoje

11/02/2019 15h05 | Atualizado em: 12/02/2019 10h51

Marcos Filho Sandes
A partir desta segunda-feira, 11, programas como pré-natal, hipertensão, diabetes e saúde mental farão agendamento de consultas direto na unidade básica de saúde

Com o objetivo de ampliar os atendimentos e manter a eficiência, o Programa 0800 da Saúde (0800 641 2200) fará mudança no agendamento de consultas por telefone. A partir desta segunda-feira, 11, pacientes que são atendidos por meio de programas como pré-natal, hipertensão, diabetes, saúde mental e saúde da criança marcarão as consultas diretamente nas unidades básicas de saúde (UBS).


“Essa mudança é necessária para que possamos facilitar o acesso para ligações de outros pacientes, já que os atendidos pelos programas têm acompanhamento pré-determinado nas unidades básicas de saúde. Nós estávamos fazendo um serviço duplicado”, explicou o diretor do 0800 da Saúde, Jales Dias.

O diretor ainda explicou que muitos dos pacientes dos programas já marcavam as consultas na UBS e que a medida apenas direciona todos para a unidade e diminui o fluxo das ligações. Ele citou quais agendamentos serão mantidos pelo telefone a partir de segunda-feira: “Os atendimentos destinados a pacientes que desejam realizar consultas e exames de rotina ou buscam tratamento para sinais e sintomas”.

Abertura de vagas por telefone

Dias também informou que, só em janeiro, 33% dos agendamentos pelo 0800 da Saúde foram realizados por pacientes atendidos por programas. “Um total de 2.430 dos 7.270 agendamentos de consultas foram desses pacientes. O 0800 da Saúde terá menor número de ligações telefônicas e facilitará o acesso ao call center, que atualmente recebe mais de 12.000 ligações por mês”.

Consultas regulares dos programas

Os pacientes que farão atendimento diretamente na recepção das UBS têm consultas pré-determinadas para acompanhamento de seus casos. No Programa Pré-Natal, por exemplo, as gestantes têm o primeiro atendimento com enfermeiro da unidade, que inicia o acompanhamento da gravidez. A partir desse atendimento, a paciente passa a ter consultas intercaladas entre enfermeiro e médico, no mínimo de seis consultas, até o parto.

O Programa Hiperdia atende pacientes portadores de hipertensão e diabetes, que por protocolo são atendidos mensalmente e com atendimento médico a cada 90 dias. Nos meses subsequentes ao atendimento médico, a consulta será realizada pelo enfermeiro.

O primeiro atendimento do Programa Saúde Mental é feito na UBS e, dependendo de cada caso, podem ter acompanhamento especializado nos centros psicossociais. Já o Programa Saúde da Criança acompanha os pequenos com idade de zero a 12 anos, 11 meses e 29 dias, recebendo atendimentos pelos agentes comunitários de saúde, com quem fazem elo entre a família e a UBS.

Pessoas com casos de hanseníase, tuberculose e tabagismo também são atendidas diretamente nas unidades.

Facilidade no agendamento

O 0800 da Saúde tem garantido mais facilidade no agendamento de consultas de prevenção em Araguaína desde 2016, quando foi implantado. O call center funciona em uma sala na Secretaria Municipal da Saúde e é interligado com todas as UBS. Os agendamentos por telefone são realizados das 7 às 19 horas e cada UBS tem o dia específico para agendar as consultas.

Pacientes com casos de urgência e emergência são direcionados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizado no Setor Araguaína Sul.

Compartilhe

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.