Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com realização da Expoara confirmada, Portal O Norte promete dar continuidade à cobertura inovadora

A Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET) divulgou o calendário de eventos agropecuários do Tocantins em 2019. Ao todo, foram apresentadas as datas de 38 exposições realizadas no Estado, entre elas, a Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara). Sucesso de cobertura do evento no ano passado, Portal O Norte promete muitas novidades para este ano. 

O calendário divulgado pela FAET anuncia as datas de realização da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), prevista para acontecer de 07 a 11 de maio. No ano passado, o evento movimentou mais de R$ 2 bilhões de reais em negócios. 

O presidente da FAET, Paulo Carneiro, ressaltou a importância dos eventos: “vão movimentar a economia local, promover negócios, proporcionar entretenimento e qualificação profissional ao produtor rural, sua família e a todos os moradores dos municípios”.

Expoara

Considerada umas das mais tradicionais festas da região Norte do país, a Expoara acontece este ano entre os dias 06 e 16 de junho. Uma das principais programações do evento é a cavalgada que será realizada no dia 09 de junho.

O Norte na Expoara

Desde 2017, a equipe do Portal O Norte se dedica à cobertura do evento. Especialmente no ano passado, promovemos um trabalho especial e inovador para repercutir a programação da Expoara através da internet quando foi implantado um estúdio dentro do Parque de Exposições, onde durante dez dias, em tempo real levamos aos net-expectadores os melhores destaques da Feira, na visita de estandes, cobertura de shows, rodeios e entrevista com artistas.

Numa programação dinâmica idealizada por Tony Veras e comandada por Dágila Sabóia, o Portal O Norte contou com a participação especial dos influenciadores digitais, Jotta Nunes e Kiara Brandão que participaram da transmissão em todos os dias do evento.


Jotta Nunes e Kiara Brandão

Cavalgada

Um dos momentos mais esperados da Expoara é sem dúvida a cavalgada e o Portal O Norte também preparou uma mega estrutura de graude, palco e painel de LED para abrilhantar mais ainda a cobertura que foi um sucesso e resultou em mais de meio milhão de vizualizações em todas as plataformas usadas pelo grupo para promover o evento, além de uma interação direta dos net-expectadores.

Inovação

Para 2019, o grupo promete trazer a melhor cobertura de todos os tempos: "Inovação é a palavra-chave do trabalho que o Portal O Norte está preparando para este ano na Expoara", garantiu o diretor executivo do Sistema O Norte, Tony Veras.  

Documentário de Anavitoria estreou nesta sexta na Netflix

Estreou nesta sexta-feira (22) na Netflix, um documentário do duo araguainense AnaVitória. 

Com duração de 50 minutos, o documentário intitulado “AnaVitória - Araguaína - Laz Vegas” foi produzido em 2017 e mostra os bastidores da chegada das cantoras em Araguaína para participar da festa em comemoração aos 59 anos da cidade, onde elas foram a atração principal de uma programação artística realizada no ponto turístico Via Lago. 

Um dos locais visitados pelas artistas foi a praça do setor Noroeste, onde mataram a vontade de saborear uma pamonha considerada por elas como uma das receitas mais deliciosas da região. 

A produção também mostra a viagem do duo para Las Vegas para participar da cerimônia de entrega do Grammy Latino, onde elas conquistaram o prêmio de melhor canção em Língua Portuguesa com a música “Trevo”.

Este é o segundo trabalho do duo formado por Ana Caetano e Vitória Falcão a fazer parte do catálogo da Netflix. O primeiro foi o filme “Ana e Vitória” que entrou na plataforma em outubro do ano passado, dois meses depois de sua estreia nos cinemas. 
 


Foliões no carnaval de Dianópolis mostram a diversidade de se curtir a festa no Tocantins.

Confira a programação do Carnaval em várias cidades

Conhecido por sua cultura, tradição popular e potencial turístico, o Tocantins é um estado que oferece muitas opções para quem pretende curtir o carnaval, com alternativas para todos os gostos. Abaixo, listamos algumas das atrações que você pode escolher para aproveitar o melhor da folia de momo.

Carnaval do Entrudo

O carnaval de Arraias pulsa com o ritmo do Entrudo, uma festa de alegria e exageros. É uma folia diferente, que vem desde o Império, na qual a estrela da festa é a água, muita água. Durante os quatro dias, os foliões saem às ruas da cidade molhando quem encontrar pela frente. A brincadeira é acompanhada por tocadores de sanfona e zabumba, entoando antigas marchinhas. Ninguém fica zangado e todo mundo entra no clima do molha-molha.

