Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Coruja "posa" para fotógrafo na Teotônio e imagem impressiona

O fotógrafo Márcio Vieira de 51 anos tirou parte do tempo para apreciar e fotografar corujas em Palmas. As imagens mostram a ave sobre flores nativas e encarando a câmera do profissional. Ele disse que ficou surpreso ao ver o resultado do trabalho. "A corujinha me encarava insistentemente e parece que sabia que ia ficar bem na foto", brincou.

O ensaio foi feito na manhã desta quarta-feira (6) no canteiro central da avenida Teotônio Segurado, a maior via de Palmas. Apesar do trânsito movimentado, a coruja demonstrava tranquilidade. O fotógrafo disse que nessa época do ano os gramados e rotatórias ficam cheios de flores nativas, o que deixa as fotos ainda mais bonitas e destaca a beleza da ave.

Ele teve a ideia de tirar fotos das corujas enquanto levava a esposa para o trabalho. "Vi algumas durante o trajeto e resolvi ir em casa para buscar a câmera", contou.

Ele também lembrou de dezenas de casinhas construídas para proteger os ninhos e os animais. As estruturas foram feitas por voluntários e podem ser vistas em praças, canteiros centrais e rotatórias da cidade.

Apaixonado pela natureza, fotógrafo contou que percebeu a afinidade com a área quando era motorista e tinha muito contato com áreas verdes. Márcio comprou a primeira câmera profissional em 2009. "Desde então tive várias câmeras, mas esta que fotografei as corujinhas comprei há seis meses".

Ele explica que ganha dinheiro fazendo registros de aniversários e casamentos, e nas horas livres fotografa animais e plantas.

"Eu amo fotografia. É minha inspiração. Eu faço fotos de tudo, mas gosto muito de fotografar flores e aves. A natureza está sempre ao nosso lado e oferece ótimos ângulos. Ela é maravilhosa".


(Divulgação: Mário Vieira)

Fonte: G1/TO

Prefeitura abre cadastro para atualizar casting de artistas regionais

A Secretaria Municipal da Cultura está realizando, até o próximo dia 15 de fevereiro, o cadastramento de artistas para participar das Temporadas Populares de Arte e Cultura de Araguaína. Podem se cadastrar cantores, bandas, artistas plásticos, atores, entre outros.

Os cadastrados que preencherem aos requisitos técnicos farão parte de um banco de dados para a possível contratação e participação em mostras, espetáculos, festivais, feiras, luaus e demais eventos realizados pela Prefeitura de Araguaína no decorrer do ano.

Entre os eventos previstos estão o Luau do Parque, Festival Aberto de Dança, Hip Hop pela Paz, Festival de Teatro de Araguaína, Feira Gastronômica e Mostra de Rock. Cada artista será avaliado e poderá ser chamado de acordo com o evento a que melhor se identifique.

Cadastro

Na ficha cadastral, o artista ou banda deve apresentar informações como resumo do show, proposta de preço, release de apresentação e procuração dos integrantes da banda.

A ficha de cadastro pode ser solicitada na Secretaria da Cultura, localizada à Avenida Bernardo Sayão, n° 499, no Entroncamento. Depois de preenchida, deve ser entregue, junto com a documentação solicitada, ao diretor de Cultura, Luiz Tupiniquim.

Para participar do concurso, a estudante contou com o apoio de amigos e familiares, que organizaram uma galinhada para arrecadar dinheiro visando custear as despesas e a estadia na capital.

Estudante universitária em Araguaína é eleita nova Miss Tocantins

Uma estudante de 19 anos foi eleita Miss Tocantins 2019. A escolha na nova miss aconteceu nesse domingo (20), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (CUICA), no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

Alessandra Kelly tem 19 anos e faz faculdade de Piscologia em Araguaína. Representando a cidade de Tocantinópolis, a jovem disputou o concurso com outras 14 candidatas de várias regiões do Estado. Eleita, Alessandra agora representará o Tocantins no Miss Brasil Be Emotion 2019 onde vai concorrer com jovens de todo o país.

