Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ação Parlamentar

Valderez preside a 1ª reunião do Comitê da gestão da saúde

01/07/2015 08h21 | Atualizado em: 01/07/2015 10h39

Divulgação

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) presidiu na tarde desta terça-feira, 30, na Assembleia Legislativa (AL), a 1ª reunião do Comitê Gestor Interinstitucional para o acompanhamento da gestão da saúde do Estado do Tocantins. Composta por membros de órgãos representativos e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), o Comitê decidiu realizar visitas a partir da primeira semana de agosto no Hospital Geral de Público de Palmas (HGPP), no Hospital Dona Regina, no Hospital Infantil Público de Palmas, no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Durante a reunião, Valderez destacou a importância das visitas in loco, pois assim será possível tomar conhecimento da situação das unidades hospitalares, como também a melhor maneira de resolver os eventuais problemas que podem ser encontrados.

“Ações efetivas já foram decididas e agendadas pelo Comitê. A reunião para que sejam expostas as conclusões dessas visitas, também já está com data para ocorrer. A partir daí teremos uma resposta do porquê de tantos problemas na saúde dos municípios visitados. Este comitê gestor fará um diagnóstico não apenas avaliar, mas também para sugerir sobre o que é possível fazer para que juntos possamos buscar as melhorias necessárias para cada local”, completou.

A primeira atividade do Comitê ocorrerá no dia 07 de agosto e a última no dia 28 de agosto deste ano. As datas, locais e horários das visitas você pode conferir no final da matéria.

Avaliação dos membros

De acordo com a Superintendente de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Sesau e membro do Comitê, Luiza Regina Dias Nolêto, a 1ª reunião do Comitê Gestor foi uma demonstração da importância da AL em representar o povo no acompanhamento e controle das ações da Saúde. “O primeiro passo foi dado. Recebemos com muito entusiasmo esta atitude da deputada Valderez à frente do Comitê, de estreitar os laços de trabalho entre a Secretaria, o povo e o Legislativo. Acreditamos também que estas reuniões, assim como as audiências públicas, não devem ser eventos esporádicos, mas de rotina. Temos a confiança de que daqui para frente será assim”, declarou.

A juíza Federal e vice-coordenadora do Comitê de Judicialização da Saúde (Cemas) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Denise Dias Druta Drumond, também é uma das titulares do Comitê Gestor. Ela avaliou como proveitosa a 1ª reunião e destacou o foco e a objetividade de todo o grupo. “Ações e medidas efetivas já foram propostas. Acredito que será um trabalho que dará bons resultados. As visitas já foram agendadas, os levantamentos e os diagnósticos já serão realizados e a busca por respostas sobre a atenção primária também. Tudo isso já tem um objetivo, que é o de trabalhar soluções para os problemas”, afirmou.

Também estavam presentes na 1ª reunião do Comitê, a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Maria Gleyd Brito Chianca Silva, diretora de Atenção Especializada, Margareth Santos de Amorim, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Juliano do Vale, a diretora de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria, Ludmila Nunes Moreira Barbosa e o diretor Hospitalar Afonso Piva de Santana.

Cronograma das atividades

07 de agosto às 9h – Visita ao Hospital Geral Público de Palmas (HGPP)
08 de agosto às 9h – Visita ao Hospital Dona Regina
08 de agosto às 11h – Visita ao Hospital Infantil Público de Palmas
14 e 15 de agosto às 9h – Visita ao Hospital Regional de Araguaína (HRA)
24 de agosto às 10h30 – Visita ao Hospital Regional de Gurupi (HRG)
28 de agosto às 9h – Reunião do Comitê Gestor na Assembleia Legislativa para análise das observações e dos dados obtidos nas visitas in loco. (Fonte: Assessoria)

Compartilhe

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.