Publicidade
Publicidade
Publicidade
:
Seg
24/11/14
Araguaína

Parcialmente Nublado

33º 17º
  • Artpalco realiza teste de atores para atuarem no espetáculo A Poção do Amor

    NESTA SEXTA - 15.08.14 08h49

    O Grupo Artpalco realizará nesta sexta-feira, 15, em Araguaína, um teste para atores, atrizes e músicos que queiram fazer parte do espetáculo "A Poção do Amor", que circulará várias capitais e cidades do Brasil em 2015.

    Os testes são gratuitos e realizados às 19 horas no Studio Em Cena que fica situado atrás da Clínica Fêmina, na Rua C, 429 – Setor George Yunes. Para se inscrever o candidato deve ter acima de 16 anos e confirmar presença pelos telefones 3421-3605 ou 9227-1277. Os candidatos devem ir com roupas leves.

    Os aprovados integrarão o elenco do espetáculo que apesar de estreado precisará de mais dois elencos, pois tem viagens marcadas para vários lugares do Brasil no decorrer de 2015. O pagamento é feito por apresentação e o candidato deve ter disponibilidade à noite para ensaios e viagens aos finais de semana.

    A Poção do Amor

    Trata-se de um espetáculo leve, divertido, que mescla teatro, dança e música e foi elaborado e pensado para toda a família. Os personagens são lúdicos e representam pássaros da região amazônica. Além do colorido e belo figurino, o espetáculo interage com apitos, instrumentos e elementos que despertam a imaginação e interesse das crianças. Toda a sonoplastia é feita ao vivo.

    A peça já foi apresentada em Araguaína/TO, Xambioá/TO, Palmas/TO, Uberlândia/MG e Salvador/BA onde foi indicada aos prêmios de melhor sonoplastia e melhor 
    iluminação no FESTIVAL IPITANGA DE TEATRO. Fez parte do projeto Aldeia Jiquitaia do SESC/TO e contemplada pelo Edital da Fundação Cultural do Tocantins pelo Prêmio Arnauld Rodrigues de apoio às Artes Cênicas que percorrerá além de Palmas as cidades de Porto Nacional, Gurupi, Araguaína e Belém/PA. 

    Foi também aprovada pela Lei Rouanet que tem como meta percorrer 5 capitais da região Norte e cidades ribeirinhas do nosso rico Tocantins.

     

  • Com programação esportiva e show, Praia da Ponta encerra temporada

    ARAGUATINS - 11.08.14 10h09

    Mais uma temporada na Praia da Ponta, chegou ao fim. Neste domingo, 10, a Prefeitura Municipal preparou uma vasta programação esportiva que premiou atletas no futebol e vôlei de praia, nas categorias masculino e feminina. A premiação foi entregue antes do show da banda Luxúria.

    Com novo vocalista, a banda baiana fez o show mais esperado dentro da programação do verão 2014. Milhares de banhistas aproveitaram a desenvoltura de som e letra do estilo arrocha ostentação, cantadas pelo novo vocalista, Koioty, que tem a voz semelhante a do seu antecessor, Neto LX, que assinou contrato com a Salvador Produções, mesma empresa dos cantores Sinho Ferrary, Léo Santana, Parangolé e outros.

    A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Damiana Maria de Morais Miguel, agradeceu a todos os colaboradores, turistas e ao prefeito Lindomar Madalena, que incentivou a realização do evento. Ela também lembrou do trabalho desenvolvido pela Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Marinha, Aciat e Sebrae.

  • Projeto incentiva criatividade e contribui na geração de renda

    RECRIARTE - 11.08.14 09h30

    Com três núcleos na Capital, o projeto de geração de renda do governo do Estado, Recriarte, oferece cursos de curta duração que incentivam a criatividade e ajudam na complementação da renda. Após o curso, as habilidades adquiridas em atividades como artesanato e costura básica, por exemplo, podem ser desenvolvidas pelas alunas em suas próprias casas.

    No primeiro semestre de 2014, 650 famílias foram beneficiadas com a participação nos cursos que são completamente gratuitos. Para este semestre, são 17 turmas ofertadas, com até 25 alunos cada.

    As aulas, que acontecem nos períodos matutino e vespertino, tiveram início no último dia 4, nos três núcleos do Recriarte e, segundo a coordenadora do projeto, Aparecida Seixas, podem ser realizadas por qualquer pessoa. “As pessoas interessadas em realizar um dos cursos devem procurar o núcleo mais próximo e fazer o cadastro para realização dos cursos, independentemente da renda familiar”, explicou.