A nova Miss Tocantins chegou a declarar que pensou em desistir da carreira de modelo diante das inúmeras dificuldades. “Já tive tudo para desistir. Sei que não é fácil para uma pessoa de origem humilde e que mora fora do eixo da moda conseguir romper as barreiras que as dificuldades impõem, mas continuo firme”, disse.

Para participar do concurso, a estudante contou com o apoio de amigos e familiares, que organizaram uma galinhada para arrecadar dinheiro visando custear as despesas e a estadia na capital.

Em entrevista à colunista social, Jaciara Barros, após sagrar-se campeã, Alessandra Kelly disse que é uma menina simples e cheia de sonhos. “Eu já havia pensado em disputar o Miss Tocantins em edições anteriores, mas, como minha família não tinha condições de arcar com todas as despesas, eu achei melhor deixar para quando eu tivesse um emprego e pudesse bancar os custos. As regras para o pagamento da inscrição mudaram para esse ano e tive o apoio de toda a minha família para a disputa, e isso me incentivou bastante”, declarou.

Em 2016, a nova Miss Tocantins já havia sido eleita Garota Verão de Tocantinópolis e Garota Expotoc. Em 2017, ela ficou em segundo lugar na disputa do Princesa Babaçú, também em Tocantinópolis.

Comemorando 25 anos, TV líder estreia novos programas em Araguaína

Em comemoração aos 25 anos da TV Líder, afiliada da Rede TV em Araguaína, a emissora iniciou a ampliação da grade de programação local.

O programa A Voz do Povo segue liderando o telejornalismo ao meio-dia, com notícias não só de Araguaína e região, mas também de Palmas, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional.

O programa Repórter Araguaína, que vai ao ar todas as tardes, tem uma linha mais voltada para a notícia policial e interação direta com os telespectadores por telefone. Já aos finais de semana, Odilon Santos, cantor e compositor, comanda o programa Sou do Tocantins, divulgando o trabalho dos músicos regionais.

No projeto de ampliação, já estreou no último dia 14 o Risadinha, que vai ao ar na segunda e quarta-feira sempre às 19h30 com humor para toda a família.

O programa Noturno tem estreia anunciada para esta sexta-feira (18) com reportagens e documentários diversificados.

Também nos finais de semana, já está no ar a turma do Curral, sempre às 13h. Em fevereiro, Lucas Lima na TV entrará na telinha a partir das 06h30 da manhã para que o telespectador já comece o dia bem informado.

Ainda em janeiro, no sábado (26), Silene Borges coloca no ar o projeto Papo Reto, às 19h30. O programa terá entrevistas com personalidades das mais diversas áreas e, já na estreia, o entrevistado será Carlos Amastha, empresário e político.

"A ideia é buscar sempre a verdade, perguntando o que nunca é perguntado e ao vivo, acho sempre mais fácil para mim e mais difícil para que qualquer um tente fugir desta ou daquela pergunta”, disse Silene Borges.

Sobre o entrevistado que estará na primeira edição, a apresentadora afirmou que o programa anunciará "boas coisas" para Araguaína. Na sequência, o programa exibirá entrevistas com deputados, artistas e entrevistas exclusivas, entre elas, com o presidente do Grupo Jorima; delegado Bruno Boaventura e o governador Mauro Carlesse.

"O delegado Bruno Boaventura é um cidadão que ficará para sempre na história de Araguaína e do Estado. Um exemplo de dedicação, competência e coragem", afirmou a apresentadora.

A entrevista exclusiva com o governador do Estado deve ocorrer a qualquer momento. “Acho que ele tem muito a dizer e eu, muito a perguntar. Creio que brevemente estaremos frente a frente com câmeras e microfones ao vivo", finalizou.

Ao todo, estão no ar em 2019 oito programas locais, que são transmitidos em tempo real pelas plataformas digitais, como Facebook e Youtube.

