Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
RANKING NACIONAL

Toledo Fibra é eleita melhor provedora de internet do Tocantins

20 fevereiro 2019 - 09h23

Os sites Melhor Plano e Minha Conexão, que comparam planos de internet e telefonia em todo o Brasil, realizaram juntos uma pesquisa sobre a qualidade dos provedores de internet banda larga no país e entre os milhares, premiaram os melhores em cada Estado. Cerca de 39 milhões de testes de velocidade e 1 milhão de opiniões dos usuários de 630 municípios, em todos os estados, foram avaliados. O ranking nacional também ganhou repercussão em matéria na UOL.

O vencedor considerando o Brasil foi a NET Virtua, que ficou em primeiro lugar nas três categorias do levantamento. 
 
No Tocantins foram avaliados 175.385 testes de velocidade e cerca de 4.455 notas de satisfação dos usuários. Foram eleitos  os principais provedores que se destacaram em melhor velocidade de internet banda larga e maior satisfação de acordo com essas avaliações. No Estado, o destaque foi para a Toledo Fibra que ficou em primeiro lugar em provedor e velocidade. Já a empresa Pronto Fibra de Palmas apresentou a maior pontuação no nível de satisfação dos clientes.

PROJETOS EM 2019

A Toledo Fibra inaugurou no último dia 14, as instalações de sua nova loja em Araguaína. Os empresários Alexandro Toledo e sua mãe, Andrea Toledo, receberam amigos e convidados em um coquetel que contou com a presença de vários empresários, autoridades e lideranças do município como o prefeito da cidade, Ronaldo Dimas e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Dearley Kuhn.

Há dez anos no mercado, a Toledo Fibra é uma empresa genuinamente araguainense e conta hoje com um quadro de quase 100 colaboradores. Este ano a equipe trabalha com um projeto de expansão audacioso com a abertura de 18 filiais, expansão de 2 mil km de fibra óptica para as regiões centro-norte do Estado, atendendo centenas de milhares de pessoas em Paraíso, Colinas, Santa Fé do Araguaia, Xambioá, Aragominas, Ananás, Araguatins, Augustinópolis, além de Carolina e Estreito, ambas no Maranhão.

Além disso, a empresa trabalha no projeto de consrtução da sua nova sede, financiada pelo Banco da Amazônia e que está sendo construída em uma das Avenidas mais importantes de Araguaína, a Marginal Neblina. 

A empresa também trabalha com um projeto para ofertar um serviço inédito no Tocantins, o Data Center: um servidor para hospedar banco de dados, sites, dentre outros recursos de empresas que não tenham servidor próprio.

VENCEDORES POR ESTADO (MELHORES PROVEDOR E VELOCIDADE)

Acre: NET Virtua (Provedor) / Vivo (Velocidade)
Alagoas: Super Connect (Provedor) / Super Connect (Velocidade)
Amapá: Você Telecom (Provedor) / Oi Velox (Velocidade)
Amazonas: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Bahia: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Ceará: Tianguá (Provedor) / Tianguá (Velocidade)
Distrito Federal: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Espírito Santo: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Goiás: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Maranhão: IBL (Provedor) / IBL (Velocidade)
Mato Grosso: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade) 
Mato Grosso do Sul: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Minas Gerais: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Pará: WSP (Provedor) / Vivo (Velocidade) Paraíba: Brisanet (Provedor) / Brisanet (Velocidade)
Paraná: Copel (Provedor) / Copel (Velocidade)
Pernambuco: Wantel (Provedor) / Wantel (Velocidade)
Piauí: Infoweb (Provedor) / Vivo (Velocidade)
Rio de Janeiro: Live TIM (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Rio Grande do Norte: Cabo Telecom (Provedor) / Cabo Telecom (Velocidade)
Rio Grande do Sul: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Rondônia: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Roraima: Info RR (Provedor) / Vivo (Velocidade)
Santa Catarina: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
São Paulo: NET Virtua (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Sergipe: Sergipeweb (Provedor) / NET Virtua (Velocidade)
Tocantins: Toledo Fibra (Provedor) / Toledo Fibra (Velocidade)

Entenda a metodologia usada

O público do site Minha Conexão fez os testes de velocidade de internet durante 2018 e o ranking considera a satisfação dos usuários em relação a seus provedores. Para a participação no prêmio, o provedor deveria ter um mínimo de 1.000 testes de velocidade feitos no período e possuir no mínimo 3% da amostra dos testes por estado avaliado para ter significância estatística. Na categoria de "Melhor Velocidade", foi dado um peso de 90% para o download e 10% para o upload.

O download pesou mais porque "representa melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia", diz a empresa. A "Maior Satisfação" precisava de no mínimo 30 avaliações no estado. Cada usuário do site Minha Conexão pode dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste de velocidade de internet, e a nota final foi calculada com a nota média do provedor naquele estado. Já o Melhor Provedor foi medido a partir da soma das notas finais das duas categorias principais do prêmio.

Segundo o site Melhor Plano, algumas cidades do país não foram contempladas com o prêmio, pois não tiveram testes suficientes para participação ou apresentaram dados inconsistentes. Além disso, eles dizem que a análise dos dados contou com a utilização de algoritmos para filtrar e eliminar possíveis fraudes.