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16/01/19
  • Eixão terá frequência de 10 em 10 minutos em Palmas

    CAPITAL DA FÉ - 09.02.18 11h44

    O público que irá participar do Capital da Fé poderá contar com o esquema de transporte Público de ônibus da linha Eixão, com frequência de 10 em 10 minutos. O evento, promovido pela Prefeitura de Palmas, acontece neste feriado de Carnaval, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, na arena da Vila Olímpica, ao lado do Estádio Nilton Santos.

    Segundo a diretora de Fiscalização e Operação de Transporte, Carolina Santos de Souza, a circulação da linha Eixão sairá das estações Javaé (Região Sul) e Apinajé (Região Norte), a partir das 18h. Além disso, estarão disponíveis em cada noite 10 ônibus de reserva para o final das atrações.

    “O objetivo é atender a população que quer curtir o evento e utiliza o transporte público, pois haverá ônibus até ás 02h30 da manhã”, acrescenta ainda a diretora. Sobre outras linhas de quadras e bairros, e a “corujão” ela informa que irão funcionar normalmente com frequência de final semana.

    A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana também reservou pontos de táxi e mototáxi em locais estratégicos no evento. Os horários e itinerários das linhas estarão disponíveis no Aplicativo Meu Busão.
     

  • Educação publica resultado das audições do Balé Popular

    TOCANTINS - 09.02.18 11h36

    A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) publicou, nessa quinta-feira, 8, o resultado das audições do Balé Popular do Tocantins. Nessa primeira chamada foram selecionados 86 candidatos, além da lista de suplentes. A relação com os nomes dos candidatos está disponível no site da Seduc. As matrículas podem ser feitas a partir desta sexta-feira, 9.

    Para efetivar a matrícula, os aprovados devem apresentar uma foto do aluno 3X4, cópia do comprovante de endereço e cópia do Registro Geral ou Certidão de Nascimento, na Gerência de Cultura da Seduc, localizada na 103 Sul, Alameda LO 1, número 63, Edifício Jocelino Pinto – Plano diretor Sul, em Palmas, nos dias 9, 15 e 16 de fevereiro, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3218-1401.

    A gerência de cultura orienta que os candidatos devem se matricular nas turmas para as quais foram selecionados, considerando-se os dias e horários determinados. A previsão é que as aulas iniciem em 19 de fevereiro.

     Balé Popular do Tocantins

    O Balé Popular do Tocantins, uma companhia de dança formada por alunos, é uma iniciativa do Governo do Estado como forma de incentivar a prática da arte da cultura nas escolas. E todo o processo é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

    A lista com os nomes dos candidatos pode ser conferida aqui.

  • Araguaína terá programações alternativas de carnaval

    CONFIRA! - 08.02.18 09h29

    Mesmo com a não-realização da festa pública de carnaval em Araguaína, a Prefeitura realizará programações alternativas a partir desta sexta-feira, 9. Às 8 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Setor Céu Azul, será realizada oficina de confecção de máscaras de carnaval e depois marchinhas para crianças e comunidade. A partir das 14 horas, será realizado o baile de Carnaval da Terceira Idade, com as tradicionais marchinhas no Centro de Convivência do Idoso, no Setor Couto Magalhães.

    De sábado, 10, até terça-feira, 13, na Via Lago, a população araguainense também poderá participar de uma programação musical, com apresentação de bandas e DJs, sempre com início às 17 horas.

    CRAS

    As crianças atendidas no CRAS do setor Céu Azul participarão, a partir das 8h, de uma oficina de confecção de máscaras carnavalescas. Em seguida, haverá um bailinho de carnaval, com marchinhas para as crianças e suas famílias. As demais unidades do CRAS, Araguaína Sul e Lago Azul, já realizaram suas atividades carnavalescas.

    Centro de Convivência

    Na programação de amanhã, mais de 150 idosos se divertirão na programação de Carnaval. Eles receberão máscaras e dançarão ao som de diversas músicas que foram selecionadas especialmente para o momento de descontração e lazer.

