Publicidade
Publicidade
Publicidade
:
Sáb
19/01/19
  • Coral de 800 crianças se prepara para Cantata de Natal em Araguaína

    VILA DE NATAL - 29.11.18 10h08

    Em sua 5ª edição, a Cantata de Natal promete uma apresentação cheia de emoção e alegria. Os preparativos para a participação das 800 crianças da Rede Municipal de Ensino na Vila de Natal começaram em agosto. Os ensaios seguem em um ritmo maior nos últimos dias, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar. A cantata será no dia 20 de dezembro, na Praça das Nações São Luís Orione, a partir das 19 horas.

    Este ano, o Coral Vozes do Amanhã contará com a participação de crianças de 8 aos 12 anos de idade, de 35 escolas municipais. Regidos pelo maestro Cristiano Cabral, os alunos entoarão canções natalinas, gospel, além de outros hits nacionais que serão novidades no repertório desta edição.

    “Estamos preparando todos os detalhes com muito carinho para que a cantata seja mais uma vez sucesso de público e de apresentação. As crianças estão se dedicando. A expectativa é de um show de emoção e talento”, destacou a coordenadora do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ana Maria Câmara.

    Na semana que antecederá a apresentação, serão realizados ensaios gerais com todas as escolas municipais no ginásio poliesportivo do Bairro São João.

    Vozes do Amanhã

    A apresentação do coral na Vila de Natal é a culminância do Projeto Mais Educação, desenvolvido nas escolas ao longo do ano, com o objetivo de proporcionar o aprendizado da arte por meio da vivência, adquirindo a percepção musical.

    Essa será a primeira vez da pequena Amanda Manoela da Silva, de 7 anos, na Cantata de Natal. Logo na estreia, Amanda vai ser uma das solistas e tem se preparado bastante para emocionar o público.

    “Estou muito feliz e ansiosa para chegar o dia da apresentação, e também estou um pouco nervosa, mas o professor tem me acalmado e me ensinado muito para que tudo dê certo”, disse a aluna da Escola Municipal Willian Castelo Branco.

    No ano passado, o Pedro Lucas Gomes, de 10 anos, participou da cantata com os alunos da dança. Nesta edição, ele vai compor o coral e está cheio de boas expectativas.

    “Já convidei toda minha família e meus amigos para me ver cantando, estou bem ansioso e feliz por tudo o que tenho aprendido, vai ser muito linda nossa apresentação”, concluiu Pedro Lucas, que também é aluno da Escola Municipal Willian Castelo Branco.

    Vila de Natal

    A cantata é uma das atrações da tradicional Vila de Natal montada na Praça das Nações São Luís Orione. A vila será inaugurada dia 13 de dezembro e contará com as casinhas do Papai Noel e dos duendes, além de luzes, bonecos e árvore de Natal gigante. A programação completa será divulgada na próxima semana.

  • Tenente conquista medalha em competição de Fisiculturismo

    DE ARAGUAÍNA - 28.11.18 10h53

    O atleta de fisiculturismo Tenente José Wellington Alves Bezerra, lotado no 2° Batalhão de Polícia Militar, participou da 6ª Copa Aberta Pará de Fisiculturismo e ficou no Top 3 Sênior Master-Unificado.

    O evento aconteceu neste sábado, 24, em Belém-PA, onde o Tenente Wellington concorreu com atletas de várias localidades do Brasil e estrangeiros conseguindo conquistar troféu e medalhas de terceiro colocado em sua categoria.

    O feito garantiu ao atleta de Araguaína a vaga para participar do campeonato nacional Pró-Fitness que acontecerá em Ribeirão Preto-SP. 10 atletas concorreram a três vagas e o Policial Militar do Tocantins ficou com uma delas.

    O Tenente Welington tem 47 anos e treina muito duro, com grande disciplina nos seus exercícios, seguindo uma dieta muito rígida na alimentação para conseguir manter a boa forma e garantir a participação nas competições.

    Ao retornar para Araguaína-TO, o nosso atleta se apresentou ao Tenente-Coronel Miranda – Comandante do 2º BPM, ao qual expressou sua grande alegria e satisfação em ter conquistado a vaga para o campeonato em São Paulo: “-Estou muito feliz, foi um sonho realizado competir fora do Estado e representar o nosso Tocantins”. Afirmou o Tenente Wellington.