    Os cursos de patch work, depilação, crochê, costura básica, manicure e pedicure, arte em vidros, bordado livre, customização, pintura em tecido, captonê, ponto russo, bonecas e pintura em MDF, são divididos entre as unidades da região norte, Jardim Aureny I e Jardim Aureny III.

    De acordo com a coordenadora, o curso de costura básica é o de maior duração, com quatro meses, mas os cursos mais curtos são ofertados várias vezes durante o semestre. “Temos cursos de 60 horas que, assim que termina uma turma, já inicia outra. Só paramos mesmo no período de férias”, comentou.

    Para mais informações sobre os cursos ofertados pelas unidades da região norte, Jardim Aureny I e Jardim Aureny III os interessado podem entrar em contato pelos telefones (63) 3218-2051, 3218-2047 e 3218-1985, respectivamente.

  • Após pressão de artistas, Rick entrega cargo de secretário do Estado

    NÃO VINGOU - 06.08.14 09h39

    Da Redação
     

    O cantor e produtor cultural Geraldo Antônio de Carvalho, o Rick, da dupla Rick e Rener, entregou nesta nesta terça-feira, 5, o cargo de secretário extraordinário de Promoção Cultural do Estado, na qual estava à frente da Secretaria desde o dia 13 de janeiro deste ano. O anúncio foi feito através de uma carta na qual ele afirma que sua intenção, enquanto secretário, foi de reforçar o nome e a arte do Estado como artista e como parte de uma gestão.

    A atuação de Rick gerou um grande descontentamento na classe artística do Estado que através da União dos Artistas do Tocantins protocolou em 23 de junho, uma carta direcionada ao governador Sandoval Cardoso (SD) pedindo a exoneração do secretário.

    No documento, os artistas alegam que Rick não teria condições de representar a classe, já que o mesmo não conhece e nem tem debatido as demandas dos artistas, tão pouco assuntos da gestão cultural.

    Vale ressaltar que a Secretaria gerida por Rick, foi criada este ano pelo então governador Siqueira Campos (PSDB). O cantor assumiu a pasta no dia 14 de janeiro. Na época, a nomeação de Rick causou bastante polêmica, pelo fato de que mesmo assumindo a pasta, o secretário não precisaria morar no Estado já que as atividades seriam desempenhadas de Brasília (DF).

    Outro fator que foi bastante questionado com a nomeação de Rick, foi o salário do cantor para administrar a Secretaria: R$ 13,5 mil (treze mil e quinhentos reais). Na época, a assessoria de Rick se manifestou apenas sobre a atuação do cantor afirmando que à frente da pasta, ele pretendia manter o diálogo direto com a classe artística.
     


    Confira a íntegra da carta entregue pelo ex-secretário:

    "Ao aceitar o convite do Governo Estadual do Tocantins para assumir o cargo de Secretário Extraordinário de Promoção Cultural minha intenção não era outra senão reforçar o nome e a arte do meu Estado onde quer que eu estivesse, como artista e como parte de uma gestão.

    Tocantinense, com raízes em Monte do Carmo, sonhei e sonho, como qualquer um de nós, com a valorização das nossas manifestações culturais e sua expansão a ponto de alcançar a promoção de uma democracia cultural que vá além das fronteiras regionais e nacionais.

    Contudo, compreendo que o Estado tem prioridades mais urgentes no setor cultural, o que inviabilizaria, neste momento, um planejamento orçamentário que permitisse a expansão das políticas culturais estaduais além de suas fronteiras.
    Independentemente das criticas feitas e dos movimentos contrários à gestão cultural no Tocantins, o cenário me fez repensar o meu papel como secretário extraordinário, neste momento.

    Agradeço o apoio da administração estadual e de todos aqueles que, por alguma razão, estão compromissados com o fortalecimento das políticas culturais que projetem a cultura tocantinense.

    Ao reafirmar a minha disposição de continuar levando o nome do meu querido Estado do Tocantins de forma positiva a todos os cantos por onde andar, e de me colocar à disposição para trabalhos futuros em prol da cultura, declino do cargo de Secretário Extraordinário de Promoção Cultural, em caráter irrevogável, agradecendo a confiança depositada em mim pelo ex-governador Siqueira Campos e pelo governador Sandoval Cardoso.

