Publicidade
Publicidade
Publicidade
:
Sex
31/10/14
Araguaína

Pancadas de Chuva

33º 19º
  • Descida de Balsa Ecológica acontece no próximo sábado

    PEDRO AFONSO - 23.07.14 13h04

    Acontece no próximo sábado, 26 de julho, em Pedro Afonso, a V Descida de Balsa Ecológica. A saída será em um local localizado há cerca de 500 metros acima da Barra do Lajeado e a chegada na praia do Rio Sono, por volta das 16h30.

    A balsa foi construída utilizando materiais como metalon, piso naval e tambores, considerados ecologicamente corretos, possui 72 m² e tem capacidade para transportar 132 pessoas, mas deve levar 80 pessoas nesta edição do passeio.

    Um ônibus vai fazer o transporte dos participantes até o local da saída. Ele parte da Praça Coronel Lysias Rodrigues às 8 horas.

    Para participar basta comprar o passaporte que custa R$ 100,00 por pessoa e dá direito a camiseta, viseira, seis fichas de bebidas, churrasco, almoço e música ao vivo com sanfoneiro. Quem for acompanhar em outras embarcações pode adquirir a camiseta e a viseira pelo valor de R$ 35,00. Interessados em participar podem ligar nos telefones 8415-0956 (Alba Maria), 8408-4352 (Evanis) ou 8414-0860 (Chica).

    Os organizadores alertam que é obrigatório o uso de colete salva-vidas durante todo o percusso. A segurança dos participantes foi solicitada a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e Companhia Individual de Polícia Rodoviária Ambiental (Cipra).

    Pedro Afonso Ecológico
    A V Descida de Balsa Ecológica é uma iniciativa do Projeto Pedro Afonso Ecológico, criado em 2009 com o objetivo de conhecer e preservar os Rios Sono e Tocantins, e as nascentes de água da região de Pedro Afonso. O trabalho é coordenado por Alba Maria Brito Cardoso, Maria Francisca, Evanis e Julhão.

    A ação ambiental também busca mapear áreas degradadas das nascentes e matas ciliares dos Rios Sono e Tocantins e nascentes da região; reflorestar áreas degradadas da mata ciliar, com plantas nativas da região, e arborizar áreas da cidade e pátios das escolas e órgãos públicos.

    São parceiros do projeto a Coapa, Syngenta, Matriz Máquinas e Suprimentos, Centro-Norte Notícias, É Notícias, Supermercado Primão, Mineirão Carnes e Academia Focus.(Fonte: Ascom)

  • Praias e cachoeira atraem turistas a Itaguatins nesta temporada

    BICO DO PAPAGAIO - 23.07.14 12h48

    Em Itaguatins, no Bico do Papagaio, duas praias com características opostas, atraem um público de mais de 30 mil veranistas durante a Temporada de Praias, triplicando sua população. Este público flutuante procura as delícias naturais da Praia Remanso dos Botos, com barracas gastronômicas e de bebidas, feitas com palha de babaçu; e a Praia Tio Claro, esta utilizando estrutura de tendas para receber os visitantes. Situadas na orla da cidade, são de fácil acesso e com estacionamento à vontade, e dão visão das belezas do rio Tocantins e da cachoeira Santo Antonio.

    Entre as atrações de shows com bandas nacionais a programação incluiu a tradicional Cavalgada da Amizade semana passada, que teve a participação de mais de 700 cavaleiros. Para o dia 27 de julho, está previsto o concurso Garota Ambip – Associação dos Municípios do Bico do Papagaio e também a versão masculina.

    A atratividade natural de Itaguatins foi recompensada com a implantação da Orla na avenida Beira Rio, com barzinhos e lanchonetes tornando bem agradável o passeio e o lanche de final de tarde. Para as crianças o calçadão é um local de diversão na caminhada até as praias, e de desfiles de visitantes para apreciar o por do sol.

    A Temporada de Praias na Praia Tio Claro segue até 10 de agosto e na Remanso dos Botos vai até novembro. A programação musical traz a Itaguatins turistas de 37 cidades da região do Bico do Papagaio acrescida de uma grande presença de visitantes de Imperatriz, no vizinho Maranhão, que pode ser via fluvial e terrestre, com a facilidade da ponte que interliga os dois estados em São Miguel do Tocantins, a apenas 40 km.

    Veja também

    O grande cartão postal da cidade é a cachoeira de Santo Antonio, no lado sul do rio Tocantins. O atrativo chama a atenção pela força das águas espraiadas, com correnteza selvagem no canal do rio e a presença de paredão de rochas que impedem a passagem da navegação e formam um belo cenário.

