Publicidade
Publicidade
:
Seg
23/04/18
Araguaína

Pancadas de Chuva

32º 24º
  • Programação do São João do Cerrado inicia nesse domingo

    ARAGUAÍNA - 20.04.18 17h58

    O cronograma contará com mais três eventos até o festival, que será de 21 a 24 de junho, no Parque Cimba

    Araguaína começa a entrar no clima do São João do Cerrado neste domingo, 22, com realização da primeira apresentação pública das quadrilhas juninas, na Praça das Nações, a partir das 20 horas. Este ano serão cinco grupos participantes: Os Malacabados, Os Fei de Cum Força, Explosão AR, Encantos do Luar e Saco Furado. O festival está previsto para o período de 21 a 24 de junho, no Parque Cimba.

    Os grupos ensaiam desde janeiro o enredo e a coreografia, mas os detalhes de cada apresentação são segredos e serão mostrados somente no festival São João do Cerrado. Os Malacabados trarão à festa o tema “A Vida Imita a Arte”; já o Encantos do Luar falará “Aos Vivos, as Flores!”; Os Fei de Cum Força vão ao “Reencontro: Em Busca do São João Perfeito”; e a Explosão AR quer “Reacender: A Tradição Esquecida”. A Saco Furado ainda não divulgou seu tema.

    Até o início do festival, as juninas se reúnem em mais três eventos. No dia 28 de abril, a sede do Conselho Consultivo das Associações Bairros de Araguaína (CCABA) recebe o Cerimonial Junino, às 21 horas. Nos dias 11 e 12 de maio, será a escolha das Rainhas Mirim e Juvenil, na Praça das Bandeiras, às 20 horas. E no dia 26 de maio, às 20 horas, será a vez de escolher a Rainha do São João do Cerrado e o Casal Cangaço, na Praça das Nações.

    As quadrilhas

    A partir de agora, todas juninas aumentam o número de ensaios para que tudo saia bonito e encantem o público. O coreógrafo da Encantos do Luar, Heden Sobrinho, disse que até a apresentação o grupo formado por 24 casais, junto à equipe de coordenação, passará a ensaiar três vezes por semana.

    “Nosso espetáculo se baseia em três palavras: alegria, saudade e amor. A gente costuma dar muito valor quando perde alguém, temos que valorizar enquanto há vida, porque depois se torna apenas saudade. Vai ser emocionante e alegre. Por isso, ‘Aos Vivos, as Flores’”.

    Também ensaiando desde janeiro está a quadrilha Explosão AR. A presidente da junina, Duelene Ribeiro, coordena 16 casais que vão dançar em nome da tradição. “O povo se esqueceu daqueles passos caipiras e vamos trazer de volta essa tradição com ‘Reacender: A Tradição Esquecida’”.

    Calendário

    Dia 22 de abril (domingo)
    20h – Encontro das Quadrilhas (Praça das Nações).

    Dia 28 de abril (sábado)
    21h – Cerimonial Junino (CCABA - Av. Rio Branco, 90 - St. Caraja).

    Dia 11 e 12 de maio (sexta-feira e sábado)
    20h - Escolha da Rainha Mirim e Juvenil (Praça das Bandeiras).

    Dia 26 de maio (sábado)
    20h – Escolha da Rainha São João do Cerrado e Casal Cangaço (Praça das Nações).

    Dias 21 a 24 de junho (quinta-feira a domingo)
    20h - Festival São João do Cerrado 2017 (Parque Cimba).

  • Balé Popular realiza dois espetáculos em Palmas

    DANÇA - 19.04.18 17h12

    Balé Popular do Tocantins oferece aulas gratuitas de dança a estudantes da Capital.

    O Balé Popular do Tocantins promove duas exibições de dança, em Palmas, nos dias 21 e 22 de abril. As apresentações ocorrerão no Teatro Sesc, em duas sessões diárias, às 18 horas e às 20 horas. No sábado, 21, será a reapresentação do espetáculo Brasilidade. No domingo, 22, várias escolas e companhias do Estado se juntarão para estrelar a 3ª edição da mostra Aqui se Dança. Os ingressos custam R$ 5 mais um quilo de alimento e estão sendo vendidos no Salão Taylor e Thedy.

