Publicidade
Publicidade
:
Qua
27/05/15
Araguaína

Poss. de Panc. de Chuva a Tarde

29º 22º
  • Araguaína recebe em março, o espetáculo teatral Frozen

    NO GLAMOUR - 26.02.15 11h01

  • Calourada de Medicina acontece em março no Glamour do Lago

    FESTA - 26.02.15 10h50

  • Pablo, o cantor da "Sofrência" estará em Araguaína em Abril

    PARQUE DE EXPOSIÇÕES - 26.02.15 10h46

  • Cerca de quarenta mil pessoas participam do Carnabalada

    SEGUNDO PREFEITURA - 18.02.15 12h41

    Um dos carnavais mais seguros, organizados e diversificados de Araguaína. Foi o que muitos foliões e comerciantes disseram após as quatro noites do Carnabalada 2015 – Carnaval Multicultural, promovido pela Prefeitura. Os números também confirmam: ocorrências policiais e atendimentos de saúde não tiveram registros graves dentro do circuito montado na Avenida Filadélfia. Cerca de 40 mil pessoas passaram pelo evento nos dias 14 a 17 de fevereiro.

    "Os araguaienses lotaram o circuito todas as noites. Foi um dos mais seguros dos últimos tempos. Nós não tivemos nenhuma ocorrência grave aqui no circuito", apontou o secretário municipal do Esporte, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira. Ele afirma que uma das preocupações da gestão municipal é oferecer alternativas àqueles que gostam da folia. "O carnaval de Araguaína foi um sucesso e está melhorando a cada ano. Estamos oferecendo opções para tentar agradar todos os gostos", afirmou.

    Atrações

    Nas quatro noites do Carnabalada passaram pelos dois palcos 26 atrações. A pluralidade de ritmos deu o tom da festa neste ano: DJs, bandas de axé da Bahia, banda de rock, cantores sertanejos, nacional como Thiago Brava, locais como Felipe e Matheus e Rafael Vaz, e atrações infantis, como a Turminha Mágica. “Faço parte de um grupo de roqueiros da cidade e nos sentimos muito bem representados”, disse a autônoma Vanessa Costa, 30 anos.

    As atrações se revezavam nos palcos. “Não havia vazio na programação, terminava um show num palco começava no outro. Muito bom”, avaliou a professora Janete Shirdmann.

    Pai do pequeno Carlos, de 5 anos, o vendedor Paulo Augusto disse que a programação infantil nas duas matinês foi ótima. “Meu filho não desgrudou os olhos do palco e ainda participou do concurso de fantasias”, confirmou.

    Segurança

    O secretário disse ainda que o esquema de segurança montado no circuito, com câmeras de 360º, 40 seguranças e 50 policiais militares e civis, ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do SAMU, com postos de plantão, trouxeram tranquilidade para o folião.

    Muitos aprovaram o esquema de segurança, disseram que se sentiram seguros, que as ruas estavam limpas logo após o evento e que optaram por ficar em Araguaína especialmente para curtir a programação da cidade. Foi o caso da estudante Paula Fernandes, de 17 anos. “Todos os anos eu viajo no carnaval. Desta vez, quando vi a programação, resolvi ficar aqui, curtindo à noite e descansando na minha casa, na minha cama. Tem algo melhor?”, perguntou.

    Organização

    Sobre a organização do carnaval em relação aos anos anteriores, o público que já participou de outras edições do evento afirmou que melhorou em 2015. “A organização foi perfeita”, disse a comerciante Eliane Oliveira, acrescentando que há cinco anos vende bebidas no carnaval e que a estrutura do evento superou as expectativas. “As vendas foram boas, dentro do esperado”, adiantou.

    O circuito contou com infraestrutura completa de 40 banheiros químicos, tendas de apoio, camarotes e 56 bares e lanchonetes internos e externos. Através do programa DST/AIDS, equipes da Vigilância Epidemiológica Municipal distribuíram panfletos e preservativos e fiscais da Vigilância Sanitária e do Departamento Municipal de Posturas atuaram orientando os comerciantes no circuito da folia. A Prefeitura também contou com o apoio da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável.

    O evento teve o apoio das secretarias da Infraestrutura e Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia, Agência Municipal de Transporte e Transito (AMTT) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO).

