Publicidade
Publicidade
Publicidade
:
Ter
29/07/14
Araguaína

Predomínio de Sol

36º 18º
  • Prefeitura intensifica Operação Lei Seca na temporada de praia

    PALMAS - 07.07.14 12h51

    A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito (agentes de trânsito e Guarda Metropolitana) em parceria com a Polícia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), durante este mês de julho, temporada de praia na Capital, vai intensificar as ações voltadas à operação “Lei Seca Eu Apoio” em diversos locais da cidade.

    As ações serão realizadas todos os finais de semana, antes do início da programação de shows, nos acessos das praias e também ao final da programação.

    “Este trabalho já está sendo realizado frequentemente, mas neste período aumenta o número de festas, muitos visitantes, acaba que o consumo de bebidas aumenta muito. É preciso intensificar as blitze e as demais ações fiscalizadoras”, afirmou. 

  • Quatro projetos contemplados podem ser desclassificados

    EDITAIS DE CULTURA - 04.07.14 10h38

    O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 9ª Promotoria de Justiça da Capital, finalizou o procedimento preparatório que apurava possíveis irregularidades na apresentação de projetos artísticos relacionados ao Programa de Incentivo à Cultura no Estado do Tocantins (Procultura), do Governo do Estado, concluindo que houve violação ao item do edital que veda a participação de servidores públicos vinculados à Fundação Cultural, à Diretoria de Arte e Cultura da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) e também de servidores da Seduc.

    Nesse sentido, na quarta-feira, 2, foi expedida recomendação à Seduc no sentido de que anule os atos administrativos referentes à habilitação e classificação de quatro proponentes de projetos: Dorivan Borges da Silva, Cláudio Antônio Caneca Sobreira, Meire Maria Monteiro dos Reis e Geuvar Silva de Oliveira.

    A recomendação orienta que sejam revistos todos os projetos habilitados e classificados, para verificar se neles existe a participação de servidores públicos das duas pastas, bem como de seus cônjuges, companheiros ou parentes até o segundo grau.

    Os demais proponentes, que participaram segundo as normas estabelecidas, devem ter resguardado o direito de prosseguir na concorrência até o final.(Fonte: Ascom/MPE - TO)

  • Selecionados para o Balé Popular têm até hoje para efetuarem as matrícula

    ÚLTIMO PRAZO - 04.07.14 10h08

    Estudantes selecionados para a companhia de Balé Popular do Tocantins têm até esta sexta-feira para efetivarem matrícula

    O último prazo para os estudantes selecionados para efetuarem as matrículas para participarem do Balé Popular do Tocantins, será nesta sexta-feira, até o meio dia. Os alunos devem comparecer na Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica, 1º andar na Secretaria da Educação e Cultura, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Os alunos devem estar acompanhados por responsáveis e munidos de uma foto 3x4, comprovante de endereço e um documento de identificação.

    Ao todo, durante os processos seletivos, foram escolhidos 23 novos alunos. As aulas começam a partir do dia 6 de agosto e serão realizadas na Sala de Dança do Colégio da Polícia Militar de Palmas. A equipe do Balé Popular do Tocantins será distribuída nas categorias infantil, de 8 a 12 anos e juvenil, com idade a partir dos 13 anos.

    Para mais informações, os alunos devem procurar a técnica responsável pelos grupos, Ana Cristina Teixeira de Freitas, na Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica da Seduc, pelos telefones 3218 - 7501 ou 3218 - 7502.

    Cia de Balé

    O Balé Popular do Tocantins foi criado em 2013, e teve a sua primeira apresentação ao público nos dias 3 e 4 de dezembro do mesmo ano, no Teatro SESC, em Palmas, com a presença de 60 integrantes de 10 escolas públicas. Em seguida, o Balé realizou apresentações em diversos eventos educacionais e culturais da capital tocantinense. (Fonte: Ascom Seduc)

  • Seduc discute parcerias para projetos culturais

    TOCANTINS - 02.07.14 14h01

    Toninho Borges, Adriana Aguiar, Mônica Botelho e Joaquim Guedes discutem parceria para a área cultural.

