Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Araguaína

Obra de Laticínio Municipal avança para ser entregue no aniversário da cidade

14/06/2019 07h22 | Atualizado em: 14/06/2019 10h33

Marcos Filho Sandes/Ascom

Empreendimento de 370 m² e capacidade de captação de 40 mil litros de leite por dia tem previsão de conclusão para novembro após implementação para expansão

A construção do Laticínio Municipal de Araguaína chegou aos 40% nesta semana após ter o projeto implementado para expandir a quantidade de produtos produzidos. A obra executada pela Prefeitura atenderá a uma antiga demanda dos produtores da região, facilitando a comercialização e fomentando o crescimento da produção de leite. A previsão de conclusão do empreendimento é para novembro, mês de aniversário da cidade.

O prédio de 370 m², numa área de quase 20 mil metros quadrados, está sendo levantado na Avenida Rio Bandeira, esquina com a Avenida Rio Araguaia, no Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). A estrutura da obra é realizada em concreto pré-moldado, modelo de construção mais ágil e duradoura.

De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola, a intenção é fortalecer os pequenos e médios produtores rurais cooperados. “Não temos nenhuma indústria beneficiando leite em Araguaína, atualmente. Por isso essa obra atende às demandas da região”.

Atendendo toda a região

O empreendimento tem capacidade de captar 40 mil litros de leite por dia. O primeiro produto que deve produzido nas novas instalações é o leite envazado em saquinhos plásticos, conhecido como barriga mole. A longo e médio prazos, o amplo espaço do local pode abrigar ainda a produção de outros derivados do leite, como queijos e iogurtes.

Mais recurso para expansão

Para garantir o funcionamento do laticínio e implementação de outros produtos do leite, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está elaborando um projeto para colher recursos disponíveis em edital do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O novo investimento será para compra de equipamentos destinados ao local.

Obra em andamento

O projeto está orçado em R$ 979.402,17 e tem recursos já aprovados da senadora Kátia Abreu. O pagamento da construtora que executa os serviços de construção do laticínio é realizado mediante disponibilização do recurso do Governo Federal, o que depende de cada medição da obra.

Compartilhe

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.