Carnaval da Fé

O Palmas Capital da Fé é realizado na capital Palmas e reúne artistas do cenário regional e nacional da música gospel e católica. O evento tem como público-alvo a família e conta com praça gastronômica. As apresentações serão na área ao lado do Estádio Nilton Santos, na região sul da cidade, com entrada gratuita. Entre os nomes confirmados para este ano está o do padre Fábio de Melo e das cantoras Aline Barros e Damares.


Palmas Capital da Fé tem como público-alvo a família e apresenta
bandas/cantores evangélicas e católicas - Prefeitura de Palmas

Carnaval na natureza

Quem quer fugir da agitação e prefere um carnaval mais tranquilo, uma das opções é ir visitar as belezas naturais do Tocantins. Entre as sugestões estão o Jalapão, a região das Serras Gerais, as praias e lagos do Cantão.

No Jalapão, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de Cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas. A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.


Para quem quer fugir da badalação do carnaval uma das opções
é aproveitar as belezas naturais do Tocantins, como o Jalapão - Francisco Alves

Já a região das Serras Gerais está localizada entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga (sudeste do Estado) e faz parte da maior cadeia de serras do Brasil. Além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura.

Quem procura turismo de aventura, ecoturismo e observação da fauna e flora pode visitar também a região do Cantão que abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais. A região, que compreende os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, tem características singulares por ser área de transição entre os maiores ecossistemas brasileiros: a Amazônica e o Cerrado.

Carnaval Mistura de Ritmos

Dizem que atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. No interior do Tocantins, o carnaval de rua mistura ritmos, formatos e reúne multidões. Dentre as cidades com o carnaval de rua mais tradicional do Estado estão Gurupi, Porto Nacional, Pedro Afonso, Araguatins, Araguaína e Palmas.

Gurupi

Em Gurupi, o carnaval acontecerá de 1º e 5 de março e o circuito da folia será na Avenida Pará, em frente ao Centro Administrativo da UnirG. A festa contará com a participação de diversos cantores locais e do cenário nacional como Cleber e Cauan, Guilherme e Santiago, Banda Babado Novo e o grupo Forró do Muído.


Em Gurupi, o carnaval acontecerá de 1º a 5 de março
e o circuito da folia será na Avenida Pará, - Thiago Sá/Governo do Tocantins


Porto Nacional

Já em Porto Nacional, a festa também está prevista para acontecer entre os dias 1º e 5 de março, no Espaço Cultural Beira Rio. Na programação, atrações locais e o tradicional evento do desenterro da buiuna e desfile dos bonecos gigantes. Entre as atrações nacionais estão os cantores Igor Kannário, Lauana Prado, Ed City e Forró do Muído.

Pedro Afonso

No carnaval de Pedro Afonso, a folia também rolará solta ao som de Israel e Rodolfo, Lauana Prado, Alex Maxx, entre outros artistas do cenário nacional e local. A festa começará dia 1º e seguirá até o dia 3 de março. A programação também contará com matinês e a apresentação tradicional do Bloco das Quengas, que percorrerá as principais ruas da cidade com muita alegria e irreverência.

Araguaína

O carnaval de Araguaína terá quatros dias de programação na Avenida Via Lago. A festa será aberta a todo o público, entre os dias 2 e 5 de março, sempre a partir das 17 horas. Duas atrações já foram confirmadas para a festa: a Banda Swing do Negão e a dupla Felipe e Mateus. A festa terá uma programação especial para as crianças, na tarde do domingo, 3.


Araguatins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.

Palmas

Na Capital, além do evento organizado pelo município, os palmenses contarão também com a opção do Palmas Folia que será realizado por uma empresa privada, entre os dias 2 e 5 de março. A ideia é resgatar a cultura carnavalesca, atraindo milhares de turistas, além de aquecer a economia.

Os eventos contam com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Haverá também ações educativas com a entrega de materiais de órgãos do Governo.

Carnaval Bonecos Gigantes

No distrito de Taquaruçu, em Palmas, uma tradição local é realizar, no carnaval, o desfile de bonecos gigantes, com shows e festas embaladas por marchinhas. Quem estiver por lá, poderá aproveitar também as várias cachoeiras e trilhas que o local oferece.


Taquaruçu é tradicional não apenas pelas cachoeiras, mas também pela tradição
do desfile dos bonecos gigantes - Thiago Sá/Governo do Tocantins

Prefeitura confirma Carnaval em Araguaína: "Só atrações regionais"

Com diversas atrações regionais e uma mistura de ritmos, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizará quatros dias de programação de carnaval na Avenida Via Lago. A festa será aberta a todos os públicos nos dias 2 a 5 de março, sempre a partir das 17 horas.