    Programação cristã

    A Prefeitura também apoiou a realização de dois eventos cristãos tradicionais na cidade no período do Carnaval. O Arrarai da Renovação Carismática Católica, que este ano aconteceu na Paróquia São João Batista, no Bairro São João, e registrou mais de 10 mil pessoas nas quatro noites do evento. E o 3º Congresso Alegra-te Jovem, que aconteceu no o Ginásio Poliesportivo William Castelo Branco, também no Bairro São João, reuniu mais de 9 mil pessoas em dois dias de programação. (Font: Ascom Prefeitura)

     
  • Bandas arrastam multidões na terceira noite do CarnaGurupi

    FOLIA - 16.02.15 23h48

    A terceira noite do CarnaGurupi 2015 teve como atração principal a Banda Gasparzinho, que tirou a galera do chão e contagiou com muita alegria o circuito da folia. Uma verdadeira multidão dançou e cantou a noite a noite inteira. Às 14 horas, acontece a contagem dos pontos dos blocos e o anúncio do campeão desta edição, no Camarote Oficial, à Avenida Goiás. Logo mais, as Bandas Papazzoni e Reality Show fazem a alegria dos foliões, noite afora.

    Talentos Nossos

     Além do tradicional desfile oficial dos blocos carnavalescos, a Banda Regional, Chico Chokolate, sacudiu os milhares de turistas na Capital da Amizade e da Prosperidade. “Estamos oferecendo uma programação vasta, com shows animados por bandas nacionais e regionais que estão se apresentando e mostrando o seu talento” – justifica o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB).

    Para finalizar a noite, a Banda Mistura Nativa relembrou sucessos carnavalescos de todos os tempos. (Fonte: Ascom Prefeitura)

  • Foliões lotam circuito nas duas primeiras noites do Carnabalada

    16.02.15 23h44

    Um dos melhores carnavais de Araguaína. É o que se pode comprovar com o circuito da folia lotado nas duas primeiras noites do Carnabalada 2015 – Carnaval Multicultural, montado na Avenida Filadélfia, em frente à Conab. Cerca de 20 mil pessoas passaram nesses dois dias pelo circuito. E hoje, segunda-feira, promete muito mais com seis atrações que vão estremecer e animar o folião que prestigiar o maior carnaval da região norte do Tocantins.

    Na primeira noite, sábado, dia 14, entre as atrações, Thiago Brava Elétrico colocou todo mundo para dançar o arrocha no estilo elétrico com músicas de sucesso, como “Vó, tô estourado” e “360”. Também subiram no palco as bandas Swing Muleke e Balangandaya, com o tradicional axé music misturado com as batidas da percussão.

    E no domingo, dia 15, quem movimentou o corredor foram a Banda Devassa da Bahia, apresentando as músicas que estão tocando na folia desse ano e também de outros carnavais, colocando todo mundo para dançar e pular. “Está sendo um dos melhores carnavais de todos os tempos”, disse a foliã Jéssica Lopes, que participou das primeiras noites do Carnabalada 2015.

    Matinê

    A criançada também se divertiu e brincou na folia. No domingo à tarde teve a tradicional matinê voltada para elas. A imaginação e a fantasia tomou conta do corredor da folia, com os pequenos vestidos de personagens do imaginário infantil, entre eles princesas, superheróis, pierrôs e bailarinas.
    A autônoma Naira Araújo levou as duas filhas gêmeas, Ana Lara e Ana Letícia, de apenas dois anos e nove meses, para brincar no carnaval. Detalhe, estavam vestidas de baianas. “É a primeira vez que trago elas e estou gostando muito. Elas também, não param de dançar”, contou alegre a mãe das gêmeas.

    Uma turminha animada também foi fantasiada para o circuito. Mônica vestida de Pedrita, 5 anos, Maria Eduarda com a fantasia de Princesa, de 9 anos, e Maria Luiza na pele de Monster High, com 7 anos, se divertiram muito com a apresentação da Turminha Mágica.
    Na terça-feira 17, tem mais matinês no circuito do Carnabalada, a partir das 15h.

    Programação

    Hoje à noite o corredor vai ficar pequeno para a alegria do folião. DJ Edilson Coelho abre a noite, a partir das 19 horas, no palco 1, tocando as músicas preferidas do público. Logo em seguida, sobe no palco Evair Prado. A partir das 21h30, no palco 2, MC Jheff anima o folião. A partir das 22 horas, é a vez de Glaydson Swingão comandar a festa no palco 1.

    E a Banda Zumbalada da Bahia toca a partir das 23h30, com muito axé e todos os ritmos que alegram o folião durante o Carnaval. Fechando a programação da noite, a Banda Swing do Negão vai se apresentar no palco 1.