    O espetáculo Brasilidade resgata canções que inspiram e respiram a cultura popular brasileira, valorizando os clássicos, como também as versões que os fazem sobreviver por gerações. As canções serão representadas nas modalidades de Balé Clássico, Jazz e Dança Contemporânea.

    Já a mostra Aqui se Dança leva ao público coreografias diversas, do Ballet Clássico às acrobacias do Hip Hop. Além do Balé Popular, a programação conta com a participação dos grupos: Injoy, Evidence Balé, The Jokers, Cia de dança da Escola Municipal Eurídice Ferreira de Melo e Cia de dança Anne Frank.

    O Balé Popular do Tocantins é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que oferece aulas gratuitas de dança a estudantes de Palmas em cinco polos: Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, Colégio da Polícia Militar de Palmas, Colégio Estadual Vila União de Tempo Integral e Colégio Rachel de Queiroz. A meta da Seduc, neste ano, é atender cerca de 400 estudantes.

  • Mais de seis mil pessoas assistem à Via Sacra em Araguaína

    ESPETÁCULO TRADICIONAL - 02.04.18 11h52

    A encenação da Via Sacra levou mais de seis mil pessoas ao Eco Parque Cimba, na última sexta-feira, 30 de março, para assistir aos passos de Jesus Cristo, do batismo até sua ascensão ao céu. Esta foi 21ª edição do evento, a 3ª realizada no Parque Cimba. Reinventado todos os anos, o espetáculo continua emocionando o público e além de um momento de fé, é de concentração para os 300 atores e mais 50 técnicos de produção para realização dos movimentos com sucesso.

    Nem mesmo os raios e as nuvens carregadas que se aproximavam espantaram o público antes do final da peça. Para a professora Rafaella Kalil, 27 anos, o tempo deixou o espetáculo mais bonito e emocionante. “Sempre a lembrança da maior prova de amor me toca profundamente, desde criança quando ocorria na Vila Aliança. Vai além da peça. É a força da fé que passa de geração a geração”.

    A dedicação nos ensaios trouxe desenvolvimento pessoal para o cortador industrial Jefferson Rodrigues da Silva Miguel, 19 anos, que interpretou João Batista. Pela primeira vez no teatro, ele conta que era introspectivo, mas desde o início sentiu sua inibição desaparecendo. “Eu achei que estaria nervoso hoje, mas estou muito tranquilo. Logo no começo dos ensaios já senti essa confiança”.

    Há também quem sempre sinta frio da barriga a cada apresentação. Com 15 anos de peça, a doméstica Marilene Ananias, 38 anos, é a “vovó” da trupe. Ela interpreta Barrabás há seis anos como desafio na atuação. “Eu gostaria muito de ser atriz e por isso faço um personagem homem, pelo desafio. Todas as vezes que subo ao palco é como se fosse a primeira. A Via Sacra é tudo para mim”.

    Via Sacra

    A Via Sacra de Araguaína é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do Tocantins. Nesta edição foram usadas sete estações diferentes, entre morro, chão e cenários. O diretor geral da encenação, Paulo Egídio, diz ser importante reescrever o roteiro baseado no texto original.

    “Esta é a décima vez que participo, a terceira como diretor geral, e é sempre um desafio organizar, mesmo com os atores veteranos. A emoção precisa de algo novo e o público sempre espera mudanças”, descreve Egídio. Ainda conta que a principal diferença neste ano foi a adição da cena da multiplicação dos peixes.

    As cenas têm vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como por exemplo o batismo, a Santa Ceia e a cura de um cego. AVia Crucis é um dos destaques da peça, saindo da área dos palcos e caminhando entre o público até o morro para a crucificação.

    A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).

  • Via Sacra será encenada Parque Cimba; O Norte fará cobertura ao vivo

    EVENTO CULTURAL - 30.03.18 14h05

    Portal O Norte realizará cobertura ao vivo do evento.

    A montagem dos cenários da encenação da Via Sacra 2018 em Araguaína estão em seus retoques finais. 

    As 17 cenas da Via Sacra serão feitas no Parque Cimba. O espetáculo está marcado para acontecer nesta sexta-feira (30), a partir das 20 horas.