    O Tenente-Coronel Miranda parabenizou o Tenente pela excelente conquista para o Tocantins, para Araguaína e também para o 2º Batalhão de Polícia Militar: “-Meus parabéns Wellington, pela sua conquista em um evento esportivo que requer grande foco, disciplina e esforço nos treinos. Tens o meu reconhecimento e o reconhecimento de nossa Unidade Militar por esta excelente feito”. Finalizou, o comandante.

  • Historiador lança livro de uma “Araguaína que poucos conhecem”

    ARÉZIO SOTTO - 23.11.18 20h10

    “Uma radiografia que desnuda de forma consistente os principais fatos do Município”, é assim que Arézio Sotto inicia a introdução do livro “Araguaína que poucos conhecem – Fragmentos de uma história & memória”, da Editora Veloso. Em 508 páginas, o autor descreve acontecimentos políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais da cidade de 1855 a 2007.

    “Com o início do terceiro milênio, torna-se necessário conhecermos mais sobre a história e memória dos nossos antepassados para adquirirmos subsídios que serão de basilar importância para a formação da nossa identidade”, conta o escritor.

    Segundo Sotto, foram necessários 33 anos de pesquisa de campo, coletando dados históricos inéditos desde o período colonial até os dias atuais. Ele ainda cita que a credibilidade da obra foi imprescindível na hora de buscar fontes oficiais de registros, como cartórios, jornais, revistas, livros, diários e álbuns pessoais.

    O livro
    A obra traz cinco capítulos, sendo que no primeiro momento, o autor apresenta alguns dados do município, como símbolos e aspectos físicos, demográficos e estatísticos. No capítulo 1, o autor narra informações sobre o período colonial, duelos de lideranças políticas e territoriais da região, emancipação político-administrativa e implantação dos poderes na cidade.

    No capítulo 2, a obra apresenta os aspectos econômicos. As vertentes culturais da música, teatro, dança, literatura, artes marciais, artesanato, festas populares e modalidades esportivas são os pontos abordados no capítulo 3. Já o 4º capítulo, o autor faz uma homenagem a alguns personagens que, para ele, alavancaram de forma direta ou indireta o desenvolvimento político, social, econômico, religioso e cultural sobre o cotidiano da história e memória da cidade, entre eles o prefeito Ronaldo Dimas.

    Registros inéditos
    O capítulo 5 seria a “cereja do bolo”, ou neste caso, a parte mais desejada do livro, em que o autor apresenta fatos inéditos coletados por ele em registros pessoais. “A máxima é que a população araguainense pouco conhece acerca de seu passado. Embora existam algumas determinadas obras, seus conteúdos são em sua maioria insuficientes”, avalia.

    Um desses registros é do padre que deu nome à principal avenida comercial da cidade, Cônego João Lima. Além da foto do reverendo, a obra traz na legenda a descrição de quem ele era: líder religioso e político da cidade de Boa Vista, atual Tocantinópolis – TO.

    Público diversificado
    Sotto aponta que o livro é diversificado e direcionado também a diversos públicos, como estudantes, professores e pesquisadores. “É uma biografia da cidade como nunca se teve”, explica.

    O autor
    Anésio José Sobrinho Neto, mais conhecido como Arézio Sotto, é professor, historiador, escritor, poeta, cantor, compositor, radialista e produtor audiovisual. Nasceu na cidade de Carolina – MA, em 11 de maio de 1968. Veio para Araguaína em 1989. Na cidade, desenvolveu serviços em vários órgãos públicos e participou da criação de entidades culturais, entre elas a Associação de Poetas e Escritores de Araguaína (Aspeara) e da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto).

  • Escola de madeira vence prêmio internacional de Arquitetura

    TOCANTINS - 22.11.18 07h53

    A escola Aldeia das Crianças, unidade da Fundação Brasdesco em Canuanã, no Tocantins

    Uma escola de madeira na fazenda Canuanã, na área rural de Formoso do Araguaia, a 300 quilômetros de Palmas, em Tocantins, foi eleita a melhor construção do mundo pelo Prêmio Internacional Riba 2018, concedido aos melhores projetos mundiais a cada dois anos.

    Parte da Fundação Bradesco, a Aldeia Infantil é assinada por Marcelo Rosenbaum e pelos arquitetos do grupo Aleph Zero. “A melhor construção do mundo precisa nos tirar do lugar-comum e nos levar a um lugar de desafios, que nos lembre por que a arquitetura ainda é relevante”, disse Elizabeth Diller, parte do júri do prêmio, sobre a seleção.