    Nesta terça-feira, 1º , a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, recebeu a visita da presidente da Fundação Ormeo Botelho, Mônica Botelho, em Palmas. Com foco em parcerias para novos projetos de cultura para o Tocantins, o encontro contou ainda com a participação do diretor de Relação Institucionais da Celtins, Joaquim Guedes, e do músico e compositor Toninho Borges, nomeado diretor de Arte e Cultura da Seduc. A Fundação Ormeo Botelho é uma entidade mantida pelas empresas do grupo Energisa, controlador de 13 distribuidoras de energia no Brasil, entre elas, a Celtins.

    Durante a reunião, a secretária Adriana apresentou as ações que já fazem parte do projeto de incentivo às artes no Estado e reforçou a importância do apoio para realização de novos projetos que beneficiem a classe artística e fomentem a cultura tocantinense. “Esse é um momento promissor. Vamos fortalecer o diálogo e fomentar o desenvolvimento da cultura do nosso estado”, ressaltou.

    De acordo com Mônica Botelho, a fundação busca intermediar as relações entre a empresa, a sociedade e o governo. Para ela, a expectativa é fazer com que projetos culturais que tenham a concepção de geração de renda possam impactar positivamente na vida da comunidade, contribuindo com o desenvolvimento econômico da região. “Esta foi uma visita de cortesia, para mapear as possibilidades de expandir nossa rede de cooperação com o Estado. A nossa intenção é alinhar nossos projetos aos projetos existentes no local”, frisou. (Fonte: Ascom Seduc)

  • Governo capacita microempresários na temporada de praia

    TOCANTINS - 02.07.14 13h58

    Para fortalecer ainda mais a economia dos municípios praianos e oferecer atendimento de qualidade aos turistas, o governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins (Adtur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO), está capacitando microempresários dos setores de alimentos e bebidas, hospedagem, atendimento ao público e cozinha regional com o programa “Tocantins Recebe Bem”.

    O programa traz uma extensa programação durante todo o ano, que é potencializada no mês de julho, época da alta temporada nas praias dos rios tocantinenses.

    A turismóloga da Adtur Maria Edlene de Oliveira Fonseca destaca que a meta é alcançar todos os municípios que possuem praias e desenvolver o turismo no Estado, a partir de um atendimento de qualidade, oferecido pelos empresários locais. “As nossas ações são as consultorias in loco para melhorar o atendimento aos turistas que chegam nas cidades tocantinenses. Assim, o nosso foco é melhorar a qualidade dos serviços prestados”, ressaltou.

    Além da capacitação técnica, os microempresários recebem orientações que vão desde a necessidade de higiene pessoal e limpeza do ambiente no empreendimento, à prática na manipulação de alimentos e equipamentos. A ideia central do programa é fortalecer o já existente fluxo turístico nas cidades praianas, concentrando esforços na melhoria dos serviços prestados ao turista.

    Em média, são 74 municípios tocantinenses que abrem o período de veraneio executando projetos próprios que envolvem esportes, lazer e infraestrutura, indispensáveis para receber bem os turistas.

    Capacitações
    Até a última semana, foram mais de 60 municípios atendidos com consultorias, mas a expectativa é atender a todas as cidades que possuem praia no Estado. Mais de 170 empresas participaram da capacitação, além dos empreendedores individuais, totalizando 780 pessoas beneficiadas com a ação. (Fonte: ATN)

  • Prefeitura oficializa abertura da Temporada de Praias 2014

    TOCANTINÓPOLIS - 30.06.14 11h58

    Ontem, domingo dia 29 de junho, a Prefeitura Municipal de Tocantinópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer abriu oficialmente o período de veraneio da Praia da Rampa. De acordo com o prefeito Fabion Gomes, o período se estenderá ate o dia 10 de agosto. A abertura teve apresentação da Banda Dimensão Mais.

    Também está previsto para o próximo domingo, dia 06 de julho a abertura da Praia da Santa, no local está sendo montada uma grande estrutura com pelo menos 14 barracas, palco de shows, banheiros químicos, posto de atendimento de primeiros socorros, local desportivo, etc. Um grande investimento para receber os moradores da cidade, turistas e visitantes.