    O objetivo principal do Carnaval da Terceira Idade é promover qualidade de vida. O centro é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação e fica localizado à Rua M, s/n, Setor Couto Magalhães.

    Via Lago

    Com organização da Secretaria da Cultura, na Via Lago, a programação com músicas próprias de carnaval terá como animação artistas da terra. No sábado, DJ Charles, Banda Swing Mania, com os cantores Billy e Jimmy estarão se apresentando. No domingo, 11, DJ Charles continua e em seguida se apresenta a banda Wesley Pirraça. Na segunda-feira, 12, será DJ Pompeu e a Banda Koisa Rara e, na terça-feira 13, DJ Pompeu e a banda Wesley Pirraça.

    Não-realização do Carnaval

    Essa é a terceira vez que a Prefeitura opta por investimentos em obras de infraestrutura na cidade no lugar da festa pública oficial de Carnaval. Desta vez, o valor estimado de R$ 500 mil que seria para a folia será utilizado na revitalização do Espaço Cultural e do monumento do Cristo Redentor.

    Em 2016, foram destinados R$ 400 mil para custear parte da reconstrução do novo Terminal Rodoviário de Araguaína. Após reprogramações na obra devido a diversos problemas estruturais no prédio, a entrega da nova Rodoviária está prevista para este mês.

    No ano passado, foram destinados R$ 500 mil que seriam usados no Carnaval para a aquisição de equipamentos e manutenção da Escola de Artes de Araguaína (Reciclarte). O valor garantirá o funcionamento da escola em 2018.

    Programações alternativas

    Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 1)

    Dia 9 (sexta-feira)

    8h – Atividades recreativas para crianças e famílias

    Centro de Convivência do Idoso:

    Dia 9 (sexta-feira)

    14h - Baile de Carnaval da Terceira Idade.

    Via Lago:

    Dia 10 (sábado)

    17h - DJ Charles;

    19h - Banda Swing Mania com cantores Billy e Jimmy.

    Dia 11 (domingo)

    17h - DJ Charles;

    19h - Banda Wesley Pirraça.

    Dia 12 (segunda-feira)

    17h - DJ Pepeu de Araguaína;

    19h - Banda Koisa Rara.

    Dia 13 (terça-feira)

    17h - DJ Pepeu de Araguaína;

    19h - Banda Wesley Pirraça.

  • Seleção de elenco para a Via Sacra 2018 acontece neste sábado

    ESPETÁCULO - 27.01.18 12h52

    O primeiro ensaio da encenação da Via Sacra 2018, em Araguaína, acontece neste final de semana. Qualquer pessoa da comunidade que tiver vontade de participar do espetáculo, mesmo não possuindo formação teatral, pode comparecer para o teste de elenco que acontecerá no sábado e domingo, 27 e 28, no Espaço Cultural, localizado à Avenida Tocantins, 182, a partir das 14 horas.

    A expectativa, de acordo com o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, é de que 300 pessoas participem do espetáculo, como atores ou equipe de apoio. A apresentação está prevista para a Sexta-Feira Santa, 30 de março, no Parque Cimba.

    A direção do espetáculo novamente será por conta dos atores Paulo Egídio e Pedro Lima, integrantes dos grupos teatrais ArtPalco e Ciganu’s.

    Via Sacra
    O espetáculo acontece em Araguaína há 21 anos. As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, como a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.

    A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).  

  • Festival Berimbauína reúne capoeiristas do Brasil

    EM ARAGUAÍNA - 27.01.18 12h04

    Neste sábado, 27, Araguaína receberá o 2º Festival Berimbauína de Capoeira, das 17h às 22 horas, na quadra poliesportiva do Serviço Social do Comércio (SESC), em Araguaína. O evento tem como principal objetivo incentivar a Capoeira como expressão artística, contribuindo com a difusão cultural, e reunirá aproximadamente 200 capoeiristas de todo o Brasil.

    Sem fins lucrativos, a entrada será um quilo de alimento não perecível e após o festival, a arrecadação será distribuída a entidades carentes que estão cadastradas no Programa Mesa Brasil.