Prefeitura divulga resultado de concurso que premia vencedores com desconto de 70% no IPTU

A Prefeitura de Araguaína publicou o resultado do Natal de Luz de 2018, por meio do Diário Oficial nº 1.724, do último dia 7. Esta foi a segunda edição do concurso municipal de decoração natalina. Os vencedores nas categorias comercial/industrial e residencial receberão desconto de 70% no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano.

Na categoria empreendimento, o primeiro lugar ficou para o Hotel Relicário, que recebeu nota 231,8, sendo que a nota máxima é 250. O gênero também teve premiação para segundo e terceiro lugares, respectivamente, o Restaurante e Pizzaria Via Filadélfia (214,4) receberá 50% de desconto no IPTU e a Clínica Mundo dos Bichos (203,5) ficará com 30% de isenção.

Já na categoria residência houve apenas um concorrente, que receberá o prêmio de primeiro lugar com isenção de 70% no pagamento do IPTU. A decoração da casa da moradora Zilma Pereira Gonçalves Nota foi avaliada com nota 125.

Para o secretário executivo da Cultura, Willamas Ferreira, houve avanço nas decorações em relação à edição de 2017. “Houve um investimento maior entre os que concorreram. Os empreendimentos aproveitaram melhor os espaços e ficou mais bonito do que no ano passado”, considerou.

Natal de Luz

O concurso Natal de Luz foi criado com o objetivo de incentivar a ornamentação da cidade, tornando-a mais bela e atrativa para as festividades natalinas, além de estimular o resgate das tradições de Natal. Com tema livre, desde que apresentasse motivos natalinos, foram elegíveis as decorações em área externa (fachada, jardim, vitrine).

Os critérios de avaliação foram beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual da decoração diurna e noturna.

A comissão julgadora é formada por seis representantes dos órgãos e entidades: secretarias municipais da Educação, do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), da Câmara Municipal de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).  

Centenas de pessoas assistiram a 5ª edição do evento que já se tornou tradição araguainense. Coral Vozes do Amanhã reuniu 800 crianças

Coral de 800 crianças emociona público na Praça das Nações

Centenas de pessoas lotaram a Praça das Nações São Luís Orione na noite desta quinta-feira, 20, para assistir à Cantata de Natal do Coral Vozes do Amanhã, formada por 800 crianças de 35 escolas municipais de Araguaína.

A Cantata de Natal é a culminância do trabalho desenvolvido nas escolas ao longo do ano por meio do Programa Mais Educação. Além do coral, o evento contou também com apresentações de balé. “É o momento que representa todo o compromisso da equipe da Educação junto às nossas crianças. É uma felicidade imensa para as elas e maior ainda para todos nós”, comentou o prefeito Ronaldo Dimas.

Emoção e nostalgia

O coral apresentou as tradicionais canções natalinas, como “Bate o Sino” e “Natal Branco”, e também surpreendeu e animou o público com músicas cheias de nostalgia, como Superfantástico e Uni-duni-tê, sucessos da década de 1980 com as bandas Balão Mágico e Trem da Alegria.

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação do sucesso gospel “Deus cuida de Mim”, com solo de Samilla Moreira. “É uma música que fala sobre o cuidado de Deus com a gente em todos os momentos”, comentou a menina.

“Ficamos muito orgulhosos e felizes por ela ter sido convidada a ser solista. É um privilégio! A gente incentiva e até ensaia junto”, afirmou a mãe de Samilla, Márcia Lacerda, enquanto aguardava ansiosa, acompanhada de toda a família, o início da apresentação.

A Luanna de Moura, de 10 anos, já fez outras apresentações públicas e participou de outras edições da Cantata, ainda assim, diz que sempre dá aquele friozinho na barriga. "É muito emocionante, a gente sente o coração bater mais forte”.

Programação Vila de Natal

Dia 21 (sexta-feira)
20h – Banda Blue Box (pop rock);
21h – João Gonçalves (gospel).