    A turbulência e potência das águas permitem a prática de esportes como rafting e canoagem, mas, de forma contrastante, surgem piscinas rasas onde banhistas se deliciam em segurança. O som sussurante da cachoeira é ouvido em qualquer lugar da cidade.

    O roteiro turístico de Itaguatins é completado pela imponência dos painéis externos da igreja matriz, que retratam figuras de santos católicos impressos em azulejos, arte inspirada em Portugal. O visitante também deve seguir até o bairro do Descarreto, a parte mais antiga da cidade, onde casario com arquitetura em traços coloniais permanece relembrando a criação do povoado ao redor da antiga fazenda Santo Antonio, acima da cachoeira.

    O nome da cidade, Itaguatins, é a junção do prefixo ita, que significa pedra em tupi-guarani, com a terceira e última sílaba dos nomes dos rios Araguaia e Tocantins.  
     

  • Dia do Evangélico terá show do cantor gospel Fernandinho

    AXIXÁ - 21.07.14 16h52

    Um dos maiores nomes da musica gospel nacional, estará na próxima sexta-feira, 25, em Axixá do Tocantins, para comemorar o Dia do Evangélico no município. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal e pelo Conselho de Pastores de Axixá. O show acontecerá a partir das 19h, na Praça Três Poderes.

    Fernandinho que iniciou a carreira em 2001, quando gravou seu primeiro CD ‘Formoso És’. Na discografia do artista conta ainda com os trabalhos ‘Abundante Chuva’, ‘Sede de Justiça’ e ‘Uma Nova História’. Atualmente, Fernandinho trabalha na divulgação do álbum ‘Teus Sonhos’.

    Auri-wulange Ribeiro Jorge, prefeito de Axixá comentou sobre sua expectativa para o evento e agradeceu pelas oportunidades recebidas. “Tenho todos os dias agradecido a Deus, pelo momento que estamos vivendo em nossa cidade e em nossas vidas e por todas as bençãos alcançadas. Lembrando sempre que temos em nossa família a base de nosso crescimento social e espiritual”, declarou o prefeito.

  • Projeto cultural vai retratar em exposições, igrejas do Tocantins

    HISTÓRIA - 21.07.14 16h43

    Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição.

    Após a assinatura do Termo de Compromisso garantindo a produção e circulação da exposição Igrejas do Tocantins – Revelando a História por sete cidades tocantinenses, a equipe do projeto agora busca apoio para a produção de um livro fotográfico sobre o tema.

    O projeto aprovado pelo Prêmio FuncultKathiê Tejeda 2013, de Apoio às Artes Visuais no Tocantins prevê o registro fotográfico e levantamento histórico sobre as principais igrejas do Estado, localizadas nos municípios de Porto Nacional, Monte do Carmo, Natividade, Chapada da Natividade, Arraias, Conceição do Tocantins, Tocantínia, Tocantinópolis, Araguacema, Pedro Afonso e Nazaré. De todo o acervo, serão selecionadas as 28 imagens que integração a exposição, que terá vernissage em Palmas e, no primeiro momento, circulará pelas cidades de Araguaína, Tocantinópolis, Arraias, Gurupi, Miracema e Porto Nacional, numa parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

    Porém, prevendo a riqueza do material a ser registrado, o fotógrafo Emerson Silva acredita na viabilidade de um livro com mais de 100 imagens, além de informações sobre a história de cada igreja, influência arquitetônica, importância no contexto social e cultural de cada município. “Nossa intenção não é somente apresentar ângulos bonitos de nossas igrejas, e sim resgatar estes verdadeiros símbolos da cultura tocantinense, independente de religiosidade”, afirma.

    A equipe está em busca de parceria para a publicação de um livro com cerca de 136 páginas, belas imagens e muita informação. Com tiragem de 1.000 exemplares, a proposta é fazer uma distribuição dirigida a instituições de ensino fundamental, médio e superior do Estado, além de universidades federais, órgãos culturais estaduais, Ministério da Cultura, Iphan, Funarte, Biblioteca Nacional, museus.

    Muito a revelar

    Ao se pensar em igreja histórica no Tocantins, logo vem à mente as mais conhecidas, como a Matriz Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional, e a Matriz de Nossa Senhora da Natividade, em Natividade. Porém, durante pesquisa realizada para a fundamentação do projeto Igrejas do Tocantins – Revelando a História chegou-se a 11 municípios merecedores de atenção e registro fotográfico: Porto Nacional, Monte do Carmo, Natividade, Chapada da Natividade, Arraias, Conceição do Tocantins, Tocantínia, Tocantinópolis, Araguacema, Pedro Afonso e Nazaré.

