Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
SÃO PAULO

Estudantes do To participam de fase presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa

04 novembro 2019 - 12h51

Prossegue nesta semana, em São Paulo, a realização de mais uma etapa presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa. Desta vez, o encontro reúne alunos e professores que estão participando na categoria Poema. O Estado do Tocantins estará representado pela estudante Yêda Maria Oliveira Aguiar e sua professora Cleide Sônia Dutra Souza Pereira, da Escola Municipal Ayrton Senna, de Pequizeiro; e pela estudante Jasmyn da Silva Oliveira e pela professora Angra Rocha Noleto, da Escola Municipal Gentil Ferreira Brito, de Araguaína. Yêda foi classificada com a poesia Cidade tesouro e Jasmyn participa com o texto Via Lago: do abandono ao sucesso.

A professora Cleide explicou que participar dessa fase da olimpíada representa uma valorização para a escola. “Chegarmos à etapa semifinal da olimpíada contribui para que outros estudantes também queiram participar e desejem passar pelas fases classificatórias. Acredito que muitos alunos irão se dedicar mais ao estudo dos gêneros literários”, frisou.

A diretora Vanilda Ribeiro da Silva explicou que a escola conta com 390 estudantes e esta é a segunda vez que a escola conta com alunos na fase semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa. “Esse é o reflexo do trabalho que realizamos na rotina da escola, com isso, os estudantes passaram a ler mais e expressarem sua criatividade nos trabalhos produzidos”, contou Vanilda.

A Olimpíada de Língua Portuguesa está na 6ª edição, e o encontro presencial da categoria Poema será realizado de 4 a 6 de novembro. Na próxima semana, acontecerá a etapa semifinal da categoria Documentário.

Olimpíada

A Olimpíada tem o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita e promover formação para professores que lecionam língua portuguesa. É uma realização do Itaú Social, com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Programa Escrevendo o Futuro, com a parceria do Ministério da Educação.