Dia 22 (sábado)
20h – Banda Sonho de Deus (gospel);
21h – Tha e Lah Acústico (gospel).

Dia 23 (domingo)
21h – Auto de Natal com Grupo Art Palco.

Dia 25 (terça-feira)
21h – Turminha Mágica.

Babado Novo animará Reveillon na Praia da Graciosa

A banda Babado Novo será a grande atração do Reveillon de Palmas 2019, na Praia da Graciosa, principal destino para quem vai passar o Ano Novo na Capital, a partir das 21h30 do dia 31 de dezembro. O evento conta ainda com a participação de mais três apresentações artísticas, Leo Pinheiro, Murilo e Muriel e a banda Veja e muitos fogos de artifício.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovanni Assis, a Prefeitura de Palmas ficará responsável pela estrutura de shows, contratação dos artistas, bem como a direção geral do evento que será coordenado pela FCP.

O presidente da FCP destaca que a tradicional festa da virada de ano retorna à Praia da Graciosa, ponto de encontro das famílias palmenses, para uma grande festa popular, com desejos de que 2019, o ano 30, venha cheio de alegrias, prosperidade e paz para nossa linda Capital. “Teremos atrações regionais de MPB, sertanejo, forró e uma grande atração da Bahia, com muito axé para o público”, disse.

Assis explica que uma das novidades para a virada fica por conta da Fundação de Meio Ambiente (FMA) que vai implantar um ponto de coleta seletiva itinerante na Praia da Graciosa para separação de alumínio, plástico e papel, um Ponto de Entrega Voluntária (Pev) de coleta de óleo usado, além de uma ação de educação ambiental junto aos proprietários dos estabelecimentos comerciais na Graciosa, e articulação com cooperativas de catadores, para que eles possam fazer a coleta dirigida e organizada.

Infraestrutura

O serviço de limpeza antes e depois do evento ficará por conta da Secretaria de Infraestrutura, com roçagem nas imediações da praia. Já a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana vai coordenar o trânsito com reforço da Guarda Metropolitana de Palmas, Polícia Civil e Militar, com campanha nas redes para condução responsável, Balada Segura, distribuição de panfletos sobre responsabilidade no trânsito e rota exclusiva de transporte público.

Vila dos Sabores

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) fará um chamamento público para selecionar 10 foodtrucks e 12 microempreendedores, sendo dois móveis e 10 fixos em estandes para atuar na Vila dos Sabores.

Programação

O evento ocorrerá no dia 31/12, a partir das 21h30, no bolsão norte do estacionamento da Praia da Graciosa e contará com:

Abertura oficial

Show com o cantor Leo Pinheiro e banda

Show com a banda Babado Novo

Queima de Fogos no lago

Finalização do show com a banda Babado Novo

Show com a dupla sertaneja Murilo e Muriel

Show com a Banda Veja (forró/brega)

Policiais militares doam dezenas de presentes para crianças carentes

Policiais militares e funcionários civis do 2º BPM abraçaram a causa de adotar uma cartinha dos Correios e levar um pouco de alegria ao Natal de diversas crianças carentes de uma escola do município de Araguaína. Cento e sessenta cartinhas ao todo foram adotadas e todas as crianças ganharam cada qual o presente correspondente ao seu pedido.

O evento de entrega dos brinquedos aconteceu na manhã desta terça-feira, 18, na Creche Municipal Dona Joaquina Mota, localizada na Av. Glória Moraes, Vila Ribeiro, em Araguaína, onde o Tenente-Coronel João Márcio Costa Miranda – Comandante do 2º BPM, marcou presença e demonstrou muita alegria em estar contribuindo na realização dos sonhos de diversas crianças. “A gente sabe que existem muitas crianças que não recebem presentes falta de condições dos pais e é gratificante poder colaborar com a alegria de uma criança carente nessas horas muito importante para proporcionar alegria para elas”. Disse, o Comandante, agradecendo todas as pessoas que de certa forma contribuíram para que este evento acontecesse.

