Impresso em: 23/01/2018 12:48:15
Fonte: http://www.portalonorte.com.br/geral-79936-empresario-cria-aplicativo-para-combater-mosquito.html

Empresário cria aplicativo para combater mosquito

07/03/2016 08:26:13

Divulgação
Prestes criou o aplicativo “Na Luta Contra o Mosquito”, destinado ao registro de focos do mosquito transmissor de doenças como Dengue e Zika.

Saber avaliar o momento e ter ideias a partir das dificuldades encontradas é uma das características que faz um bom empreendedor. Foi com esse olhar que o empresário Álvaro Prestes identificou a necessidade de buscar medidas inovadoras que pudessem oferecer apoio na luta nacional contra o mosquito aedes aegypti. Dono de uma empresa de consultoria em sistemas, Prestes criou o aplicativo “Na Luta Contra o Mosquito”, destinado ao registro de focos do mosquito transmissor de doenças como Dengue e Zika.

Disponível para aparelhos com tecnologia android através do portal www.nalutacontraomosquito.com.br, o aplicativo permite que a população fotografe o local com foco do mosquito e acione os órgãos responsáveis para agilizar o controle na área. Além disso, os locais com foco ficam mapeados no aplicativo, possibilitando identificar se as regiões frequentadas são áreas de maior risco de contágio.

“Buscamos desenvolver uma forma atrativa e dinâmica de engajar a população não apenas no combate ao mosquito transmissor, mas também na prevenção dos casos de dengue. Com o aplicativo, a população possui uma ferramenta rápida e prática de relatar esses focos”, comenta o empresário.

Economia Digital para Startups

Prestes buscou o apoio do projeto Economia Digital para Startups do Sebrae Tocantins com o intuito de conhecer melhor o cenário do empreendedorismo digital. Através do projeto, o empresário recebeu consultoria que o ajudou a avaliar o potencial do aplicativo e qual a receita que ele poderia gerar. Além disso, o projeto proporcionou ao empresário participar de caravanas, aumentar a rede contatos e trocar experiência com donos de outras empresas e fornecedores.

“O Projeto Economia Digital Para Startups do Sebrae nasceu a partir da necessidade de alguns empresários serem atendidos com formas de empreender diferentes das "tradicionais". A partir dessa identificação, a instituição começou a buscar algumas startups que já possuíam projetos em andamento e as convidou para serem atendidas pelo projeto”, explica o gestor do projeto Economia Digital Para Startups do Sebrae, Jeferson Morais.

Foi adotado o modelo de atendimento de "pré-aceleração" que consiste em analisar os projetos e desse ponto fazer e validar o modelo de negócio e apresentar as possibilidades de desenvolvimento, monetização, valuation, entre outras técnicas que proporcionam ao empresário saber a potencialidade que existe para o seu empreendimento. Além disso, o projeto também promove networking de qualidade tanto a nível local com possíveis parceiros, quanto a nível nacional.

Zika Zero

Recentemente o Sebrae Tocantins aderiu à luta contra o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, chikungunya e do Zika vírus, se unindo aos governos Federal, Estadual e Municipal na mobilização na guerra ao mosquito. Segundo o primeiro Boletim Epidemiológico divulgado esse ano pelo Ministério da Saúde, até o início de fevereiro de 2016, foram registrados 170.103 casos prováveis de dengue no país, sendo que o Tocantins registrou uma média de 248,5 casos a cada 100 mil habitantes.

O aplicativo, que conta com o apoio da instituição e da Prefeitura de Palmas, irá somar às atividades de erradicação e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito e necessita do apoio da população para ser realmente efetivo. (Fonte: Ascom Sebrae)