    “Algumas igrejas estão bem descaracterizadas, tiveram sua arquitetura original muito alterada, mas achamos importante mantê-las no projeto, em função de sua importância histórica”, explica Emerson, que tem em seu currículo importantes projetos na área de registro do patrimônio histórico e cultural tocantinense e dois prêmios em nível nacional – foi o único tocantinense contemplado nas duas primeiras edições do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras – Categoria Artes visuais/Fotografia (2010 e 2012), ao registrar duas comunidades quilombolas tocantinenses, Lagoa da Pedra, localizada em Arraias, no sudeste do Estado, e Cocalinho, em Santa Fé do Araguaia, na região norte.

  • Jamil agitou a primeira noite do tradicional Miracaxi 2014

    MIRACEMA - 19.07.14 11h45

    Com uma mistura de hits do passado e da atualidade, Jamil e Uma Noites agitou a primeira noite do Miracaxi 2014. A festa organizada pela prefeitura de Miracema por meio da Secretaria de Juventude, Cultura e Turismo e que acontece no Ponto de Apoio, centro da cidade, promete reunir cerca de 40 mil pessoas este ano. O balanço de foliões presentes da festa ainda não foi divulgado pela organização e também pela Polícia Militar, responsável pela segurança no local.

    O secretário de Juventude, Jessé Nascimento, está empolgado com a festa e garante que o Miracaxi 2014 vai ser um verdadeiro sucesso. " Vimos uma pista repleta de foliões, uma noite alegre. Os contratempos acontecem mais não vão interferir no andamento normal desta edição", esclareceu Jessé.

    A prefeita Magda Borba que também participou da abertura do evento comemorou a primeira noite e afirmou que a cidade está de parabéns. " O comércio se preparou e vai vender e lucrar durante os dias de Miracaxi. A estrutura está bem montada e conta com autorização dos órgãos competentes para sua realização", confirmou Magda.

    Neste sábado,19, a animação do Miracaxi 2014 conta com os shows de Saia Rodada Elétrico e Kuarto de Empregada. No domingo será a vez de Luxúria e Balagandaya. A festa é totalmente gratuita. (Fonte: Ascom Prefeitura)

  • Luxúria: a curtição de Hollywood se apresenta em Araguaína

    OLYMPIA SHOWS - 19.07.14 10h35

  • Cavalgada em Pedro Afonso pretende reunir mais de mil participantes

    TRADIÇÃO - 19.07.14 08h46

    Para encerrar a programação da XXVII Exposição Agropecuária de Pedro Afonso acontece na manhã deste domingo, 20 de julho, a tradicional cavalgada.

    A concentração será a partir das 8 horas na entrada do Setor Aeroporto II. De lá as comitivas e demais participantes irão percorrer várias ruas e avenidas da cidade. O encerramento será no Parque de Exposições João Damasceno de Sá, com um almoço e sorteio de vários brindes como celas, chapéus e outros apetrechos usados pelo homem do campo.

    Segundo o presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (Sirpar), Evandro do Cartório, a intenção é reunir cerca de 1200 animais e comitivas de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Tupirama, Guaraí, Itacajá, Fortaleza do Tabocão e Colméia.

    Para facilitar a participação dos moradores da zona rural, o Sindicato Rural disponibilizou seis veículos para transportar pessoas e animais até Pedro Afonso, bem como levá-los de volta às suas propriedades.

    Feira

    A Expo Pedro Afonso 2014 começou no último dia 14 de julho. Na programação exposições de animais e máquinas, capacitações (cursos, palestras e rodadas de negócios), atendimentos na Unidade Móvel de Saúde do Senar, rodeio profissional, festival de música, boate, Rádio Rural e show.

    A iniciativa é do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Senar, Sebrae e Prefeitura de Pedro Afonso. O evento tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (Acipa) e do Governo do Estado do Tocantins, além do patrocínio de várias empresas da região. (Fonte: Ascom)

  • Ótima Music & Lounge apresenta em agosto: Neon Party

    EM ARAGUAÍNA - 19.07.14 08h39

  • Em Peixe, Praia da Tartaruga atrai turistas de outros Estados

    TEMPORADA DE PRAIAS - 18.07.14 11h45

    Localizada a 302 quilômetros da Capital, Palmas, a cidade de Peixe oferece boas alternativas nesta Temporada de Veraneio. Uma das mais procuradas é a praia da Tartaruga. Devido às suas belezas naturais, aliada à diversidade de opções de lazer, é frequentada por tocantinenses, especialmente das cidades vizinhas, mas também por turistas de estados a exemplo do Goiás e de Minas Gerais. “Sou goiana, mas sempre preferi as praias do Tocantins”, revelou Cleide Sampaio, natural de Ceres, GO.