    Confira na íntegra a programação dos últimos dias de carnaval em Araguaína:

    16/02 – Segunda-feira

    19h – DJ Edilson Coelho
    20h – Evair Prado
    21h30 – MC Jheff
    22h – Glaydson Swingão
    23h30 – Banda Zumbalada
    1h – Banda Swing do Negão

    17/02 – Terça-feira

    15h – DJ Pepeu
    16h30 – Turminha Mágida
    18h30 – Kosmo Jamaica
    19h – DJ Pepeu
    20h – Kosmo Jamaica
    21h – Rafael Vaz Elétrico
    22h – Carloni Elétrico
    23h – Felipe e Matheus Elétrico
    1h – Banda Java

  • Carnaval em Colinas arrasta multidão e aquece economia local

    TRADIÇÃO - 16.02.15 20h46

    A folia na cidade é considerada uma das melhores do estado e os comerciantes de Colinas aproveitam a festa popular para trabalhar e ganhar dinheiro.

    A segunda noite de carnaval em Colinas do Tocantins atraiu cerca de quatro mil pessoas no espaço reservado para os foliões, ao lado da Câmara Municipal. A festa na Avenida também significa a oportunidade de conseguir uma renda extra, onde dezenas de barraqueiros se prepararam para atender os foliões que participam do carnaval.

    O circuito da folia montado na Avenida Tenente Siqueira Campos, conta com dez barracas de bebidas e três de alimentação. O comerciante Manoel Rodrigues montou uma barraca de bebidas e afirma que a movimentação tem trazido bons lucros. “O carnaval de Colinas vem mostrar o quanto a nossa cidade é importante e referência em cultura, pois apesar do clima chuvoso a comunidade não deixa de participar da festa. O evento está sendo uma oportunidade de geração de emprego, renda e também de muita alegria para os foliões”.

    O segundo dia das festividades de Carnaval em Colinas, contou com grande show da Tchimbalaiê, onde os foliões se divertiram ao som de axé e muito swing. O evento busca fortalecer a tradição do carnaval de rua na cidade e oferecer opções de lazer para os colinenses.

    A participante do evento, Polyanna Castro, comentou a animação da segunda noite da festa. “Está sendo maravilhoso participar do carnaval na nossa cidade. Eu e um grupo de amigos viemos desde o primeiro dia e com certeza viremos todos os dias, porque a festa está muito organizada e com shows maravilhosos que nos trazem a animação e a energia do carnaval”.

    O evento que está movimentando o comércio local e proporcionando lazer e entretenimento à comunidade segue até segunda-feira (16). Neste domingo, a folia contará com a animação da banda baiana Zumbalada e na segunda-feira, Viola de Junior tocará para os foliões de Colinas e Região.

    O vice-prefeito Adriano Rabelo comentou a importância do evento para o fomento à economia local. “Tradicionalmente, segmentos como bares e hotéis são os que mais lucram com o evento, mas empresas de diversos ramos também se beneficiam com os investimentos de turistas e moradores para participarem da festa. O carnaval fomenta, também, o emprego, mesmo que temporário, onde vemos dezenas de comerciantes que montaram suas barracas no circuito da festa, obtendo bons lucros com as vendas para os foliões”.

    Na avenida, o folião também conta com ações de conscientização sobre o combate aos diversos tipos de violência, ao visitar os estandes da Secretaria Municipal Especial de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referencia em Assistência Social (CREAS). A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a distribuição de camisinhas e entrega de folders orientando os foliões sobre a importância dos cuidados com a saúde. (Fonte: Assessoria)


  • Programação cristã pretende atrair mais de 15 mil participantes

    CARNAVAL EM ARAGUAÍNA - 13.02.15 11h43

    Brincadeiras, adoração, oração e muita música animada são as atividades preferidas de muitos araguainenses no período carnavalesco. Como parte da programação de carnaval de Araguaína, a Prefeitura apoia e incentiva a realização de eventos religiosos que surgem como alternativas para o público cristão. Este ano, acontecem o Arrarai 2015 e o Congresso Alegra-te, Jovem!, com público estimado de mais de 15 mil pessoas.

    Arrarai

    Com a intenção de aproximar a população mais de Deus, um dos eventos é a 22ª edição do Arrarai, o Carnaval com Cristo. Organizado pela Renovação Carismática Católica da Igreja Católica, evento religioso que este ano mudou de lugar: da Praça das Nações para a Paróquia São João Batista, no Bairro São João.

    Com o tema ‘Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo’, de 14 a 17 de fevereiro são esperados 2.500 pessoas por dia para orarem, brincarem, participarem de pregação, missas e momentos de louvor. A abertura será no sábado, às 18h, com a missa e segue no domingo, segunda e terça às 19h.