    A Prefeitura de Araguaína é parceira do evento e contribui com estrutura e logística, dando suporte para todos os participantes. Com organização do Grupo Capoeira do Brasil, o evento conta também com a parceria de associação de artesanato local, de instituições e empresas.

    Já estão confirmados capoeiristas do Tocantins, Maranhão, Rio de Janeiro e Pará. Grupos de outros estados que ainda não se inscreveram podem realizar as inscrições até esta sexta-feira, 26. Informações de local e o que precisa para participar podem ser adquiridas com mestre Panda, ou Fadinha pelo telefone (63) 98132-6284.

    Tradição

    De acordo com os organizadores, durante o festival acontece a troca de corda e batizado dos alunos, bem como o reconhecimento de formando (contramestre).

     
  • Inscrições gratuitas para Escola de Arte são prorrogadas

    ARAGUAÍNA - 23.01.18 10h18

    Foram prorrogadas até sexta-feira, 26, as inscrições para aulas gratuitas na Reciclarte – Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino. A escola oferece vagas de arte em várias modalidades, para crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos. As inscrições tiveram início no último dia 8 e, nesta etapa, foram ofertadas 1.000 vagas.

    Os inscritos no processo passarão por uma avaliação e as atividades serão realizadas nos três turnos, com início no mês de março. São 60% das vagas para alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, além de catadores e seus filhos. Já 40% são para a comunidade em geral, moradores de qualquer bairro de Araguaína, que tenham talento nas artes, como dança, música, teatro, artes visuais e artesanato.

    Como se inscrever

    As inscrições devem ser realizadas na sede da Escola de Artes, localizada à na Rua Sabiá, s/n, no Setor Maracanã. Para a comunidade em geral, são necessárias cópias dos documentos pessoais.

    Para os alunos matriculados na Rede Municipal, é necessária a seguinte documentação: cópia da Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do Documento de Identidade (RG); assinatura de termo de responsabilidade; comprovante de residência; cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família); declaração e/ou Histórico Escolar; ficha de aproveitamento Individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo; 1 foto 3x4; cópia dos documentos dos pais e/ou responsáveis (RG e CPF); cópia do NIS do aluno; cópia do Cartão SUS.

    Os inscritos ainda passarão por um processo seletivo, quando serão observados critérios de análises socioeconômica e artística. Após a identificação da vocação do aluno, serão formadas as turmas, de acordo com os talentos expressados nas análises.

    Modalidades

    Um dos objetivos escola é incentivar a buscar o gosto das pessoas pela arte. São ofertados cursos de: Iniciação teatral, interpretação teatral e direção teatral, Violão Clássico (Erudito) e Teoria Musical, Violão Popular e Musicalização Infantil, Teoria Musical, Banda e Flauta, Percussão e confecção de Instrumentos de percussão com recicláveis, teclado e sanfona.

    Também são ofertadas vagas para turmas de percussão e confecção de instrumentos de percussão com recicláveis, guitarra e baixo, cinema e edição de vídeo, balé, dança moderna, contemporânea, de rua e jazz, dança folclórica (dança de salão), capoeira, grafite, reforço escolar, ginástica rítmica, artesanato com reciclagem, desenho artístico, pintura em tela, escultura, modelagem, canto coral e técnica vocal.

    Seleção de professores

    Também segue o processo seletivo para professores da Reciclarte, até dia 26. Podem se inscrever pessoas que tenham formação específica em Artes e a avaliação será por análise de documentos em duas etapas e entrevista.

    Os interessados devem levar a documentação na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Avenida Bernardo Sayão, nº 499, no Entroncamento. No período da manhã, de das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

  • Pontos para a venda de comidas serão sorteados

    CARNAVAL EM PALMAS - 17.01.18 09h02

    Palmas Capital da Fé será realizado entre os dias 10 e 14 de fevereiro.

    Os microempreendedores do ramo de alimentação interessados em atuar na praça gastronômica do Capital da Fé 2018 devem ficar atentos ao edital com as regras para participação no sorteio de permissões para comercialização nos espaços disponibilizados pela Prefeitura de Palmas para o comércio de alimentos durante os cinco dias de evento.