A Sra. Luziene dos Santos Nascimento Teixeira - Diretora da Creche, demonstrou-se muito feliz ao ver as crianças da Unidade Escolar recebendo os presentes. “Quero agradecer imensamente ao Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Miranda, pelo grande apoio à Creche Dona Joaquina Mota. É muito bom ver as nossas crianças felizes com tantos presentes bons e de qualidade. Muito obrigado mesmo”. Disse, a diretora emocionada.

O evento contou com a presença de todo o corpo docente da Unidade Escolar, com diversos militares e com uma belíssima apresentação de natal do coral formado por crianças da creche. 

Programação da Vila de Natal tem abertura nesta quinta

A tradicional Vila de Natal de Araguaína, montada na Praça das Nações São Luís Orione, terá início nesta quinta-feira, 13, a partir das 20 horas, com a chegada do Papai Noel. A abertura terá várias atrações gratuitas para crianças, entre brincadeiras e alimentos. Ainda haverá distribuição de brinquedos e sorteio de brindes. A noite também será animada pela apresentação da cantora de MPB Jack Vieira.

“Na primeira noite, as crianças poderão usar o pula-pula, escorregador, brincar nas motinhas, carrinhos e piscina de bolinha, tudo de graça. Elas também ganharão pipoca e algodão doce”, explicou o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira. E no dia de Natal, 25, a Turminha Mágica alegrará o local com brincadeiras e música.

O Papai Noel receberá as crianças todos os dias até o dia de Natal. “Iremos distribuir brinquedos e balas todos os dias na praça e em bairros da cidade”, completou o secretário. A Praça das Nações São Luís Orione contará com venda de comidas e artesanatos, disponibilizados pela Feira de Arte e Talento.

Noites de louvor

Serão nove noites de adoração a Deus, começando com o Grupo Maranatha, na sexta-feira, 14. O louvor continua no sábado, 15, na voz de Sandrinha. Já na segunda-feira, 17, a Banda Atos se apresenta.

A partir da terça-feira, 18, a praça recebe a união das vozes dos corais, iniciando com o Coral Unicanto, seguido pelo Coral Educanto da Escola Lar Adventista na quarta-feira, 19, e a grande Cantata de Natal Coral Vozes do Amanhã, com 800 crianças, na quinta-feira, 20.

O cantor João Gonçalves segue com o louvor na sexta-feira, dia 21. E no sábado de Natal, serão duas apresentações: a Banda Sonho de Deus e a dupla Tha e Lah Acústico. As noites de louvor se encerram com a encenação do Auto de Natal, do grupo Grupo Art Palco, no domingo, 23.

Para todos os gostos

Além da abertura com Jack Vieira, mais dias serão animados ao som do rock, sertanejo e MPB. O domingo, 16, terá os clássicos internacionais com Kalymba, No dia seguinte, segunda-feira, 17, Dirceu Ferraz tocará músicas nacionais. Na terça-feira, 18, o sertanejo toma conta do espaço com Valder Aires. E o agito do rock volta com Max Fernandes e Banda Bludox, na quarta e sexta-feira, dias 19 e 21.

Programação Vila de Natal

Dia 13 (quinta-feira)
20h – Abertura;
20h30 – Jack Vieira (MPB/pop rock).

Dia 14 (sexta-feira)
20h30 – Grupo Maranatha (gospel).

Dia 15 (sábado)
21h – Sandrinha (gospel).

Dia 16 (domingo)
21h – Kalymba (MPB/pop rock/internacional).

Dia 17 (segunda-feira)
20h30 – Dirceu Ferraz Acústico (MPB);
21h – Banda Atos (gospel).

Dia 18 (terça-feira)
20h30 – Valder Aires Acústico (sertanejo);
21h30 – Coral Unicanto (gospel).

Dia 19 (quarta-feira)
20h – Coral Educanto Escola Lar Adventista (gospel);
21h – Max Fernandes (MPB/pop rock).

