Publicidade
Publicidade
Publicidade
:
Seg
11/12/17
Araguaína

Pancadas de Chuva

29º 23º

Benefícios da Natação Infantil

Estudos indicam que a natação é a única atividade que pode ser praticada sem contra-indicações, em todas as idades. Além de melhorar as funções respiratórias e fisiológicas do organismo, a atividade aumenta a coordenação motora e o tônus muscular. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que as crianças comecem nadar a partir dos 6 meses. Nessa idade, o ouvido fica desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, reduzindo as chances de infecção. Além disso, o bebê também já estará imunizado contra algumas doenças.

Segundo a pediatra Jalnéia de Souza Ferreira, o esporte tem papel fundamental na saúde das crianças. “Obesidade, sedentarismo e estresse são alguns dos problemas que podem acometer os pequenos que praticam pouca ou nenhuma atividade física. Visando uma qualidade de vida melhor, a natação para crianças é uma excelente atividade física”, destaca. Fazer natação trabalha o sistema cardiovascular e respiratório e desenvolve habilidades psicomotoras como agilidade e velocidade. O esporte também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.

De acordo com o professor de educação física, Danilo Diniz, é inegável a importância da natação para a formação da personalidade e inteligência da criança. “Com os colegas na piscina, eles aprendem que cada um tem sua vez e todos são importantes”, destaca. “Escolhemos a natação para nosso filho por diversos motivos, pois a natação é um esporte completo, melhora a saúde e ajuda na socialização”, afirmam os pais do João Gabriel de 6 anos, Rivani e Marcelo Reid que nada há dois anos.

Veja algumas vantagens da natação infantil:

Publicidade

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.