    A abertura será com a apresentação de um coral, em seguida, os artistas entram em cena para contar a vida de Jesus Cristo. Este ano, com algumas adaptações no texto, feitas pela direção, os atores Paulo Egídio e Pedro Lima, integrantes dos grupos teatrais ArtPalco e Ciganu’s.

    Via Sacra

    O espetáculo acontece em Araguaína há 21 anos. As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, com a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.

    A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).

    Transmissão ao Vivo

    O Portal O Norte fará a cobertura em tempo real do evento através das redes sociais, Instagram e Facebook.

  • Elenco e equipe técnica intensificam ensaios da Via Sacra

    ARAGUAÍNA - 22.03.18 13h48

    A poucos dias do espetáculo, o elenco que fará a encenação da Via Sacra em Araguaína intensifica os ensaios, que antes eram realizados apenas aos finais de semana. Nas últimas semanas, o elenco passou a ter ensaios às terças e quintas-feiras e a partir da próxima segunda-feira, 26, os ensaios serão diários, das 20h às 22 horas, no Espaço Cultural, localizado à Avenida Tocantins, nº 182.

    De acordo com a direção, a intensificação dos ensaios neste últimos dias é indispensável para que todos estejam em sintonia e passem veracidade nas cenas. A montagem dos cenários das 17 cenas será iniciada nesta segunda-feira, 26, no Parque Cimba.

    O espetáculo será na sexta-feira da Paixão, dia 30 deste mês, no Parque Cimba. A abertura será com a apresentação de um coral, em seguida, os artistas entram em cena para contar a vida de Jesus Cristo. Este ano, com algumas adaptações no texto, feitas pela direção, os atores Paulo Egídio e Pedro Lima, integrantes dos grupos teatrais ArtPalco e Ciganu’s.

    Via Sacra

    O espetáculo acontece em Araguaína há 21 anos. As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, com a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.

    A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).

  • Livraria Saraiva oferece 50% de desconto para mulheres

    CULTURA - 03.03.18 01h48

    Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Livraria Saraiva irá oferecer 50% de desconto em livros e artigos de papelaria para as mulheres nas lojas físicas e no e-commerce. O desconto será válido apenas na próxima quinta-feira, dia 8 de março, para as clientes já cadastradas ou que se cadastrarem no site até dia 7. Nas unidades físicas o desconto será concedido diretamente no caixa.

    A campanha intitulada ‘O Poder é todo delas’ além de promoções irá promover debates e oficinas voltadas para o universo feminino em algumas livrarias da rede. As ações acontecem ao longo da semana de 01/03 a 07/03. Um delas é a parceria com o Clube de Leitura Leia Mulheres que preparou uma curadoria de livros de grandes escritoras nacionais e internacionais.

    No ano passado, a Saraiva foi criticada por não incluir na lista de descontos livros da área de exatas, tecnologia e medicina. Neste ano, a empresa também não incluiu esses segmentos no dia do desconto especial da Mulher, porém eles estarão disponíveis com ofertas progressivas entre os dias 01 a 07/03, como um meio de animar os apaixonados por livros.

    As categorias selecionadas foram: Administração, agropecuária, artes, autoajuda, ciência humanas e sociais, economia, esoterismo, espiritualismo, esportes e lazer, gastronomia, geografia e história, linguística, literatura estrangeira, literatura infanto-juvenil, literatura nacional, psicologia, religião, turismo, livros importados e livros digitais.

    Fonte: Cláudia

  • Destaque do The Voice Brasil é atração da Wood's nesta sexta

    PALMAS - 02.03.18 11h44

    Um artista nigeriano e uma dupla famosa pelo repertório recheado de sertanejo raiz são as atrações da Wood's Palmas desta sexta-feira, 02, que recebe o cantor Lumi e os artistas Hugo e Guilherme.

    As vozes por trás dos sucessos, 'Só Maldade', 'Deslumbrante', 'De tanto que te amei', os goianos Hugo e Guilherme se conheceram por acaso. Foi depois de uma roda de viola entre amigos que nasceu a afinidade para a música e os dois resolveram seguir uma carreira juntos.