    Durante os quatro dias de carnaval, os fiéis que prestigiarem o Arrarai 2015 contarão com praça de alimentação, shows e pula-pulas. Os Ministérios Recado de Deus, Rock Crist, Cristo Rei (Tocantinópolis) e Leandro Silva (Nova Olinda) devem animar o público com adorando a Deus.

     Alegra-te, Jovem!

    Outro evento cristão tradicional que conta com o apoio da Prefeitura é a 3ª edição do Congresso ‘Alegra-te, Jovem!’, que acontece no Ginásio de Esportes do Bairro São João, nos dias 14 e 15. O evento terá a participação da cantora Fabiana Anastácio, de São Paulo (SP), e do grupo Som de Adoradores. No dia 14, após o culto de abertura, acontece um Festival de Música, com premiação que varia de 200 a 300 reais.

     A intensa programação com momentos de oração e música é organizada pela União da Mocidade das Assembleias de Deus de Araguaína (Umada). A organização espera reunir 3.500 jovens por noite no local do evento de mais de 80 congregações da região.

     “Nosso apoio é uma excelente oportunidade de interação e comunhão entre as igrejas de todas as denominações do município. Nós temos a obrigação de apoiar e incentivar eventos religiosos dessa natureza”, destacou o prefeito Ronaldo Dimas. (Fonte: Ascom Prefeitura)



  • Feriado prolongado de Carnaval aquece economia no Jalapão

    TURISMO - 13.02.15 10h35

    O Jalapão é um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura e destino certo para muita diversão e adrenalina no feriado prolongado do Carnaval. Um paraíso de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas, tudo isso misturado a dunas de areias alaranjadas, cachoeiras e uma paisagem de tirar o fôlego.

    Com um roteiro tão diversificado, os turistas estão cada vez mais visitando a região e nesse carnaval não será diferente. Os hotéis e pousadas já registram um grande número de reservas e a comunidade local se prepara para receber os visitantes que vêm de diversas partes do Brasil.

    Os hotéis de Mateiros, por exemplo, município onde os turistas encontram estrutura para descanso e comida após os longos passeios pelo cerrado e onde está a maior parte dos atrativos turísticos, já estão com lotação esgotada.

    Os proprietários comemoram a alta procura de mais um ano e se preparam para receber turistas ávidos por sol e água fresca. “Desde dezembro que estamos trabalhando com a pousada lotada e para o carnaval não temos mais vaga alguma. Na verdade, um mês antes da folia já estávamos com nossa capacidade esgotada”, declara a proprietária da pousada e restaurante Panela de Ferro, Josinete Tartilas, que há 17 anos mora e trabalha no Jalapão.

    E quem também fatura nessa época são os proprietários de camping que, com uma estrutura para montagem de barracas e com abundância de espaço e paisagem convidativa, oferecem ao turista uma estadia econômica.

    Em Mateiros, o proprietário do camping Beira da Mata, Emival Rufo, se prepara para receber turistas que ficarão acampados na sua propriedade. “No ano passado coloquei no camping 180 barracas e para este ano já tenho esse número de reservas, mas a capacidade é para 250. Então, ainda posso receber pessoas interessadas em acampar e desfrutar de toda natureza do Jalapão”, explica o empresário, que chega a cobrar por dia R$ 70 por pessoa, o que inclui duas refeições e acesso a banheiros.A secretária de Meio Ambiente e Turismo da cidade, Ana Cláudia Pereira, diz que Mateiros tem 244 vagas em pousadas, mas que a procura está tão grande para o feriado que os moradores estão saindo de suas casas para poder alugar o imóvel para os turistas. “A cada ano, nos surpreendemos com um número de visitantes no carnaval e este ano não está diferente”, diz a secretária, que lembra que Mateiros possui, desde 2013, um centro de exposição e formação turística que oferece apoio ao turista com guias treinados para os passeios na região.

    “Nos últimos dois anos recebemos, somente nesta época do carnaval, para visitação nas dunas, mais de mil e duzentos turistas. Para este ano, acreditamos que iremos receber um número ainda maior de visitantes”, diz a secretária.

    Com tanta gente visitando a região, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alerta para a preservação e cuidado para visita aos atrativos e reforça que o trabalho de fiscalização é realizado permanente na região do Jalapão. “Equipes serão enviadas da Capital com o objetivo de fortalecer os trabalhos de orientação ao turista e coibir possíveis práticas de crimes ambientais. Tal reforço visa atender à grande quantidade de turistas que procuram a região no feriado, com atenção especial aos destinos mais procurados ”, diz o presidente do Naturatins, Ricardo Fava, que garante uma fiscalização intensa este ano.