    Geraldo Antônio de Carvalho (Rick)"

     


  • Empresária na Alemanha quer Jalapão em roteiro para europeus

    TURISMO TOCANTINS - 04.08.14 13h45

    O Jalapão pode entrar no roteiro Turístico de uma das agências mais conceituadas da Alemanha. A empresária Vag-lúcia Gomes Borges é natural de Araguacema, mora na Europa a mais de duas década e quer incluir o Jalapão em roteiros internacionais.

    Em uma visita ao gabinete do vice-governador, Tom Lyra, ela demonstrou o interesse de incluir o Tocantins em seus roteiros de viagens. “Esse estado é muito rico, a minha cidade, por exemplo, tem muitas belezas, mas essas belezas ainda estão mantidas em segredo internacionalmente”, disse ela.

    Em uma das suas visitas ao Brasil, a empresária esteve no Tocantins para rever familiares e aproveitou para conhecer “in loco” a estrutura das operadoras que prestam serviços no roteiro do Jalapão. “Preciso conhecer esse roteiro, como é o funcionamento das operadoras, para só depois oferecer esse serviço para turistas europeus”, explicou a empresária.

    O vice-governador Tom Lyra, disse durante o encontro que a empresária é um caso de orgulho para o estado e que seu sucesso pode trazer bons frutos para o Tocantins. “Vag-lúcia pode ser uma embaixadora tocantinense de prospecção de negócios na Alemanha, essa ideia já vou levar para o Sandoval e tenho certeza que ele vai concordar”, frisou o gestor. A empresária já atuou em favor do Tocantins na Europa, ela deu suporte na realização de um evento da Secretaria de Insdústria e Comércio na Alemanha.


    Jalapão
    Atualmente, o Jalapão é um dos principais roteiros internacionais no Tocantins. O local encanta por oferecer o chamado turismo de aventura e o turismo ecológico.

    Além das dunas, cachoeiras, rios, serras e fervedouros, o local também é conhecido por oferecer o famoso artesanato em capim dourado. A temporada de maior movimentação é entre janeiro e fevereiro e em agosto e setembro. 

  • Artista Rafael Cortez apresenta show de humor em Palmas

    DE TUDO UM POUCO - 01.08.14 10h21

    Rafael Cortez apresenta show de humor em Palmas.

    O humorista Rafael Cortez apresenta em Palmas o show de humor 'De Tudo um Pouco', na sexta-feira (8), às 20h, no Teatro Fernanda Montenegro. O artista é cantor, ator, músico e jornalista. Ele elabora um roteiro diversificado para a apresentação, minutos antes de subir ao palco.

    De acordo com a produção do evento, Rafael Cortez usa a criatividade e o improviso para interagir com o público, criando a cada apresentação, um ambiente diferente e descontraído.

    A classificação do show é 16 anos e os ingressos custam entre R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com o produtor Emivaldo Andrade no telefone (63) 8406-6866.

    Serviço

    Onde? Teatro Fernanda Montenegro - Área Verde 302 Sul, avenida Theotônio Segurado, s/n, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
    Quando? 8 de agosto.
    Horário: 20h.
    Ingressos: Overend - Palmas Shopping

  • Temporada de verão em Miracema já soma público de 45 mil

    VERANEIO - 29.07.14 17h53

    Os números são da Polícia Militar e de acordo com o contabilizado até o último final de semana, 45 mil pessoas estiveram em Miracema participando da temporada de verão 2014. Ainda de acordo com a PM os números podem subir já que a programação continua na cidade.

    Além do sucesso do Miracaxi que contou com atração como Jamil e Uma Noites, Saia Rodada, Luxúria e Kuarto de Empregada, a praia Mirassol é responsável também pela presença significante de turistas na cidade.

    Segundo a prefeitura Municipal, todo o comércio foi movimentado e já se pode comemorar mais está edição do veraneio. Para o secretário da Juventude, Cultura e Turismo, Jessé Nascimento, a organização da gestão municipal, investimentos e a colaboração dos comerciantes que acreditaram no Verão 2014 justificam o sucesso. Jessé ainda citou o Boia Cross como outro atrativo que já se consolida na cidade.

    “ A cidade está organizada. Temos bares, restaurantes, serviço de taxi e mototaxi, além de hotéis. A prefeitura organizou a programação e as atrações estão fazendo a diferença. A média de público na praia é satisfatória e estamos felizes”, comemorou.