Duas atrações já foram confirmadas para a festa. A Banda Swing do Negão e a dupla Felipe e Mateus. De acordo com o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, a festa deste ano pretende valorizar o artista local, destacando Araguaína como celeiro de grandes profissionais das artes.

“Estamos animados com o evento deste ano, temos a Via Lago como cartão postal da cidade e local ideal para nosso folião aproveitar a festa. O Carnaval deve movimentar o comércio local, dando oportunidade também para muita gente ganhar uma renda extra”, afirmou o secretário.

Atrações confirmadas

A Banda Swing do Negão dará início à programação como a principal atração do dia 2. Natural de Araguaína, o grupo que é sucesso em todo o Estado e traz no repertório a pegada do axé e pagode, apresentando o que é destaque nacional.

A dupla araguainense Felipe e Mateus também fará parte da folia, animando os foliões na noite da segunda-feira, 4. No show, a promessa é de uma mistura de ritmos que vai do sertanejo universitário ao forró, e pretende levar muita animação ao público. Recentemente, a dupla se apresentou nacionalmente e tem sido sucesso por onde passa.

Matinê

A festa na Via Lago terá uma programação especial para as crianças, na tarde do domingo, 3. A tradicional matinê será animada por Djs e contará ainda com a participação de palhaços, musicais infantis e muito mais. A matinê terá início às 16 horas.

Coruja "posa" para fotógrafo na Teotônio e imagem impressiona

O fotógrafo Márcio Vieira de 51 anos tirou parte do tempo para apreciar e fotografar corujas em Palmas. As imagens mostram a ave sobre flores nativas e encarando a câmera do profissional. Ele disse que ficou surpreso ao ver o resultado do trabalho. "A corujinha me encarava insistentemente e parece que sabia que ia ficar bem na foto", brincou.

O ensaio foi feito na manhã desta quarta-feira (6) no canteiro central da avenida Teotônio Segurado, a maior via de Palmas. Apesar do trânsito movimentado, a coruja demonstrava tranquilidade. O fotógrafo disse que nessa época do ano os gramados e rotatórias ficam cheios de flores nativas, o que deixa as fotos ainda mais bonitas e destaca a beleza da ave.

Ele teve a ideia de tirar fotos das corujas enquanto levava a esposa para o trabalho. "Vi algumas durante o trajeto e resolvi ir em casa para buscar a câmera", contou.

Ele também lembrou de dezenas de casinhas construídas para proteger os ninhos e os animais. As estruturas foram feitas por voluntários e podem ser vistas em praças, canteiros centrais e rotatórias da cidade.

Apaixonado pela natureza, fotógrafo contou que percebeu a afinidade com a área quando era motorista e tinha muito contato com áreas verdes. Márcio comprou a primeira câmera profissional em 2009. "Desde então tive várias câmeras, mas esta que fotografei as corujinhas comprei há seis meses".

Ele explica que ganha dinheiro fazendo registros de aniversários e casamentos, e nas horas livres fotografa animais e plantas.

"Eu amo fotografia. É minha inspiração. Eu faço fotos de tudo, mas gosto muito de fotografar flores e aves. A natureza está sempre ao nosso lado e oferece ótimos ângulos. Ela é maravilhosa".


(Divulgação: Mário Vieira)

Fonte: G1/TO

Prefeitura abre cadastro para atualizar casting de artistas regionais

A Secretaria Municipal da Cultura está realizando, até o próximo dia 15 de fevereiro, o cadastramento de artistas para participar das Temporadas Populares de Arte e Cultura de Araguaína. Podem se cadastrar cantores, bandas, artistas plásticos, atores, entre outros.

Os cadastrados que preencherem aos requisitos técnicos farão parte de um banco de dados para a possível contratação e participação em mostras, espetáculos, festivais, feiras, luaus e demais eventos realizados pela Prefeitura de Araguaína no decorrer do ano.

Entre os eventos previstos estão o Luau do Parque, Festival Aberto de Dança, Hip Hop pela Paz, Festival de Teatro de Araguaína, Feira Gastronômica e Mostra de Rock. Cada artista será avaliado e poderá ser chamado de acordo com o evento a que melhor se identifique.

Cadastro

Na ficha cadastral, o artista ou banda deve apresentar informações como resumo do show, proposta de preço, release de apresentação e procuração dos integrantes da banda.

