Publicidade
Publicidade
Publicidade
:
Seg
11/12/17
Araguaína

Pancadas de Chuva

29º 23º

Delatores contam detalhes de esquema envolvendo diretores do HDO

05/12/2017 11h07 | Atualizado em: 06/12/2017 10h06
Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:
Divulgação

A segunda fase da “Operação Marcapasso” da Polícia Federal cumpriu quatro mandados de prisão nesta terça-feira (05), sendo dois em Araguaína, um em Palmas e um em Belém (PA).

Entre os presos na operação está o Superintendente Executivo do Hospital e Maternidade Dom Orione em Araguaína, Osvair Murilo da Cunha e o diretor técnico Dr. Arnaldo Alves Nunes.

O diretor técnico Arnaldo Nunes também é responsável pelas compras da instituição. Ele foi pelo período de um ano, secretário interino da pasta da Saúde no último governo de Siqueira Campos.

De acordo com a delação de Cristiano Maciel Rosa, os diretores do hospital teriam arquitetado um sistema de aquisição de OPMES (Órteses, Próteses e Materias Especiais), mediante o pagamento de vantagens indevidas aos seus fornecedores, sendo que todos os custos eram pagos com verbas do SUS.

Ainda conforme o delator, com o esquema fraudulento o Hospital Dom Orione recebia 10% da empresa ST Jude (que fornecia os materiais) mas cobrava 100% do SUS.
Em Palmas, o mandado de prisão foi contra o médico cardiologista, Juan Fernando Terrones Cáceres que atua na rede pública de saúde.

Em Belém o mandado foi contra EB Miranda Ara, gerente da ST Jude Medical do Brasil LTDA.

O delator Antônio Bringel revelou que a empresa era antes representada pela Cardiomed e que fornecia os materiais para a Secretaria de Saúde do Tocantins

Conforme o delator, o esquema funcionava da seguinte forma: A ST Jude pagava para a Cardiomed na época, uma comissão de aproximadamente 25% por item vendido, sendo que destes, 10% deveriam ser repassados aos médicos que faziam parte do esquema, 5% eram destinados ao custeio de impostos e outros 10% seria a comissão da Cardiomed por cada operação.

A assessoria do Hospital Dom Orione informou que vai se manifestar assim que tiver um posicionamento.

Acompanhe nossas atualizações em tempo real:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe via E-mail
Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte”

Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.