    Responsabilidade

    A prefeita Magda Borba também comemorou os primeiros números. “Ter um fluxo de pessoas nesta quantidade é muito gratificante para nós. Assumimos a responsabilidade e estamos oferecendo uma temporada com qualidade. A prefeitura não mediu esforços para tornar Miracema um local atrativo durante o verão e isto está nitidamente refletido no sucesso da nossa temporada”, frisou.

    Programação

    Para o último final de semana a praia Mirassol conta com o show de Heder Giordane e Banda, no sábado,2, e no domingo,3, será a vez do grupo miracemense Os Negros. (Fonte: Ascom)

  • Carnaxam recebeu turistas do TO e PA no final de semana

    XAMBIOÁ - 28.07.14 14h16

    Se dizem que a temporada de praia de Xambioá é ‘quente’, pode-se afirmar que ela ‘pega fogo’ com a realização do Carnaxam, o maior Carnaval fora de época do Bico do Papagaio. Durante três dias, geralmente realizado na última semana de julho, o evento agita a população e aquece a economia local: beneficiando toda a cadeia que compõe o segmento turístico. A abertura realizada nesta última sexta, 25, pela banda Babado Novo, reuniu mais de três mil pessoas na avenida Araguaia.

    No sábado, 26, a animação prossegue com o Patchanka no palco montado na cidade e com um torneio de Handebol na praia. No domingo, 27, último dia, foi a vez da banda Pixxane. Isso, sem contar que, em todos os dias do Carnaxam, além do show principal, os foliões puderam manter a animação nas tendas montadas pela Prefeitura no circuito, ao som de música eletrônica, com boa aceitação na região. 

    Segundo a prefeita Sílvia Ferreira Chaves, a maioria do público que participou do evento é proveniente de cidades do próprio Estado: “Araguaína, Araguanã, cidades vizinhas… Mas, a cada ano,”, prossegue ela, “percebe-se uma presença de turistas provenientes do Pará, principalmente de Marabá e de São Geraldo do Araguaia”, cidade paraense localizada na margem esquerda do rio Araguaia, na mesma altura da localização de Xambioá. “O Turismo de Xambioá está sendo resgatado e fortalecido com o Carnaxam”, reforçou Silvia.

    “Estou em São Geraldo passando férias e não poderia deixar de vir ao Carnaxam. Lá todo mundo comenta que é muito bom e eu vim pra comprovar: é muuuito bom, mesmo!”, avalia com entusiasmo o estudante de Enfermagem, Álison Lima, natural de Goiânia-GO. Ele veio juntamente com a amiga que reside do outro lado da margem do Araguaia, Suelen Kelen Leitão, também estudante. “Sempre venho aos eventos daqui, principalmente ao Carnaxam, que eu adoro”, diz Suelen.

  • Evento gospel reunirá vários artistas regionais no Costa Esmeralda

    LIBERTASOM - 28.07.14 12h49

    A cantora Idma será uma das levitas que vai ministrar o louvor no evento.

    A Prefeitura de Araguaína apoia o projeto LibertaSOM, que acontece neste sábado, 09 de agosto, a partir das 19 horas, no Residencial Costa Esmeralda. Esta é a segunda edição do projeto "Liberta Som - Libertando Vidas", voltado para o público cristão da cidade. A primeira edição do evento aconteceu no dia 21 de junho, no povoado Novo Horizonte.

    A palavra será ministrada pela preletora Suzana Salazar e contará com a participação especial de vários artistas gospel. As cantoras Idma Brito, Biane Trindade, os músicos Claudiel Santos, João Gonçalves, André Santos, o grupo Fé-Meninas, Talita & Banda e a Banda Refúgio são algumas das atrações da segunda edição do LibertaSOM. O evento, organizado pelo Instituto Tocantinense Hoje - Construindo Sonhos, conta ainda com o apoio das Lojas Nosso Lar, Supermercados Baratão e da Via Brasil TV/Rede Super.

