Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Curioso

Tratamentos estéticos realmente ajudam no emagrecimento?

15/03/2019 11h40 | Atualizado em: 15/03/2019 11h49

Divulgação

O verão é uma época em que nos preocupamos muito mais com o aspecto do nosso corpo e consequentemente do nosso peso, visto que fica praticamente impossível disfarçar aqueles “pneuzinhos” extras que insistem em aparecer.

Como alternativa desta grande queixa corporal, observamos uma oferta bem variada de tratamentos estéticos, indicados para diversas necessidades específicas, dentre elas, a promessa de redução da gordura localizada e melhora do aspecto da celulite.

Separamos agora alguns dos tratamentos estéticos mais populares e analisamos se realmente apresentam um resultado positivo como coadjuvantes no processo de emagrecimento.

Confira:

– MANTHUS®:

O Manthus® é um equipamento computadorizado constituído por geradores de ultra-som e correntes. Ele combina três procedimentos que geram pequenos impulsos elétricos indolores (“choquinhos”) que por meio da transmissão de uma corrente elétrica, atinge até 4 cm da camada de gordura abaixo da pele. Este procedimento favorece a “quebra” da molécula de gordura, liberando água. Sendo assim, a técnica ajuda a amenizar a celulite e diminuir a gordura localizada.

 Até ai parece ótimo. Mas eu tentei ir mais a fundo nos resultados com a técnica e analisei alguns estudos científicos que demonstraram o seguinte:

Para Redução da Gordura Localizada: Estudo demostrou algumas alterações significativas nos resultados como redução da circunferência abdominal em 4cm e diminuição da prega cutânea em 6cm abdômen e 2cm em flancos.

Para Redução do Aspecto da Celulite: Estudo demonstrou que o uso do Manthus®, como meio terapêutico no tratamento da celulite grau 1 e 2, mostrou-se eficaz, trazendo benefícios estéticos visuais e satisfatórios.

Vale a pena ressaltar, que nos dois estudos que foram analisados, foi reforçado que sozinho, o Manthus® não faz milagres. Ele precisa estar aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares para que os resultados desejados sejam atingidos.

 RESULTADO: APROVADO COMO COADJUVANTE DO EMAGRECIMENTO

– MASSAGEM MODELADORA:


A massagem modeladora é uma técnica que utiliza manobras rápidas e intensas sobre a pele, utilizando pressão através de movimentos de amassamento e deslizamento. Seus principais benefícios são a quebra da molécula de gordura, melhora da oxigenação dos tecidos e melhora do tônus muscular. Contudo, sua indicação seria diminuição da gordura localizada e melhora do aspecto da celulite.

 Analisando os estudos científicos desta técnica observamos que o procedimento melhora a troca de líquidos pela pele e consequentemente impede a formação da celulite e, além disto, o amassamento faz com que os espaços das células fiquem menores diminuindo alguns centímetros no local desejado.

 No entanto, esta é uma técnica que não deve ser usada sozinha e sim conciliada com outros métodos estéticos que devem ser avaliados pela esteticista ou fisioterapeuta que o atender.

 Em todos os estudos que avaliamos, também observamos a ressalva de que a técnica da massagem modeladora é muito eficaz para tratar a gordura localizada desde que esteja associada a uma alimentação equilibrada.

RESULTADO: APROVADO COMO COADJUVANTE DO EMAGRECIMENTO

– DRENAGEM LINFÁTICA:

A Drenagem Linfática auxilia nos tratamentos para emagrecimento por atuar na prevenção de celulite e na estimulação do metabolismo, por isso ela não deve ser utilizada como elemento único para processos de emagrecimento, é um método muito eficaz na prevenção e combate contra a celulite. A técnica limpa as toxinas (evitando a formação de nódulos), eliminar líquidos (inchaço) e oxigena a pele.

A drenagem diminui a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo, porém sozinha não tem nenhum poder emagrecedor. Deve estar sempre associada a uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos. A drenagem linfática entra apenas para auxiliar e complementar o tratamento.

RESULTADO: APROVADO COMO COADJUVANTE DO EMAGRECIMENTO

Como pudemos perceber as três técnicas que analisamos são muito vantajosas se forem utilizadas como tratamento complementar à reeducação alimentar podendo maximizar os resultados da redução de peso e principalmente eliminar mais rapidamente as gordurinhas indesejadas. Mas se utilizados sozinhos, poucos dos resultados prometidos para cada técnica são observados.

Então, se você já está realizando um planejamento alimentar equilibrado e deseja otimizar a redução da gordura localizada, estas estratégias estéticas estão aprovadas. Mas não se esqueça de procurar lugares de confiança para realizar tais tratamentos e verificar a real indicação e contra-indicação para cada caso.

Fonte: Nutricionista Thaisla Mônica

Compartilhe

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.