    A Aldeia Infantil é uma escola fazendária que serve como um internato para 540 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, e foi feita com o intuito de lembrar as casas dos alunos. O projeto foi desenvolvido a partir de conversas e visitas às famílias dos estudantes. A preocupação foi manter o ambiente fresco e aconchegante no calor do Norte do Brasil, em torno de 40 graus

    No local, há espaço para acomodar trabalhadores rurais, funcionários e professores, além de salas de aula, um refeitório e um pequeno hospital. Jardins, salas de diversão e passeios também foram incluídos na arquitetura.

    Os prédios têm tetos apoiados em vigas e colunas de madeira laminadas e detalhadas. Há aberturas para três jardins paisagísticos alinhados aos dormitórios. Nos quartos, há painéis nas portas que têm padrão diferente entre um e outro.

    Os quartos dispõem de banheiros, chuveiros e uma lavanderia ventilados a partir de alvenaria perfurada, feita a mão. Há, ainda, escadas de madeira e passarelas com sacadas, proporcionando vistas do local e dos pátios.

    Prêmio
    O júri do Prêmio Internacional Riba 2018 recebeu vinte propostas, e, ao final, ficaram quatro. Além da aldeia infantil brasileira, concorriam um centro universitário em Budapeste, uma escola de música no subúrbio de Tóquio e um conjunto de prédios em Milão, na Itália.

    O Prêmio Internacional Riba 2018 escolhe o projeto que representa a excelência em arquitetura e que proporciona impacto social significativo. A premiação ocorre a cada dois anos e a data é anunciada às vésperas da definição.

    Em 2016, o Prêmio Internacional Riba inaugural foi concedido à Grafton Architects por seu extraordinário prédio universitário, a Utec, Universidade de Engenharia e Tecnologia, de Lima, no Peru. 

    (Fonte: Com informações da Agência Brasil)

    Veja algumas imagens:











  • Crianças de Palmas terão bate-papo com escritor de livro Infantil

    ENCONTRO LITERÁRIO - 17.11.18 19h36

    Mauricio de Sousa e Fábio Sombra estão juntos em outra afinada parceria: O Brasil no Papel em Poesia de Cordel.

    A literatura para crianças vem ganhando cada vez mais destaque. Profissionais da área da educação reforçam sempre que o hábito da leitura na infância ajuda a despertar na criança o senso crítico. Na segunda-feira, 19, o autor do livro literário "O Brasil no Papel em Poesia de Cordel", Fábio Sombra, estará no Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa), às 9h, em uma visita à turma do 3º ano do ensino fundamental I.

    O livro foi objeto de estudo dos alunos e tem como principais temas a literatura de cordel, a poesia e a amizade, trabalhando com a ética e pluralidade cultural como temas transversais. Os alunos terão a oportunidade de conhecer um grande escritor, para um bate-papo descontraído e um momento de autógrafos.

    A coordenadora pedagógica do Cesfa, Felisneide Sousa Tavares, destacou a escolha do livro para o estudo dos alunos e reforçou a importância desse encontro. “A escolha do livro está relacionada a um dos temas trabalhado no 3º ano, ‘Patrimônio cultural da humanidade’, que aborda a diversidade cultural e as belezas existentes no Brasil e no Tocantins. Acreditamos que este será um momento muito rico, pois os alunos terão a oportunidade de conhecer pessoalmente o autor do livro que estão lendo, conversar com ele, saber um pouco de sua vida, o que, sem dúvida, fará diferença na aprendizagem deles”, disse.

    Sobre o livro

    Após o sucesso do livro A Peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Zé Lelé, também publicado pela Melhoramentos, Mauricio de Sousa e Fábio Sombra estão juntos em outra afinada parceria: O Brasil no Papel em Poesia de Cordel.

    Nomeada em 2008 Embaixadora do Turismo no Brasil, Mônica levou a sério sua missão: em companhia de seus amigos, viajou por todos os estados brasileiros e foi anotando e fotografando o que via. Eis aqui o resultado: uma viagem pela diversidade e pelas belezas do Brasil, narrada em versos de cordel e com lindas fotos e ilustrações.



  • Cantor sertanejo Kleo Dibah é presença confirmada no camarote “New Times”

    RÉVEILLON - 16.11.18 21h13

    A celebração do Réveillon deste ano vai contar de volta com o mais badalado camarote da Capital: o New Times. E para animar a galera na virada do ano na Praia da Graciosa o cantor sertanejo Kleo Dibah é atração confirmada.