    Conforme o edital de chamamento nº 02/2018, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 15 de janeiro de 2018, serão sorteados os comerciantes que ocuparão os 35 estandes para comércio de lanches variados, dez espaços para churros, pipocas e algodão doce e dez food trucks ou trailers, também para comercialização de alimentos.

    Para participar, os interessados devem apresentar até o dia 26 de janeiro cópia do CPF, RG e Alvará de Funcionamento das 9 às 17 horas na Agência Municipal de Turismo (Agtur). Não será cobrada taxa para inscrição no sorteio. Conforme consta no edital o sorteio acontecerá no dia 29 de janeiro às 15 horas no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

    No edital é possível conferir a relação completa de lanches previstos nos pontos que serão sorteados. Também é importante conferir a relação de documentos e taxas exigidas para emissão da permissão para uso dos espaços. Uma das exigências previstas é a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas e uso de churrasqueiras no local.

    Capital da Fé

    A próxima edição do Capital da Fé acontecerá de 10 a 14 de fevereiro de 2018, na Vila Olímpica de Palmas. O evento reúne todos os anos artistas do cenário regional e nacional da música gospel com intuito de levar às famílias palmenses e de cidades vizinhas a curtir na Capital, no feriado de Carnaval, um período de festas diferenciado com a proposta de fomentar o desenvolvimento econômico, turístico e cultural do município de Palmas.

    "O Capital da Fé além de ser um evento consagrado e para família, é um gerador de renda, proporcionando emprego direto para várias pessoas através dos empreendedores individuais. Este ano preparamos uma estrutura dinâmica na praça de alimentação e um mix de variedades da gastronomia da cidade", destacou o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis. 

  • Maiara e Maraísa participarão de desfile no Carnaval

    ROSAS DE OURO - 15.01.18 12h52

    A escola de samba Rosas de Ouro anunciou que a dupla sertaneja Maiara e Maraísa vai participar do desfile de carnaval no Sambódromo do Anhembi. As duas vão dar a largada chamando o samba da Rosas de Ouro no desfile marcado para a noite de 9 de fevereiro. Em seguida, elas seguem para o quinto carro alegórico da escola.

    A Rosas de Ouro vai mostrar um enredo sobre a vida dos caminhoneiros. "Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro", será desenvolvido pelo carnavalesco André Machado.

    Maiara e Maraísa gravaram em outubro parte do samba-enredo da Rosas de Ouro para o CD oficial do carnaval de São Paulo. A dupla deve ainda participar de um dos ensaios na quadra da escola.

  • Prefeitura contrata 35 professores para Escola de Artes

    ARAGUAÍNA - 15.01.18 09h45

    São 35 vagas distribuídas para turmas com várias atividades, entre elas dança, teatro, cinema, capoeira, artesanato e desenho artístico. Inscrições vão de 22 a 26 de janeiro

    A seleção para professores da Reciclarte - Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino será realizada ainda neste mês de janeiro. Podem se inscrever pessoas que tenham formação específica em Artes e a avaliação será por análise de documentos em duas etapas e entrevista. O período de inscrição será entre os dias 22 e 26 de janeiro, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, à Avenida Bernardo Sayão, nº 499, no Entroncamento.

    A primeira etapa será a análise de documentos que comprovem a escolaridade exigida. A segunda avaliará o tempo de atuação na docência e a participação em atividades de nível acadêmico e produção artística. A terceira etapa será a entrevista, prevista para acontecer entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

    Conforme o edital, o salário será de R$ 2.298, com carga horária semanal de 32 horas por semana. Os selecionados serão contratos para a função de professor de artes nível I e o processo seletivo tem validade até 21 de dezembro de 2018.

    A documentação necessária, ficha de inscrição para preenchimento e a escolaridade exigida para cada cargo, pode ser conferida pelos interessados no Edital 01/2018, publicado no Diário Oficial do Município nº 1483, do dia 9, no link: https://goo.gl/7ty2BJ.