    Desenvolvimento

    De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, o Governo vai fortalecer a região e transformar o potencial turístico do Estado em produtos competitivos, garantindo a sustentabilidade e consolidando o turismo como importante instrumento de desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental. “Vamos inserir as comunidades locais no processo de desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, por meio da estruturação das atividades associadas como: gastronomia, artesanato, manifestações culturais. Daremos atenção especial à revitalização e ao melhoramento da infraestrutura dos atrativos turísticos nas regiões do Jalapão e Cantão”, destacou o gestor.

    Natural da região do Jalapão, Pedroza recomenda o ingresso das belezas do local na rota dos turistas e também chama atenção para preservação do local. “Depois que você chega ao Jalapão, tem a oportunidade de ver paisagens únicas. São vários atrativos: rios de águas potáveis, fervedouros, a catedral. O Jalapão é um lugar do qual temos que nos orgulhar e temos que preservar para que nossos filhos e netos também possam apreciar as belezas dessa região”, reforçou.


    Como chegar ao Jalapão

    O Jalapão ocupa uma área de 34 mil km² na região centro-leste do Tocantins, fazendo fronteira com Bahia, Piauí e Maranhão. A principal porta de entrada da região é Ponte Alta do Tocantins, que está a 190 km de Palmas. O acesso é por estrada asfaltada.

    Grande parte dos atrativos está em torno do povoado de Mateiros, a 160 km de Ponte Alta. Os povoados de Ponte Alta e São Félix do Tocantins (a 90 km de Mateiros e 150 km de Novo Acordo) também servem como base para visitar outros atrativos.

    Telefones para contato de hospedagem:

    Pousada e Restaurante Panela de Ferro – 63 – 3534 1038
    Pousada Santa Helena – 63 3534 – 1050
    Pousada Buritis – 63 3534 1139
    Camping e restaurante - Beira da Mata – 63 9958-3017

    (Fonte Secom/TO)
  • Vendas do Bazar Três Pontos batem recorde na 6ª edição

    ARAGUAÍNA - 11.02.15 13h03

    A comercialização dos produtos artesanais confeccionados por reeducandos superou as expectativas de vendas na 6ª edição do Bazar Três Pontos, que ocorreu dias 06 e 09 de fevereiro, em Araguaína. O valor arrecadado foi maior do que as três primeiras edições juntas, cerca de R$3.600,00, demonstrando que o artesanato tem boas perspectivas de vendas.

    A assistente social Geovanísia Mendes Rodrigues, coordenadora do projeto nas Cadeias Públicas de Babaçulândia e Wanderlândia, avalia que o recorde nas vendas se deve à qualidade do produto. “A cada edição notamos peças com trabalhos criativos aperfeiçoados, pontos bem arrematados e o acolhimento das críticas sugeridas pelos clientes. Para aperfeiçoar o trabalho ainda mais, vemos que os reeducandos precisam estar antenados às novidades do mercado e eles já têm buscado isto com a compra de revistas especializadas”, afirmou a assistente social.

    Com a consolidação do projeto, que realiza regularmente as exposições dos produtos, as vendas antes escassas, realizadas pelas famílias dos reeducandos, conquistaram um mercado maior. A reeducanda Betiane da Silva, 30, fala da importância da renda proveniente das vendas. “Aqui tem presa que não tem visita, que os parentes abandonaram, e com as vendas podem comprar suas coisas, comprar a linha por conta própria para continuar trabalhando e até mesmo ajudando a família, que na maioria das vezes é carente e depende também da gente”, afirmou.

    Exposições

    Nas exposições anteriores, o Bazar percorreu vários eventos e pontos da cidade. A expectativa da equipe multidisciplinar da DPE-TO é realizar uma vez por mês o Bazar, realizando exposições itinerantes para levar os produtos artesanais ao conhecimento do maior número de pessoas, dando visibilidade à confecção dos reeducandos e tornando acessível à população adquirir as peças.

    Projeto

    O Bazar Três Pontos é uma realização da Defensoria Pública do Tocantins em prol da ressocialização das pessoas que cometeram crimes. O projeto foi concebido em maio de 2013, a partir de três pilares: trabalho, liberdade e geração de renda, e vem se consolidando cada vez mais e atingindo os objetivos propostos. (Fonte: Assessoria)

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Publicidade
Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.