    O prefeito Fabion Gomes destaca a importância desse investimento no município, onde oferece diversão, lazer, entretenimento e oportunidades para os microempresários. “Estamos felizes com mais esta abertura do período de veraneio em nossa cidade. Esperamos a vinda de várias pessoas de diversas localidades a exemplo do ano passado, onde tivemos a oportunidade de receber turistas até de outros países. Com a parceria do Governo do Estado pretendemos oferecer uma infraestrutura adequada e dentro dos padrões exigidos pelos visitantes das nossas praias”, comentou o prefeito Fabion. (Fonte: Ascom Prefeitura)

     
  • Quadrilha Arranca Toco vence Festival de Quadrilhas de Araguaína 2014

    COMPETIÇÃO - 30.06.14 11h03

    Com o tema “São João Made in Brazil”, a quadrilha desfilou criatividade, elegância e a influência dos estrangeiros no país e também as maravilhas do Brasil.

    A grande vencedora do Festival de Quadrilhas de Araguaína 2014 é a Arranca Toco, que ficou com 1.182,40 pontos, apresentando o tema “São João Made in Brazil”. A apresentação foi cheia de criatividade, elegância, simpatia, mostrando a chegada dos estrangeiros no Brasil e o que o país tem de melhor. A quadrilha se apresentou em um tempo de 30min43s e deixou o público encantado.

    Em segundo lugar ficou a quadrilha Os Malacabados, com 1.177,40 pontos, apresentando o tema “Quatro sanfonas e um só coração”; em terceiro, ficou a quadrilha Saco Furado, com 1.111,60, tendo como tema “A fogueira de São João”; e em quarto, Corações Caipira, com 1.057,60 pontos, com o tema “Saudade”.

    A Arranca Toco também levou a premiação de casal de Melhor Noivos e Reis e Melhor Gritador. O Melhor Casamento ficou com a quadrilha Os Malacabados.

    O presidente de honra da grande vencedora e também o gritador, Rogério Feliciano, comentou sobre a premiação. “A gente estava na expectativa porque é um ano muito especial, porque se ganhássemos seríamos pentacampeões. Foi uma dedicação muito grande de todos. Além disso, os outros títulos completaram a nossa festa”, comentou. Segundo Rogério, o trabalho da equipe começa ainda no mês de julho para que a quadrilha possa disputar no festival do outro ano. “Já vamos nos preparar para ano que vem”, finalizou.

    Para o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Willamas Ferreira, o São João do Cerrado desse ano, e o Festival de Quadrilhas de Araguaína, vem mostrar o quanto a nossa cidade é rica em tradição. “As quadrilhas fazem todo um trabalho de preparação, com figurinos e apresentações com temas variados que mostram a nossa cultura, tanto local como nacional. Vamos continuar investindo na nossa cultura, estimulando que outras quadrilhas participem também do evento e do festival”, ressaltou Ferreira.

  • Copa inspira estudo de cultura estrangeira em escola

    EM PALMAS - 28.06.14 11h07

    Mariah abordou as doenças que podem ser transmitidas e disseminadas por meio do fluxo de pessoas que viajam de uma região para a outra.
    A Copa do Mundo inspirou professores e alunos da Escola Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas, a realizarem estudos e pesquisas sobre o futebol e as culturas dos países participantes. O projeto “Dom Alano na Copa” está sendo realizado nesta sexta-feira, 27, e no sábado, até às 11 horas.

    Os trabalhos são apresentados em forma de desfile, danças, teatros, jograis e palestras envolvendo todas as disciplinas, tendo com abordagem central a Copa do Mundo e sua influência para a sociedade brasileira.

    O estudante Renner Beraldo, 17 anos, do 3º ano do ensino médio, vestiu terno e gravata para defender o seu trabalho. A turma dele reproduziu um campo de futebol para demonstrar a teoria da Inércia, velocidade, movimento (Física) e o doping no futebol (Química). “Tivemos que pesquisar muito as teorias físicas aplicáveis ao futebol, mas foi importante estudar conhecimentos veiculados o esporte, isso fez com que aprendêssemos mais”, disse.