    Vagas

    Estão disponíveis 35 vagas em várias atividades: Iniciação teatral, interpretação teatral e direção teatral, Violão Clássico (Erudito) e Teoria Musical, Violão Popular e Musicalização Infantil, Teoria Musical, Banda e Flauta, Percussão e confecção de Instrumentos de percussão com recicláveis, teclado e sanfona.

    Também são ofertadas vagas para turmas de percussão e confecção de instrumentos de percussão com recicláveis, guitarra e baixo, cinema e edição de vídeo, balé, dança moderna, contemporânea, de rua e jazz, dança folclórica (dança de salão), capoeira, grafite, reforço escolar, ginástica rítmica, artesanato com reciclagem, desenho artístico, pintura em tela, escultura, modelagem, canto coral e técnica vocal.

    Novas oportunidades

    Um dos objetivos da escola é dar oportunidade para que as crianças, jovens e adultos utilizem a arte como interação social e capacitação, afastando-os de atividades ilícitas como o uso de drogas e vandalismo.

    Estrutura

    A Escola de Artes de Araguaína foi inaugurada em novembro de 2017 e conta com quatro salas para o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas, oferecendo instrumentos, equipamentos e materiais didáticos. O prédio conta ainda com um galpão, banheiros, área de lazer, jardim e cozinha. 

  • Prefeitura abre inscrições para a Escola de Artes

    ARAGUAÍNA - 10.01.18 11h39

    Serão mil vagas gratuitas disponíveis para alunos e ex-alunos da Rede Municipal, catadores de recicláveis e pessoas com talento em dança, teatro, artesanato, artes visuais e música.

    A partir desta quarta-feira, 10, até o dia 19 de janeiro, estão abertas as inscrições para aulas gratuitas na Reciclarte – Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino. São ofertadas 1.000 vagas para aqueles que queiram desenvolver a arte e o talento na cidade. Os inscritos passarão por uma avaliação e as atividades serão realizadas nos três turnos, com início no mês de março.

    Das mil vagas oferecidas, 600 serão destinadas a pessoas que tenham baixa renda, alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, além de catadores e seus filhos. As outras 400 vagas serão para pessoas que tenham talento nas artes, como dança, música, teatro, artes visuais e artesanato.

    Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer à sede da Escola de Artes, localizada à na Rua Sabiá, s/n, no Setor Maracanã, portando os documentos pessoais.

    Critérios

    O processo de avaliação dos inscritos acontecerá mediante a inscrição do candidato e serão observados os critérios de análises socioeconômica e artística. Após a identificação da vocação do aluno, serão formadas as turmas, de acordo com os talentos expressados nas análises.

    Mais informações sobre inscrições e critérios de seleção para a Escola de Artes podem ser obtidas pelos telefones 3413-1295 e 99948-8883.

    Identificando a arte

    Um dos objetivos escola, única unidade pública desta modalidade no Estado do Tocantins, é incentivar a buscar o gosto das pessoas pela arte. Além disso, a escola busca que os alunos possam compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções artísticas, como patrimônio cultural e universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.

    “Os alunos da Escola de Arte terão a oportunidade de interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, dança, música e teatro, experimentando-os e conhecendo-os para utilizá-los nos trabalhos pessoais”, destacou o secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley de Oliveira.

    Ainda segundo o secretário, na escola o aluno poderá adquirir uma atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas que refletirão para o resto de suas vidas.

    Novas oportunidades

    Outro objetivo da escola é dar oportunidade para que as crianças, jovens e adultos utilizem a arte como interação social e capacitação, afastando-os de atividades ilícitas como o uso de drogas e vandalismo.

    “Estamos plantando frutos para colher uma sociedade melhor nos próximos anos, com pessoas mais conscientes e que tiveram oportunidade para desenvolverem suas habilidades e talentos”, finalizou Oliveira.

    Estrutura

    A Escola de Artes de Araguaína conta com quatro salas para o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas, oferecendo instrumentos, quipamentos, materiais didáticos e professores qualificados. O prédio conta ainda com um galpão, banheiros, área de lazer, jardim e cozinha.
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