Dia 20 (quinta-feira)
21h – Cantata de Natal Coral Vozes do Amanhã.

Dia 21 (sexta-feira)
20h – Banda Bludox (pop rock);
21h – João Gonçalves (gospel).

Dia 22 (sábado)
20h – Banda Sonho de Deus (gospel);
21h – Tha e Lah Acústico (gospel).

Dia 23 (domingo)
21h – Auto de Natal com Grupo Art Palco.

Dia 24 (segunda-feira)
Sem programação definida

Dia 25 (terça-feira)
21h – Turminha Mágica.                                                                                                                                                                         

A apresentação é resultado do trabalho pedagógico desenvolvido neste ano de 2018 pelo Balé Popular do Tocantins, do polo Colégio da Polícia Militar de Palmas.

Balé Popular do Tocantins realiza espetáculo em Palmas

A Companhia de Dança Balé Popular do Tocantins realiza grande espetáculo como finalização do trabalho desenvolvido durante o ano de 2018. Neste final de semana, entre os dias 7 e 9, a companhia apresenta o espetáculo Clássico dos Clássicos. A apresentação é resultado do trabalho pedagógico desenvolvido neste ano de 2018 pelo Balé Popular do Tocantins, do polo Colégio da Polícia Militar de Palmas. A criação das coreografias tem como estímulo e inspiração os balés de repertório e musicais da Broadway. O espetáculo envolve em torno de 120 alunos.

As apresentações serão realizadas, nos três dias, no auditório do Sesc Palmas. Dia 7, a apresentação será às 19h30. Já nos dias 8 e 9, serão duas sessões, às 18h30 e às 20h30. Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos no local do evento em troca de um quilo de alimento não perecível. Os gêneros alimentícios arrecadados serão organizados em cestas básicas e distribuídos pelos bailarinos a entidades que atendem famílias carentes no Estado.

Jefferson Marques, um dos coordenadores do Balé Popular, destacou que a intenção dos espetáculos de fim de ano é difundir a dança entre o público tocantinense, despertando nos estudantes o interesse pela arte, além de mostrar à comunidade o saldo do projeto. “Além de fomentar a arte em nosso Estado oferecendo aulas e apresentações artísticas de qualidade, por meio dos eventos, o projeto colabora ainda para a formação integral dos alunos, visto que, por meio da dança, são desenvolvidos vários aspectos como a consciência corporal, a ritmicidade, o relacionamento coletivo e o interesse pelas artes e a cultura”, pontuou.

Sinopse

Viajando por diferentes linguagens corporais, os alunos poderão mergulhar numa mistura cênica, de contos, história, música e muita dança. O Clássico dos Clássicos terá diferentes olhares, interpretações únicas e pretende arrebatar o público com uma multiplicidade de emoções que só poderá explicar quem tiver o privilégio de assistir. O espetáculo conta com um programa de 17 atos, com coreografias envolventes que prometem prender a atenção do público.

Apresentações de fim de ano

Além de Clássico dos Clássicos, a companhia de dança já realizou outras apresentações de final de ano como resultado do trabalho desenvolvido com os bailarinos. Ao todo, serão 16 apresentações incluindo as já realizadas Cidade dos Porquês e Memórias, além das apresentações de Clássico dos Clássicos que envolvem Ballet Clássico, Jazz, Danças Urbanas e Dança Contemporânea.

Balé Popular

O projeto do Balé Popular é uma iniciativa do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e oferece aulas gratuitas de dança a crianças, adolescentes e jovens da Capital. A iniciativa visa identificar, formar e valorizar talentos, além de fomentar a dança no Estado. O Balé Popular do Tocantins conta com cinco polos: Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, Colégio da Polícia Militar de Palmas, Escola Estadual Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico Pedreira e Escola Estadual de Tempo Integral Vila União. A companhia representa o Estado em eventos, festivais e mostras pelo País.

Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.