A ficha de cadastro pode ser solicitada na Secretaria da Cultura, localizada à Avenida Bernardo Sayão, n° 499, no Entroncamento. Depois de preenchida, deve ser entregue, junto com a documentação solicitada, ao diretor de Cultura, Luiz Tupiniquim.

Para participar do concurso, a estudante contou com o apoio de amigos e familiares, que organizaram uma galinhada para arrecadar dinheiro visando custear as despesas e a estadia na capital.

Estudante universitária em Araguaína é eleita nova Miss Tocantins

Uma estudante de 19 anos foi eleita Miss Tocantins 2019. A escolha na nova miss aconteceu nesse domingo (20), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (CUICA), no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

Alessandra Kelly tem 19 anos e faz faculdade de Piscologia em Araguaína. Representando a cidade de Tocantinópolis, a jovem disputou o concurso com outras 14 candidatas de várias regiões do Estado. Eleita, Alessandra agora representará o Tocantins no Miss Brasil Be Emotion 2019 onde vai concorrer com jovens de todo o país.

A nova Miss Tocantins chegou a declarar que pensou em desistir da carreira de modelo diante das inúmeras dificuldades. “Já tive tudo para desistir. Sei que não é fácil para uma pessoa de origem humilde e que mora fora do eixo da moda conseguir romper as barreiras que as dificuldades impõem, mas continuo firme”, disse.

Para participar do concurso, a estudante contou com o apoio de amigos e familiares, que organizaram uma galinhada para arrecadar dinheiro visando custear as despesas e a estadia na capital.

Em entrevista à colunista social, Jaciara Barros, após sagrar-se campeã, Alessandra Kelly disse que é uma menina simples e cheia de sonhos. “Eu já havia pensado em disputar o Miss Tocantins em edições anteriores, mas, como minha família não tinha condições de arcar com todas as despesas, eu achei melhor deixar para quando eu tivesse um emprego e pudesse bancar os custos. As regras para o pagamento da inscrição mudaram para esse ano e tive o apoio de toda a minha família para a disputa, e isso me incentivou bastante”, declarou.

Em 2016, a nova Miss Tocantins já havia sido eleita Garota Verão de Tocantinópolis e Garota Expotoc. Em 2017, ela ficou em segundo lugar na disputa do Princesa Babaçú, também em Tocantinópolis.

Comemorando 25 anos, TV líder estreia novos programas em Araguaína

Em comemoração aos 25 anos da TV Líder, afiliada da Rede TV em Araguaína, a emissora iniciou a ampliação da grade de programação local.

O programa A Voz do Povo segue liderando o telejornalismo ao meio-dia, com notícias não só de Araguaína e região, mas também de Palmas, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional.

O programa Repórter Araguaína, que vai ao ar todas as tardes, tem uma linha mais voltada para a notícia policial e interação direta com os telespectadores por telefone. Já aos finais de semana, Odilon Santos, cantor e compositor, comanda o programa Sou do Tocantins, divulgando o trabalho dos músicos regionais.

No projeto de ampliação, já estreou no último dia 14 o Risadinha, que vai ao ar na segunda e quarta-feira sempre às 19h30 com humor para toda a família.

O programa Noturno tem estreia anunciada para esta sexta-feira (18) com reportagens e documentários diversificados.

Também nos finais de semana, já está no ar a turma do Curral, sempre às 13h. Em fevereiro, Lucas Lima na TV entrará na telinha a partir das 06h30 da manhã para que o telespectador já comece o dia bem informado.

Ainda em janeiro, no sábado (26), Silene Borges coloca no ar o projeto Papo Reto, às 19h30. O programa terá entrevistas com personalidades das mais diversas áreas e, já na estreia, o entrevistado será Carlos Amastha, empresário e político.

"A ideia é buscar sempre a verdade, perguntando o que nunca é perguntado e ao vivo, acho sempre mais fácil para mim e mais difícil para que qualquer um tente fugir desta ou daquela pergunta”, disse Silene Borges.

Sobre o entrevistado que estará na primeira edição, a apresentadora afirmou que o programa anunciará "boas coisas" para Araguaína. Na sequência, o programa exibirá entrevistas com deputados, artistas e entrevistas exclusivas, entre elas, com o presidente do Grupo Jorima; delegado Bruno Boaventura e o governador Mauro Carlesse.

"O delegado Bruno Boaventura é um cidadão que ficará para sempre na história de Araguaína e do Estado. Um exemplo de dedicação, competência e coragem", afirmou a apresentadora.