    Já o grupo da estudante Mariah Faria, 17 anos, aluna do 2º ano do ensino médio, apresentou um projeto de Biologia, com as doenças que podem ser transmitidas e disseminadas por meio do fluxo de pessoas que viajam de uma região para a outra. “Para apresentar o nosso trabalho, o grupo pesquisou e percebemos que em alguns casos, as doenças são repassadas com rapidez. Gostei de fazer esse trabalho porque aprendemos mais com a empolgação para apresentar”, frisou.

    A professora Adriana Boettcher de Freitas, que leciona Língua Inglesa para o ensino fundamental e médio, explicou que os alunos desenharam os mascotes da copa, traduziram os hinos dos países participantes e estudaram a possível comunicação e convivência do turista com os brasileiros. “Achei as apresentações dos trabalhos enriquecedora para os alunos, porque foram vários temas pesquisados e eles buscaram tudo, desde o conteúdo, a produção, a arte e tivemos trabalhos excelentes, de grande potencial e isso motiva o aluno a ficar na escola. Percebemos que eles estão felizes e motivados para estudarem”, ressaltou a educadora.

    Desfile
    Na manhã desta sexta-feira, um desfile marcou a programação na escola. Aline Sousa, 14 anos, aluna do 1º ano do ensino médio, representou os povos indígenas brasileiros. “Achei legal, a interação com outros alunos e é uma forma de aprendermos mais sobre a cultura do nosso país e das nações participantes da Copa”, afirmou.

    Luccas Elias, 14 anos, aluno do 1º ano, também desfilou e representou o país Portugal. Para ele, o projeto foi muito importante para a interação entre os estudantes. “O que mais achei interessante nesse projeto é a participação de toda a escola, professores e alunos, essa convivência é importante. Estudei sobre a cultura, comidas típicas de Portugal e aprendi”, contou.

    Para a orientadora educacional Maria Aparecida do Carmo Cardoso, a ideia de trabalhar a temática da Copa surgiu no início do ano e o projeto cresceu com o incentivo dos professores e envolvimento dos alunos. “Quando alguns professores começaram a trabalhar a temática copa, os outros também aderiram e todos estão envolvidos. É um trabalho multidisciplinar realizado com a parceria do Grêmio Estudantil. E o resultado dessa integração é esse trabalho bonito, com aprendizagens e novos conhecimentos”, enfatizou.

  • Expo quer atrair 60 mil pessoas e movimentar R$ 10 milhões

    PEDRO AFONSO - 28.06.14 10h16

    Israel & Rodolfo é uma das principais atrações da festa.

    O Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (Sirpar) divulgou a programação da XVII Exposição Agropecuária de Pedro Afonso. O evento será realizado de 14 a 19 de julho, no Parque de Exposições João Damasceno de Sá, e conta com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Prefeitura de Pedro Afonso, Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (Acipa), Governo do Estado do Tocantins, Senar e Sebrae.

    Em sua 27ª edição, a Expo Pedro Afonso terá cerca de 20 expositores de animais, produtos agropecuários, além dos órgãos de assistência técnica e instituições financeiras. Ao todo, devem passar pelo parque de exposições cerca de 40 animais de diferentes raças, entre bovinos, caprinos, ovinos, equinos e muares.

    Conhecimento para o homem do campo

    Também serão realizadas três palestras, quatro cursos, três oficinas e 88 atendimentos sobre diferentes temas e três rodadas de negócios, com especialistas que vão abordar diversos assuntos. Em breve serão divulgados a programação completa e os detalhes de como se inscrever nas capacitações. Todas as atividades são gratuitas e buscam levar mais conhecimentos para os produtores rurais, técnicos que atuam no ramo agropecuário, estudantes e comunidade em geral.

    Negócios

    Os organizadores tem a expectativa de que a feira movimente R$ 10 milhões em diversos setores. A previsão é que aproximadamente 60 mil pessoas passem pelo parque de exposições nos cinco dias do evento.

    Diversão

    Além das novidades no agronegócio, a Expo Pedro Afonso traz diversas atrações ao público, como rodeio profissional, show de talentos, duas boates e a Rádio Rural, com programação diária com todos os detalhes sobre a feira.