    Kleo Dibah é conhecido pelos sucessos “Cicatrizes”, “Me ame menos” e “Traição. O artista está em turnê pelo Brasil, apresentando as músicas do novo DVD, “Na Varanda Ao Vivo em Goiânia”.

    A música “Traição”, que conta com a participação da rainha do sertanejo, Marília Mendonça, já ultrapassou a marca de 50 milhões de visualizações no canal do artista no YouTube.

    Além Kleo Dibah, o “New Times”, terá atrações da cena eletrônica como o DJ Ricci e o DJ Beet.

    Ingressos
    O lote promocional do “New Times”, está sendo oferecido ao público até terça-feira, 20, em Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e no site Bilhete Certo.

    Os interessados podem adquiri-los nos valores: meia-entrada no valor de R$ 110,00 (à vista), R$ 126,00 (a prazo). Já para a inteira os ingressos serão disponibilizados por R$ 220,00 (à vista) e R$ 252,00 (a prazo).

    O open bar oferecerá cerveja, refrigerante e água.

     
  • Genésio Tocantins se apresenta hoje no Raízes Gastronômicas

    EM PALMAS - 16.11.18 08h15

    O Tocantins tem uma vasta e rica diversidade no campo da gastronomia, cultura, história, tradição e saberes. Um ponto de encontro de todas essas características especiais das raízes tocantinenses, o evento Gastroarte acontece nesta sexta-feira, 16, no Raízes Gastronômicas (204 Sul), em Palmas. O evento acontece, a partir das 20 horas, e reúne diversas atrações artísticas e ainda culinária regional.

    A programação oferece atrações de tradição da cultura tocantinense, como música com Genésio Tocantins e Toninho Borges, contação de histórias com a atriz Iva de Oliveira e dança de sússia e catira. A área de artesanato terá um lugar cativo com exposição de peças em babaçu e capim dourado da Associação dos Artesões de Taquaruçu e de biojoias da Cooperativa Xambiart, de Xambioá.

    Além das atrações tocantinenses, o evento Gastroarte traz a Palmas exposição de artes plásticas do artista André Benevides. Os quadros retratam povos e culturas do Brasil, com destaque à natureza e povos indígenas. “Busco trazer a essência da beleza e do encantamento presentes na intensa natureza e nas ricas culturas do Brasil. Capturar e tornar mais visível o fantástico que, muitas vezes, é ignorado pela cultura urbana dominante”, alega.

    Após cursar doutorado em Física na Itália e pintura clássica figurativa com um pintor italiano, o artista passou a pesquisar mais a cultura e a natureza brasileira. Atualmente, André Benevides explica que seus quadros unem tal dedicação. “Dediquei a minha vida às artes e a física, maneiras complementares de olhar para o mundo. A pintura traduz a beleza visual, direta e acessível aos olhos. A física analisa a beleza escondida, as rimas presentes nos padrões matemáticos por trás de tudo a nossa volta”, justifica.

    Gastronomia e cultura
    De acordo com a chef de cozinha Ruth Almeida, a proposta é mostrar que a alimentação é algo maior que apenas alimentar e nutrir. “Comida também é emoção e identidade cultural de uma sociedade”, alega. Na parte de culinária, Ruth Almeida vai oferecer os chamados “finger foods” (comidinhas) que unem os principais pratos oferecidos pelos Raízes Gastronômicas, a partir de produtos regionais como o chambari, tucunaré, peixe pintado e sobremesas com açaí e cupuaçu, dentro outros. Segundo Ruth, a proposta é utilizar a gastronomia para homenagear o Estado.

    Raízes
    Comandado pela chef Ruth Almeida, o foco é valorizar a cultura regional, oferecendo o melhor da culinária tocantinense, a partir de produtos e temperos que destacam a cultura indígena, quilombola e das comunidades de raízes tocantinenses. Mais do que um espaço de gastronomia, o Raízes Gastronômicas abre as portas para as manifestações artístico-culturais, com saraus, mostras literárias, exposições de artes plásticas e de fotografia, shows de humor, espetáculos cênicos e musicais.


     
  • Washington Brasileiro é atração principal no primeiro dia da festa

    ARAGUAÍNA 60 ANOS - 13.11.18 09h27

    O cantor é um dos mais queridos da região norte e deve atrair, admiradores dos estados do Pará e Maranhão.

    O cantor de forró Washington Brasileiro fará apresentação gratuita hoje, 13, na Via Lago, em Araguaína, dando início à festa dos 60 anos de emancipação política do município.