    Este ano a infraestrutura da Tartaruga foi terceirizada para uma Associação, que ficou responsável desde os equipamentos da travessia, aos montados na praia, a exemplo de banheiros, tendas, palco, som e programação de shows. A cidade oferece quantidade razoável de hospedagem. Porém, aos que preferem maior contato com a natureza, a boa pedida neste período é acampar na praia. Lá é possível optar por locais muito ou pouco agitados.

    Campings

    Um dos diferenciais da Tartaruga é a oferta de hospedagens em campings instalados em áreas delimitadas na praia. A maioria funciona assim: ao valor de R$ 200 reais, por pessoa, adquire-se o direito de armar a barraca na área “privada”, além do café da manhã, duas refeições, refrigerante, água e atendimento pela equipe de apoio. O valor é o suficiente para três dias de hospedagem, incluindo fins de semana. O local é equipado com chuveiro elétrico e banheiro privado. O valor não inclui bebidas alcoólicas nem a travessia, cobrada ao valor de R$ 20 reais – ida e volta.

    Rodrigo Ponce é sócio de um dos campings. Ele e quatro amigos alugaram um espaço na praia ao valor de R$ 4 mil e apostaram num empreendimento para o veraneio. “Acreditamos que teremos um bom retorno”, almejou. Segundo ele, o camping tem recebido especialmente turistas de outros estados. “Oferecemos mais praticidade e conforto, especialmente para quem vem de mais longe, pelo fato de a pessoa não precisar se preocupar com as tralhas necessárias para um bom acampamento”, garantiu.

    E foi em um das mais de duas dezenas de campings instalados na Tartaruga, que o zootecnista Túlio Francisco de Assis escolheu para passar uma semana. Organizador de um grupo, acampou com a namorada, um casal de amigos e uma criança. Naturais de Porangatu (GO), a 200 quilômetros de Peixe, há quatro anos frequentam o local. A princípio iriam para Luis Eduardo Magalhães, distrito de São Miguel (GO), mas preferiram optar pelo Tocantins. “Aqui a praia é limpa e não tem mosquitos”, disse ele acrescentando: “a ordem aqui é ficar à toa (risos)”.

    Proveniente de Joviânia (GO), família do comerciante João Quened, “com escrita abrasileirada, mesmo”, ressaltou, optou por acampar pela segunda vez na praia de Peixe, especialmente pela oportunidade do contato com a natureza. Composta por um grupo de 17 pessoas, de várias faixas etárias, preferiu ficar em uma área escolhida por eles mesmos, próximo à água. Para isso, não tiveram que pagar nada, além da travessia. “Aqui é um paraíso, o povo é educado, recebe bem”, justificou.

    Tartaruga

    A praia recebe este nome em decorrência da grande concentração de quelônios (tartarugas) que todos os anos, em meados de setembro, fazem a desova no local. Além da hospitalidade, característica do tocantinense, a paisagem é de encher os olhos e de fazer o veranista se sentir privilegiado. (Fonte: Ascom Adtur)

  • Prefeito consegue licença para praia funcionar e agora terá apoio da PM

    ARAGUANÃ - 17.07.14 12h27

    Da Redação


    A praia de Araguanã agora tem autorização ambiental para funcionar. A informação foi repassada ao Portal O Norte, pelo Comandante da Polícia Militar de Araguaína, Major Silva Neto, que já confirmou para este final de semana o reforço da PM para dar suporte na Praia de Ilha Grande, oficial da cidade.

    De acordo com Major Silva Neto, o prefeito encaminhou um ofício na tarde de ontem, 16, com a autorização ambiental de funcionamento emitida pelo Naturatins na data de 14 de julho com vencimento em 15 de setembro deste ano.

    Com a licença confirmada, Major Silva Neto garantiu que o Comandante da Companhia já está autorizado a encaminhar policiamento para a praia oficial da cidade.

    Entenda

    No final de semana passado, o prefeito Alan Brasil se manifestou indignado em seu perfil na rede social Facebook, afirmando que a Polícia Militar não estava fazendo a segurança na praia. Em resposta ao posicionamento do prefeito, o Comandante Major Silva Neto, explicou em nota que não encaminhou efetivo para o local porque a praia não tinha licença ambiental pra funcionar e garantiu que os militares só fariam o policiamento na praia quando todas as documentações estivessem regularizadas.
     

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.