    Cavalgada

    A tradicional cavalgada da Expo Pedro Afonso será realizada no dia 20 de julho. O Sindicato Rural de Pedro Afonso espera que 1500 cavaleiros e amazonas de toda a região participem. Serão distribuídos R$ 4.500,00 em prêmios às melhores comitivas. A concentração será às 8h, na entrada do Setor Aeroporto II. De lá, os participantes vão percorrer várias ruas e avenidas de Pedro Afonso, em direção ao Parque de Vaquejadas Maria Irani, onde acontece a premiação das comitivas vencedoras, sorteio de brindes e um almoço.

    Atrações musicais

    A programação de shows promete muita animação com grandes atrações da música brasileira. Em quatro deles não será cobrada entrada: Israel e Rodolfo, Felipe e Matheus, Hugo Marçal e Meninos de Goiás. Também estão previstos shows diariamente com artistas pedroafonsinos. Já o show da Banda Luxúria, no dia 15 de julho, terá cobrança de ingresso. O valor ainda será divulgado.

    Outra atração da festa agropecuária será o rodeio com a Companhia de Rodeio Carlos Naves. A locução será do conhecido Sidimar Gomes. A entrada no rodeio custará R$ 5,00. O acesso ao interior do parque é gratuito.

    Confira a grade de shows da XXVII Exposição Agropecuária de Pedro Afonso

    14 de julho – Israel e Rodolfo (Show em homenagem ao aniversário de 167 de Pedro Afonso)
    15 de julho - Banda Luxúria (show com entrada paga – valor será divulgado)
    16 de julho – Show de Talentos de Pedro Afonso e Região/Show com artista regional
    17 de julho – Felipe e Matheus
    18 de julho – Hugo Marçal
    19 de julho – Meninos de Goiás 

    (Fonte: Ascom)

  • Abertura Oficial é marcada por bandas de forró e grupos de quadrilha

    SÃO JOÃO EM ARAGUAÍNA - 28.06.14 08h02

    Dois grupos de quadrilhas da cidade se apresentaram no tablado.

    A primeira noite do São João do Cerrado 2014, em Araguaína, foi animada e colorida. A Arena Cultural, localizada entre o Jardim das Flores e o Patrocínio, foi agitada ao som do cantor Waltinho & Cia, Banda Pinotti e dois grupos de quadrilhas da cidade. O público marcou presença na abertura oficial do Arraiá Municipal, que encontra-se em sua 14ª edição.

    O evento teve início com o grupo de quadrilha “Pipoqueiros do Forró”, formado este ano por 24 pares. A equipe representa a comunidade do Bairro de Fátima e é organizada pelo antigo coordenador da quadrilha “Escorrega Mas Não Cai”, Adão Carlos Martins. “Pra gente é muito gratificante participar do Arraiá Municipal, pois o incentivo da prefeitura é um incentivo à nossa cultura e nós, enquanto grupos, temos que apostar, principalmente eu que gosto do período junino de coração e é parta da minha vida”, disse Martins, garantindo que ano que em 2015 a quadrilha “Escorrega Mas Não Cai” voltará a participar com força total do Festival. Em seguida, no tablado montado na Arena, se apresentou a Pamonha Quente, formada por alunos e professores do Colégio Norte Goiano. Com o tema “Brasil: o hexacampeão da Copa do Mundo”, o grupo contabiliza 40 membros e tem apenas um ano de fundação.

    No clima

    Durante a apresentação, o pequeno Carlos Vinícius, de apenas dois anos, caracterizado com um chapéu de couro e acompanhado do pai, observava de perto a desenvoltura dos grupos de quadrilha da noite. “Eu gosto de festa junina” disse o pequeno, que já se apresentou este ano na Creche Municipal Arnon Ferreira Leal.

    Este ano, a banda escolhida para finalizar a primeira noite foi a Banda Pinotti, que subiu ao palco montado por volta da meia noite. “O primeiro dia foi muito bom. O público participou e deve aumentar nesta sexta, sábado e domingo. Neste sábado, o público pode esperar um evento mais esquentado, pois todas as quadrilhas entram no tablado para vencer o festival. Esperamos muita gente em nossa festa junina para vibrar e torcer pelas quadrilhas. E que vença a melhor!” disse o secretário Wilamas Ferreira. (Fonte: Ascom Prefeitura)
     

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Publicidade
Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.