Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ação Parlamentar

Sessão Solene celebra o centenário da Diocese da cidade

29/06/2015 09h37 | Atualizado em: 29/06/2015 09h50

Divulgação

O centenário de criação e instalação da Diocese de Porto Nacional foi comemorado em sessão solene na noite desta sexta-feira, dia 26, na calçada da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional.

Solicitada pelo deputado Paulo Morão (PT) como parte da programação dos 100 anos da diocese, comemorados em julho de 2015, a sessão foi presidida pelo deputado Osires Damaso (DEM), acompanhado pelos parlamentares Ricardo Ayres (PSB), Toinho Andrade (PSD), Wanderlei Barbosa (SD), Valdemar Júnior (PSD), Olyntho Neto (PSDB), Elenil da Penha (PMDB) e Clayton Cardoso (PSL).

Em todos os pronunciamentos, a importância histórica, cultural e religiosa do município foi citada como fator de identidade e agregação do povo tocantinense. Para Mourão, Porto Nacional se configura como a diocese-mãe no Estado, seja por sua contribuição à formação religiosa, seja por seu valor histórico-cultural.

Mourão destacou as ações dos párocos e demais religiosos. "Eles se encarregaram de dar maior desenvolvimento à cidade nos sentidos espiritual e cultural, bem como na edificação de obras inabaláveis que até hoje desafiam o tempo", afirmou.

Ao final da solenidade os deputados anunciaram a destinação de emendas parlamentares de interesse da sociedade portuense como reforma da escola agrícola, infraestrutura da Praia de Porto Real, festejos da diocese, verbas para o Consaude e para o abrigo da cidade. Também foi destinada verba para revitalização da Praça Dr. Euvaldo no setor Vila Nova, de Porto Nacional e verba para aquisição de um ônibus para o Interporto e para o fundo antidrogas. E ainda foi anunciada uma verba para infraestrutura do município de Pindorama.

Também participaram da sessão o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PSDB), o secretário geral de Governo, Hebert Barros, o bispo de Porto Nacional, Dom Romualdo Dias, autoridades políticas, religiosas e populares.

Porto Nacional

A história de Porto Nacional está intimamente ligada ao ciclo do ouro no antigo norte goiano, por volta do ano de 1722. Em 1886, chegaram os primeiros padres dominicanos, que influenciaram as manifestações religiosas, políticas, sociais e culturais da região. Em 1903, foi inaugurada a Catedral Nossa Senhora das Mercês, uma referência de religiosidade e tradições da cidade. Em 2015, a cidade comemora 154 anos de emancipação e 277 de história. (Fonte: Al.gov.br)

Compartilhe

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.