    Com dois DVD’s na bagagem, os músicos já gravaram com Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa e Gustavo Moura & Rafael. Eles têm como inspiração artistas consagrados e com tradição na música sertaneja como João Paulo & Daniel, Zezé di Camargo & Luciano, João Mineiro & Marciano e Gino & Geno. Para a dupla, as músicas que cresceram ouvindo hoje servem de estímulo na hora de compor e criar novos hits.

    No palco, Hugo e Guilherme agitam o público. O show desta sexta em Palmas promete ser cheio de sucessos com uma apresentação animadíssima para o público palmense. .

    Lumi

    Depois de deixar a Nigéria e viver no Brasil por quase 12 anos, o cantor Lumi, uma das melhores surpresas da quinta temporada do programa da TV Globo The Voice Brasil, também se apresenta para o público palmense na Wood’s nesta sexta-feira, 28.

    Com um EP disponível na internet, o cantor estava quase lançando seu novo trabalho quando entrou para o reality. Integrando o Time Claudia, Lumi chegou a semifinal do concurso.

    Hoje o sucesso do artista foi tanto que Lumi foi um dos convidados da baiana Claudia Leitte para animar o público que acompanhou o seu trio elétrico no Carnaval de Salvador. Na festa ele cantou e dançou duas músicas ao lado de sua ex-técnica no reality show.

    Seu estilo musical é uma das provas da diversidade musical que a Wood’s Palmas acredita e pratica. Em seu repertório Lumi traz a Palmas um show que é uma mistura deliciosa de ritmos que inclui R&B, reggae, pop e afrobeat.

    Ingressos

    A casa abre as portas ‪às 23h. A entrada para a festa custa R$30,00 por pessoa (válido até meia-noite), isso para quem estiver com o nome na lista fan page/clube Wood´s. Na portaria, o ingresso custa R$ 50, 00 para Arena Wood's. A Mesa pode ser adquirida em um valor de R$ 500, 00, sendo R$ 250, 00 para consumação. Já o camarote custa R$ 2. 000, 00, sendo R$ 1.500, 00 para consumação.

    Wood's

    Existente em diversos estados do País, a Wood's é atualmente o maior grupo especializado em entretenimento noturno do Brasil. Em seus doze anos de existência, a casa levou o clima alto-astral, com conforto e segurança, a milhões de pessoas, além de ter promovido shows com importantes atrações do sertanejo brasileiro, como Michel Teló, Fernando e Sorocaba, Luan Santana, Munhoz e Mariano e entre tantas outras.

    Serviço

    Quando: 02/03 Hugo e Guilherme/ Lumi

    Horário: 23h

    Onde: Woods, Avenida Theotônio Segurado

    Classificação: 18 anos  

  • Municípios sobem de categoria no Mapa do Turismo

    TOCANTINS - 21.02.18 11h09

    Além das praias de água doce banhadas pelo rio Araguaia, Araguatins também é conhecida pelo famoso por do sol.

    Araguatins, Aurora do Tocantins e Lajeado melhoraram seu desempenho na economia do turismo. Os municípios subiram sua classificação no Mapa do Turismo Brasileiro, de acordo com dados atualizados do Ministério do Turismo (MTur). O Tocantins possui 40 municípios com classificação de ‘A’ a ‘D’.

    De acordo com o superintende de Desenvolvimento Turístico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, o Mapa avalia a evolução dos destinos turísticos de acordo com o aumento no número de empregospor meio do turismo, da ampliação de estabelecimentos formais de hospedagem ou do fluxo de turistas domésticos e internacionais. “No Tocantins nós temos sete regiões turísticas. E essa categorização é um meio de acompanhar o desenvolvimento dessas regiões e de direcionar o investimento público de acordo com o grau de evolução do turismo no município”, acrescentou.

    O resultado reflete o trabalho que o Governo do Estado, por meio da Seden, junto com os municípios realizam para desenvolver o potencial de cada região turística. “Já elaboramos o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), documento que direciona o investimento público e privado para o desenvolvimento do turismo, de três regiões do Estado: Serras e Lago, que inclui o município de Palmas; Encantos do Jalapão e Lagos e Praia do Cantão”, destacou.