A entrevista exclusiva com o governador do Estado deve ocorrer a qualquer momento. “Acho que ele tem muito a dizer e eu, muito a perguntar. Creio que brevemente estaremos frente a frente com câmeras e microfones ao vivo", finalizou.

Ao todo, estão no ar em 2019 oito programas locais, que são transmitidos em tempo real pelas plataformas digitais, como Facebook e Youtube.

Prefeitura divulga resultado de concurso que premia vencedores com desconto de 70% no IPTU

A Prefeitura de Araguaína publicou o resultado do Natal de Luz de 2018, por meio do Diário Oficial nº 1.724, do último dia 7. Esta foi a segunda edição do concurso municipal de decoração natalina. Os vencedores nas categorias comercial/industrial e residencial receberão desconto de 70% no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano.

Na categoria empreendimento, o primeiro lugar ficou para o Hotel Relicário, que recebeu nota 231,8, sendo que a nota máxima é 250. O gênero também teve premiação para segundo e terceiro lugares, respectivamente, o Restaurante e Pizzaria Via Filadélfia (214,4) receberá 50% de desconto no IPTU e a Clínica Mundo dos Bichos (203,5) ficará com 30% de isenção.

Já na categoria residência houve apenas um concorrente, que receberá o prêmio de primeiro lugar com isenção de 70% no pagamento do IPTU. A decoração da casa da moradora Zilma Pereira Gonçalves Nota foi avaliada com nota 125.

Para o secretário executivo da Cultura, Willamas Ferreira, houve avanço nas decorações em relação à edição de 2017. “Houve um investimento maior entre os que concorreram. Os empreendimentos aproveitaram melhor os espaços e ficou mais bonito do que no ano passado”, considerou.

Natal de Luz

O concurso Natal de Luz foi criado com o objetivo de incentivar a ornamentação da cidade, tornando-a mais bela e atrativa para as festividades natalinas, além de estimular o resgate das tradições de Natal. Com tema livre, desde que apresentasse motivos natalinos, foram elegíveis as decorações em área externa (fachada, jardim, vitrine).

Os critérios de avaliação foram beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual da decoração diurna e noturna.

A comissão julgadora é formada por seis representantes dos órgãos e entidades: secretarias municipais da Educação, do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), da Câmara Municipal de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).  

Centenas de pessoas assistiram a 5ª edição do evento que já se tornou tradição araguainense. Coral Vozes do Amanhã reuniu 800 crianças

Coral de 800 crianças emociona público na Praça das Nações

Centenas de pessoas lotaram a Praça das Nações São Luís Orione na noite desta quinta-feira, 20, para assistir à Cantata de Natal do Coral Vozes do Amanhã, formada por 800 crianças de 35 escolas municipais de Araguaína.

A Cantata de Natal é a culminância do trabalho desenvolvido nas escolas ao longo do ano por meio do Programa Mais Educação. Além do coral, o evento contou também com apresentações de balé. “É o momento que representa todo o compromisso da equipe da Educação junto às nossas crianças. É uma felicidade imensa para as elas e maior ainda para todos nós”, comentou o prefeito Ronaldo Dimas.

Emoção e nostalgia

O coral apresentou as tradicionais canções natalinas, como “Bate o Sino” e “Natal Branco”, e também surpreendeu e animou o público com músicas cheias de nostalgia, como Superfantástico e Uni-duni-tê, sucessos da década de 1980 com as bandas Balão Mágico e Trem da Alegria.

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação do sucesso gospel “Deus cuida de Mim”, com solo de Samilla Moreira. “É uma música que fala sobre o cuidado de Deus com a gente em todos os momentos”, comentou a menina.

“Ficamos muito orgulhosos e felizes por ela ter sido convidada a ser solista. É um privilégio! A gente incentiva e até ensaia junto”, afirmou a mãe de Samilla, Márcia Lacerda, enquanto aguardava ansiosa, acompanhada de toda a família, o início da apresentação.

A Luanna de Moura, de 10 anos, já fez outras apresentações públicas e participou de outras edições da Cantata, ainda assim, diz que sempre dá aquele friozinho na barriga. "É muito emocionante, a gente sente o coração bater mais forte”.

Programação Vila de Natal

Dia 21 (sexta-feira)
20h – Banda Blue Box (pop rock);
21h – João Gonçalves (gospel).

Dia 22 (sábado)
20h – Banda Sonho de Deus (gospel);
21h – Tha e Lah Acústico (gospel).

Dia 23 (domingo)
21h – Auto de Natal com Grupo Art Palco.

Dia 25 (terça-feira)
21h – Turminha Mágica.

Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo 
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.