    As apresentações artísticas começarão às 17 horas, com shows de artistas regionais. Por volta de 1 hora da manhã, assumirá o palco a atração nacional Washington Brasileiro e sua equipe, formada por ele nos teclados base, um músico nos teclados solo, um guitarrista, dois percussionistas, um baterista e duas backings vocais, além dos dançarinos.

    A expectativa é de que o show reúna um público de mais de 20 mil pessoas. O cantor é um dos mais queridos da região norte do país e deve atrair, além dos fãs de Araguaína, admiradores dos estados do Pará e Maranhão.

    O Fera do Forró

    Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, Washington Brasileiro iniciou aos 22 anos na música. Em 1998 lançou seu primeiro CD, atingindo atualmente a marca de mais de 10 CDs gravados e três DVDs lançados em todo o País.

    O cantor cresceu no cenário do forró, com seu jeito brincalhão e a sua pegada firme nos teclados. O Fera do Forró, título que recebeu ao longo da carreira, com sua voz rasgada e de estilo próprio, tem na sua musicalidade uma formação diferente no forró e que tem arrastado multidões.


    Programação

    Dia 13 – (terça-feira)

    17h - Campeonato de Skate

    17h - DJ Charles

    19h – Feira de Arte e Talentos

    19h – Show Odilon Santos

    20h - Naldo Lima

    21h - Forró Pegado e Bola da Guitarra

    22h - Banda Swing do Negão

    23h - William Junior

    00h - Felipe e Mateus

    01h - Washington Brasileiro



    Dia 14 - (quarta-feira)

    16h - Corrida de Rua

    19h – Feira de Arte e Talentos

    20h – Show com Claudiel Santos e Banda

    21h - Banda Petras

    23h - Idma Brito



    Dia 15 - Quinta-feira

    7h – Prova de Ciclismo

    19h – Feira de Arte e Talentos


  • PM abre seleção para banda de música mirim em Araguaína

    ARAGUAÍNA - 07.11.18 08h34

    A Polícia Militar (PM) em Araguaína, lançou o edital do "Projeto Batalhão Musical do 2º BPM", para a seleção de 15 vagas oferecidas para o Curso de Violão Cordas Jovens.

    As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira, 14, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na seção de esportes.

    De acordo com o 2º BPM, sete delas serão oferecidas no período matutino e oito para o período vespertino. Ambas na forma presencial e no próprio batalhão da PM.

    Os interessados deverão ter, no mínimo 12 anos e no máximo 18 anos no ato da matrícula.

    Os documentos necessários para a inscrição são: original e cópia do CPF se tiver, identidade e comprovante de endereço.

    Além deste edital, estão abertas ainda, a seleção para banda de música mirim, com instrumentos de sopro diversos.

    Para esta inscrição, segue a mesma regra do curso de violão.

    Para mais informações procurar a seção de esportes do Batalhão da Polícia Militar em Araguaína ou pelo telefone (63) 34143039.
     


  • Washington Brasileiro é presença confirmada no aniversário e Araguaína

    CULTURA E LAZER - 25.10.18 10h14

    O cantor de forró  é uma das atrações confirmadas na programação para comemorar os 60 anos de emancipação política de Araguaína. O cantor sobe ao palco dia 13 na abertura Washington Brasileirodo evento na Via Lago


    O secretário executivo de Cultura, Wilamas Ferreira, disse que trazer o cantor para Araguaína é sempre garantia de sucesso. "O forró está entre os estilos mais apreciados por boa parte dos araguainenses. Além do público da cidade, sem dúvida, vamos receber fãs do cantor de toda região, incluindo Pará e Maranhão, o que vai movimentar nossa cidade", disse o secretário.

    Segundo ele, a expectativa é de que mais de 30 mil pessoas participem dos três dias de eventos culturais. A programação completa dos 60º aniversários de Araguaína será divulgada no início de novembro.

    Apresentações
    Em Araguaína, Washington ganhou ainda mais fãs depois que vídeos, com músicas dele, viralizaram nas redes sociais, incluindo o de um casal de noivos da cidade, que escolheram o hit "bora" para animar a dança dos recém-casados.

    Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, em 15 de novembro de 1971, iniciou aos 22 anos na música. Em 1998 lançou seu primeiro CD, atingindo atualmente a marca de mais de dez CDS gravados e três DVDs em todo o País.


     
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Publicidade
Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.