    James diz ainda que estão sendo realizados os estudos para a elaboração dos PDITS das outras quatro regiões turísticas, que são: Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Serras Gerais e Ilha do Bananal. “Com esses documentos será possível conhecer mais a fundo as potencialidades, os eixos de desenvolvimento prioritários e quais são os investimentos necessários para avançar o turismo nessas regiões”, reforçou.

    Investimento

    As regiões que já possuem PDTIS estão com investimentos programados em infraestrutura, qualificação profissional e em fomento a segmentos turísticos potenciais, diagnosticados no estudo, como a observação de aves e a pesca esportiva. “Deve ser lançado ainda este ano o edital de permissão de uso do circuito de arvorismo do Parque Estadual do Cantão”, revelou o superintendente.

    Deve ser implantado ainda o Observatório do Turismo, projeto que levantará indicadores e dados que permitirão produzir informações acerca da atividade turística e que ajudará no desenvolvimento programas para essas regiões.

    Por meio do programa Turismo Legal, ainda neste mês, técnicos da Seden e do Naturatins visitarão os atrativos do Parque Estadual do Jalapão para a elaboração dos projetos de infraestrutura para a mitigação dos impactos ambientais. “Com o aumento do número de visitantes, o Governo está preocupado com a manutenção da qualidade ambiental dos atrativos e com a sustentabilidade desse desenvolvimento, esta ação visa promover a regularização dos atrativos naturais dentro do parque do Jalapão”, pontuou.

    Atrativos

    O município de Lajeado, localizado a 54 km de Palmas, possui morros, serras, cachoeira, balneário e um traço marcante do artesanato do Tocantins. Os principais atrativos naturais de Lajeado são o Morro do Leão, o Morro do Segredo, o Mirante da Serra do Lajeado, o Balneário Ilha Verde.

    Araguatins possui praias de água doce banhadas pelo rio Araguaia. O nome da cidade é a combinação dos dois grandes rios Tocantins e Araguaia, que se encontram na região do Bico do Papagaio. Além das praias de areias finíssimas e brancas, Araguatins possui ilhas temporárias e permanentes e ainda cachoeiras.

    Situada na região sudeste do Estado, a 535 km de Palmas, Aurora do Tocantins é a única cidade tocantinense onde o sol nasce mais tarde, devido às elevações rochosas em volta do seu território, criando uma luminosidade especial. Daí a origem do nome. Dentre seus muitos atrativos naturais, como serras e cavernas, destaca-se o Rio Azuis, o menor rio do mundo. 

  • Educação publica resultado das audições do Balé Popular

    TOCANTINS - 18.02.18 22h04

    As matrículas serão efetivadas no dia 19, mesmo dia de início das aulas.
  • Vacina de célula-tronco previne três tipos de câncer

    EXPERIÊNCIA EM COBAIAS - 15.02.18 23h03

    Células-tronco pluripotentes crescendo.

    Uma vacina de célula-tronco conseguiu "atacar" tumores de mama, de pulmão e de pele em cobaias. A injeção também impediu que o câncer voltasse em animais que tiveram tumores removidos.

    O feito foi possível porque as células-tronco foram utilizadas para ensinar o sistema imunológico a lutar contra o tumor.

    O estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, foi publicado na "Cell Stem Cell" nesta quinta-feira (15).

    A célula-tronco que deu origem à vacina é do tipo pluripotente: células adultas que são reprogramadas para "imitar" células-tronco embrionárias e se diferenciar em outras células do corpo.

    No estudo, 75 ratos receberam versões da vacina. Desses, 70% rejeitaram completamente as células de câncer; já os 30% restantes, apresentaram células significativamente menores.

    Antes dos testes, cientistas verificaram que células-tronco apresentam estruturas específicas que também estão presentes em células cancerígenas.

    Depois dos testes em cobaias, foi isso o que se verificou, dizem os autores: as células-tronco ativaram células T (de defesa) a reconhecer o tumor por meio de estruturas presentes em sua superfície.

    Os autores esperam que, no futuro, células da pele e do sangue de um paciente possam ser reprogramadas para habilitar o sistema imunológico a lutar contra o câncer.

    Fonte: G1

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.