Palmas
27º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
NATUREZA

Ibama pode parar atividades de combate a queimadas por falta de recursos

22 outubro 2020 - 14h34Por da redação

Por falta de recursos, o Ibama, por meio de ofício expedido na última quarta-feira (21), anunciou que brigadas de incêndios florestais vão interromper as atividades em todo o país, a partir da meia meia-noite desta quinta. Em um segundo documento, o órgão fala em "indisponibilidade financeira" para fechar o mês de outubro.

O presidente Ibama, Eduardo Bim, disse que estão enfrentando problemas financeiros que impede o cumprimento de compromissos e que tem pagamentos pendentes, estimados em R$ 19 milhões. “Temos contratos há três meses sem pagamento", disse.

A suspensão do trabalho dos agentes é determinada em um momento em que tanto o Pantanal quanto a Amazônia têm recordes de queimadas. Mas, Bim disse que os recursos não foram ainda liberados e nem previsão para a entrada deste dinheiro.

No Tocantins, recentemente o Ibama usou helicóptero para o combate de queimadas, e ainda na entrevista que Bim concedeu à Globonews, ele disse que existe uma dívida de R$ 5 milhões, referentes à operação de helicópteros usados na Amazônia Legal.