Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
ELEIÇÕES 2020

Viúva de prefeito é confirmada na disputa por prefeitura e desmente boatos sobre sua candidatura

16 setembro 2020 - 12h38Por Redação

Foi realizada na noite dessa terça-feira (15), a convenção municipal do MDB de Miracema onde foi oficializada a candidatura de Camila Fernandes, viúva do prefeito assassinado, Moisés da Sercom, à prefeita da cidade. Para compor a chapa como vice, o nome escolhido foi o de Aprijo Ribeiro, presidente do diretório municipal do Solidariedade (SD). A aliança entre os dois partidos também rendeu uma chapa proporcional composta por 35 candidatos que disputarão vaga na Câmara Municipal.

Apoio de Lideranças

O evento contou com a presença de várias lideranças municipais, estaduais e federais, entre elas, a deputada federal Dulce Miranda (MDB) e dos deputados estaduais também emedebistas, Nilton Franco e Valdemar Júnior, que manifestaram apoio à candidatura de Camila Fernandes. 

Em vídeo, o senador Eduardo Gomes (MDB) também manifestou apoio à campanha: "Minha mensagem vai para aqueles que acreditam que Miracema merece mais e por isso eu digo sim para a candidatura de Camila. Juntos teremos oportunidade de fazer muito por essa cidade", pontuou.

Em seu discurso a deputado federal, Dulce Miranda destacou a força e humildade da candidata e confirmou aliança com Camila: "Quero continuar a trabalhar por essa cidade, mas agora juntos com a Camila e o Aprijo, e sei que os moradores entenderão que neste momento ambos terão condições de fazer uma administração impecável, assim, como o Moisés sonhava, e por isso estive em Miracema para selar este compromisso pessoalmente" e completou "Camila, o legado do seu esposo será resgatado no dia 15 de novembro!". 

Outras importantes lideranças estaduais confirmaram que estão lado a lado com Camila e Aprijo, eles não puderam estar presentes no evento mas manifestaram seu posicionamento em vídeos que foram divulgados durante a reunião, entre eles: os deputados estaduais, Vilmar do Detran (SD), Jorge Frederico (MDB), Luana Ribeiro (PSDB) e Jair Farias (MDB). 

Discurso da Majoritária

O candidato a vice, Aprijo Ribeiro agradeceu a escolha de seu nome para compor com camila e também discursou a favor de uma gestão ativa: "Não quero ser vice de gabinete, serei vice de canteiro de obras e você pode ter certeza Camila, que vou estar ao lado buscando o melhor por nossa cidade", pontuou. 

A prefeita Camila Fernandes foi a última a discursar no evento e reviveu sua trajetória de vida marcada por grandes perdas mas também de muita luta, conquista e resiliência. Na oportunidade ela mandou um recado para oposicionistas: "Dizem por aí que estou me aproveitando da perda do meu esposo para me promover, mas primeiro quero dizer que isso não é verdade, segundo que continuarei lutando por Justiça e terceiro quero agradecer por cada pessoa que me acolheu, o povo de Miracema chorou junto comigo essa dor e estar aqui me propondo a fazer mais pela nossa cidade é minha forma de contribuição por todo esse carinho e respeito!", finalizou. 

Perfil dos candidatos

Camila Fernandes

Camila Fernandes de Araújo tem 39 anos, filha de José Gomes de Araújo e Helena Fernandes de Araújo. Natural de dois irmãos do Tocantins e caçula de 10 irmãos.

Camila veio para Miracema aos 11 anos, em 1994 ela ingressou na 7 Série do Ensino Fundamental no colégio Tocantins e nesta mesma unidade, concluiu o Ensino MédioTécnico em Enfermagem em 1998, ano de conquistas mas também de tristeza, quando sofreu uma grande perda, que foi o falecimento de sua mãe.

No ano seguinte, 1999, Camila iniciou seu namoro com Moisés Costa da Silva com quem se casou em 2011 para construir uma família e dar continuidade aos seus sonhos, projetos de vida ao lado do seu companheiro.

Em 1999 ela também iniciou seu primeiro trabalho como técnica em Enfermagem no hospital Regional de Miracema. 

Dedicou-se à vida acadêmica ingressando em 2001 no centro Universitário Luterano - Ulbra em Palmas, no curso de Enfermagem. Batalhadora, estudava durante todo o dia e à noite retornava para Miracema para trabalhar no hospital da cidade e nesse luta diária, formou-se em 2006 e continuou trabalhando no hospital de sua cidade até o ano de 2008 quando ingressou no serviço público aprovada em concurso no quadro de Praças da Saúde e hoje é Subtenente. Ela também é concursada como Enfermeira pela secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. 

Ao longo de sua jornada, além de sua mãe, enfrentou o sabor amargo de outras duas grandes perdas, o seu companheiro, Moisés, que há pouco mais de 2 anos teve sua vida tragicamente interrompida no auge de sua carreira política como prefeito desta cidade e 7 meses depois a partida de seu saudoso pai.

Apesar da dor, do sofrimento, Camila seguiu em frente e agora se coloca à disposição como candidata à prefeita de Miracema.

 Aprijo Ribeiro

Aprijo Ribeiro da Cruz Neto, filho de Genésia da Ribeiro Moura e Napoleão Moura Caju, nasceu na cidade de Miracema do Tocantins no dia 31 de outubro de 1973, o último de uma família de 14  irmãos.

Viveu parte da sua infância na Fazenda Bom Lugar de propriedade de seus pais. Cresceu entre as cidades de Rio Sono, Tocantínia, Palmas e Miracema. Formou se em Farmácia pela Universidade Luterana do Brasil em Palmas. Casado com a professora Silvia Parente e pai de 03 meninos: Pedro Lucas, Gabriel e Mateus, trabalhou com balconista, vendedor, representante comercial e atualmente exerce a função de empresário.