    Projeto

    O próximo LibertaSOM acontece no próximo dia 16, às 19h30, na Praça das Bandeiras. Na oportunidade, o cantor Claudiel Santos lança seu primeiro CD, o “Conquistador”. O evento contará com a participação especial de Géssica Santos, João Gonçalves, Idma Brito, Talita & Banda, Fé-Meninas, Biane Trindade, Banda Refúgio e André Santos. Outros quatro eventos estão programados para acontecer em Araguaína esse ano nos setores Nova Araguaína, Maracanã, Eldorado e Jardim das Flores. (Fonte: Ascom Prefeitura de Araguaína)
     


     

  • Temporada termina mas verão na Praia da Gaivota vai até setembro

    TURISMO TOCANTINS - 28.07.14 11h27

    Araguacema, a mais completa cidade turística do Tocantins, faz hoje 202 anos de fundação e comemora com gala a idade, junto com turistas e araguacemenses. E tem motivos para estar feliz a prefeita Isabella Simas, que encerrou neste final de semana a Temporada de Praias 2014, institucionalizada na Praia da Gaivota, segundo ela registrando a presença de mais de 80 mil visitantes, superando a marca do ano passado. Mantendo a excelência dos projetos anteriores, sua mais famosa praia ofereceu a beleza magnífica da grande extensão de areias brancas e a transparência e mornitude das águas do rio Araguaia para deleite dos frequentadores constantes e dos novos apaixonados.

    O período oficial de Temporada de Praias terminou mas até setembro o atrativo pode ser frequentado, sem o conforto do projeto grandioso, mas permitindo que os visitantes montem seus acampamentos como escolherem e sempre contando com apoio de barqueiros e dos estabelecimentos da cidade. Apenas devendo levar iluminação porque a atual será desativada mas ainda permanecendo a rede de água potável e a estrutura do Centro de Atendimento ao Turista, em frente à praia, com todas as informações aos visitantes.

    Reformada e ampliada, a Orla da avenida Beira Rio já é por si só um cartão postal, concentrando mirantes, jardins, restaurantes e pousadas, além de comércio informal de adereços de praia. Um público excepcional veio assistir apresentações musicais de bandas nacionais como a Babado Novo, Kuarto de Empregada e Selva Branca, da Bahia, que tocou na sexta-feira, dia 25, pela primeira vez no Tocantins, introduzindo seu estilo. No sábado pisaram o grande palco as bandas ZoomBoxx e de Eduardo Melo, animando os turistas para a presença da ex-BB Cacau, que apresentou o concurso Miss Veraneio, elegendo Letícia Queiroz de Matos a vencedora.

    A praia da Gaivota e sua Temporada de lazer são aguardados por pequenos empresários que se deslocam de outros estados como Wagner Gama de Souza, que trabalha com brinquedos infantis, como o Tobogã e o futebol de sabão. Cobrando 5 reais por 10 minutos de subidas e descidas até a água e até 300 pessoas pagantes, volta a Goiânia, em Goiás, com a renda mensal acrescida e a satisfação garantida.
    Ganharam a turista de Dois Irmãos Sulamita de Souza que veraneou todos os finais de semana em casa alugada por ela e parentes; o artesão de Goiânia Galileu Viana, que vem há 5 anos à praia da Gaivota com estande de bijuterias, e onde também trabalha com tatuagens, ao preço de 50 reais. Duas associações de barqueiros estavam a postos de dia e de noite, com passagens ao preço de 5 reais ida e volta; o vendedor de crepes Hércules Morais, 17 anos vendeu até 300 delícias por semana a 3 reais a unidade. E os 20 barraqueiros alojados na praia também com motivos para comemorar mas sem descanso já que se deslocam para a Romaria do Senhor do Bonfim, no município, de 6 a 15 de agosto próximo.

    Hotéis e pousadas com todos os finais de semana sem vagas e com preços inflacionados em até 50%, deram grande impulso aos empresários. Também aos comerciantes que estocaram seus produtos mas não tiveram prejuízos. Para que a economia da comunidade recebesse esta força, a prefeita Isabella reuniu os segmentos diretamente ligados ao setor turístico no dia 06 de junho e discutiu o projeto da Temporada de Praia com todos. E ela assegura que os ganhos financeiros superaram os possíveis percalços.

    O Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR) conveniou com a prefeitura de Araguacema o repasse de 120 mil reais para aplicação em locação de tendas, palco e iluminação, sanitários e demais itens de estruturação da praia. Este recurso foi normatizado através de Portaria que ordenou os atrativos de nível A, considerando o fluxo turístico. A ADTUR realizou também Dianóstico em todas as praias, relacionando os pontos positivos e negativos dos projetos, devendo apresentar ao final a todas as comunidades, os resultados para que no próximo ano sejam corrigidos e melhorados e tragam mais satisfação aos visitantes. (Fonte: Ascom Adtur)

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.