Palmas
23º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
24º
EM CAMPANHA

Wagner se reúne com artistas e promete continuar investindo em cultura na cidade

19 setembro 2020 - 19h06Por Assessoria

“A gente precisa transformar Araguaína no berço da cultura do Tocantins”, afirmou o diretor artístico do grupo teatral ArtPalco, Luiz Navarro, em reunião com os candidatos a prefeito Wagner Rodrigues (SD) e a vice, Marcus Marcelo (PL). Declarando apoio à candidatura de Wagner, Navarro citou que a cidade precisa continuar no trilho e que 2021 será o ano da cultura.

Parar isso agora é começar tudo novamente, mais quatro anos e a cidade não anda e a gente precisa continuar no trilho. A gente quer o compromisso, agora a gente quer que 2021 será o ano da cultura”, informou solicitando que sejam criados a lei municipal de incentivo à cultura, e o plano cultural de Araguaína, com um departamento de fomento cultural.

Wagner garantiu que as solicitações serão atendidas e que irá fortalecer a cultura da cidade já para o próximo ano. “No projeto de lei para o orçamento do ano que vem já vamos encaminhar recursos para que a cultura faça parte do dia a dia das escolas, com projetos vocacionais para descobrir talentos. E quero contar com as cabeças pensantes da cultura para fazer nosso plano de governo”, destacou.

Espaços culturais

O candidato ainda falou sobre a cessão da Praça da Cultura e do Esporte (PEC), localizada no Setor Araguaína Sul 2, para ser utilizada como espaço de ações culturais com os moradores da região. “Uma das minhas intenções é fazer a cessão de direito real de uso. Para que vocês possam cuidar das nossas crianças. Quero que o PPA já tenha essa peça. Quero que essas ações cheguem em para toda a cidade. Quero a cultura integrada na gestão de Araguaína e dentro das escolas. Precisamos dessa criatividade e na autoestima das nossas crianças e na formação de essência do nosso povo”.

Wagner ainda citou a revitalização do Espaço Cultural como uma das primeiras ações de seu governo. “Falta fazer uma complementação e vamos chamar vocês para o compromisso. Ronaldo fez muito e a gente precisa continuar cuidando das famílias. Eu nunca disputei uma eleição, mas tive um aprendizado grande com captação de recursos. Compromisso: não quero depender de emenda, vamos restaurar o Espaço Cultural imediatamente”.

Referência cultural

O candidato a vice, Marcus Marcelo, assegurou aos artistas o compromisso da nova gestão com a cultura da cidade. “Precisamos fomentar uma secretaria que respire a cultura. Temos o compromisso firme com este setor. Criar um evento que torne Araguaína referência nacional. Precisamos fazer o futuro agora”, salientou.

Para a técnica Giliana Mendes, do Instituto Social Cultural Araguaia (Isca), associar cultura e educação é essencial. “Mas dependemos do poder público. Se não houver parceria com o poder público não há como se manter. Já realizamos ações que beneficiam mais de 300 crianças e adolescentes”, citou.

George Henrique, coordenador geral e presidente do Isca, agradeceu a gestão Dimas e falou sobre seu desejo que a gestão continue com Wagner. “Por causa da gestão Dimas chegamos a 23 estados e a gente acredita nessa gestão, quer que continue esse movimento, que tenhamos nosso espaço. E estamos aqui para abraçar essa campanha e que a gente possa continuar”, finalizou.