Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tradicional em Araguaína, a encenação de morte e ressurreição de Jesus Cristo será realizada no próximo dia 19, Sexta-feira Santa.

Ensaio do espetáculo Via Sacra é aberto ao público e entra na reta final

A partir dessa semana os ensaios da Via Sacra são intensificados até a apresentação no próximo dia 19 de abril, Sexta-feira Santa. O Eco Parque Cimba será palco da tradicional encenação de morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esta será a 23ª vez em que Araguaína assistirá ao espetáculo que conta com centenas de pessoas.

Segundo o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, essa edição trará 300 atores em sete cenários diferentes. “São mais de 400 pessoas envolvidas para sair perfeito. Assim como em todos os anos, nos renovamos as cenas, mas essas alterações são surpresa. Só vai saber quem for assistir”.

Os preparativos começaram há dois meses e os ensaios gerais iniciaram no último sábado. A partir de agora, as reuniões são diárias e com todos os envolvidos no Espaço Cultural, localizado na Avenida Tocantins, nº 182, no Setor Central, a partir das 20 horas. Neste fim de semana, os ensaios são realizados no Eco Parque Cimba, a partir das 14 horas.

“Os ensaios são abertos ao público. Isso é legal porque os interessados em participar das próximas edições podem ir assistir e conhecer como é”, explicou o secretário. O espetáculo será dirigindo novamente pelos atores Paulo Egídio e Pedro Lima, integrantes do grupo teatral Ciganu’s.

Maior espetáculo a céu aberto

A Via Sacra de Araguaína, realizada há 22 anos, é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do Tocantins. As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, como a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.

Reinventado todos os anos, o espetáculo continua emocionando o público, além de ser um momento de reafirmação da fé cristã. Em 2018, foram usadas sete estações diferentes, entre morro, chão e cenários. Segundo a Polícia Militar, mais de seis mil pessoas assistiram à encenação no ano passado.

A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).

Abertas inscrições para Corrida de Rua com R$ 18 mil em premiações

Inicia hoje, 10, e segue até o próximo dia 28 as inscrições para a 29ª Corrida de Rua do Trabalhador de Araguaína. Nesta edição, a competição terá premiação total de R$ 18 mil, divididos em várias categorias. A prova será realizada no dia 1° de maio, às 7 horas, com largada e chegada na Via Lago.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, no site da Prefeitura de Araguaína (www.araguaina.to.gov.br), até às 17 horas do dia 28 de abril. No ato do cadastro, o competidor de qualquer categoria terá que anexar cópia do RG, CPF, conta bancária (extrato indicando o número, agência e banco) e comprovante de endereço, além de preencher a ficha de inscrição online.

A expectativa da Secretaria Municipal da Educação, Esporte, Cultura e Lazer é de que mais de 800 atletas participem da competição este ano. “A corrida é muito mais que uma competição, é um momento de descontração e uma forma de celebrarmos o Dia do Trabalhador, incentivando o esporte”, destacou o secretário municipal José da Guia.

Congresso técnico

O congresso técnico referente à corrida será realizado no dia 30 de abril, véspera da prova, a partir das 16 horas, na Via Lago. Ao final do congresso, serão entregues os kits prova aos participantes, mediante apresentação do comprovante de inscrição e documento de identificação.

A prova

O percurso da competição será de oito quilômetros, com largada e chegada na Via Lago, passando pelas avenidas Marginal Neblina, Treze de Maio, Prefeito João de Sousa Lima e Filadélfia.

A prova será dividida nas categorias masculina e feminina, subdivididas nas modalidades Elite, Juvenil (14 a 19 anos), Adulto (20 a 29 anos), Veterano 1 (30 a 39 anos), Veterano 2 (40 a 49), Veterano 3 (50 a 59 anos), Veteraníssimo (acima dos 60 anos).

Escola de artes abre 100 vagas em 17 cursos gratuitos em Araguaína

A Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino (Reciclarte) segue oferecendo vagas para novos alunos. São mais de 100 vagas em 17 cursos gratuitos como balé clássico, violão popular, violão clássico, teclado, técnica vocal, pintura em tecido e em tela, confecção de bonecas e trabalhos com recicláveis. As vagas são limitadas e estarão disponíveis até dia 19 ou até o preenchimento das turmas.

De acordo com a diretora da escola, Valéria Elias, pessoas de todas as idades podem participar das aulas, de crianças a idosos. “Qualquer pessoa pode frequentar as aulas, para buscar nova profissão, uma renda extra, melhoria das habilidades ou como terapia ocupacional”.

Neste ano, a Reciclarte está ofertando novas atividades: a brinquedoteca, cursos de dança, reciclagem em pneus, reciclagem de paletes, flauta doce, violino, modelagem, corte e costura, todas com disponibilidade de vagas.

Na brinquedoteca, crianças com idades entre um e doze anos poderão aprender, de forma divertida, como confeccionar e manipular brinquedos produzidos com materiais que normalmente iriam para o lixo.

Ensino comprovado

Os alunos que estão matriculados na Escola de Arte são os principais incentivadores para que todos possam usufruir do local. É o caso da estudante Denise França, de 26 anos. Ela faz aulas de teclado e acha que o maior incentivo é por ser gratuito. “Tem muitos instrumentos e não tem custo. Isso é muito bom para quem não tem condição para pagar”.

A estudante Nara Núbia Nóbrega é mãe da pequena Isabella, de oito anos, aluna de balé clássico. Para ela, a filha desenvolveu habilidades importantes após frequentar as aulas na Reciclarte. “É o sonho dela ser bailarina. Ela está mais carinhosa, antenada, mais educada. A professora Rejany é maravilhosa, vale à pena”.

O instrutor de teclado Misael Coutinho acredita que uma das maiores habilidades desenvolvidas nos alunos é o aumento da percepção. “Eles desenvolvem habilidades como aumento da percepção, concentração, tem de fazer várias coisas ao mesmo tempo, aumentando a capacidade do cérebro”.

Como matricular

As matrículas podem ser feitas na sede da instituição, localizada à Rua Sabiá, Quadra 45, Lote 2, no Setor Maracanã, das 7 às 12 horas e das 13 às 18 horas. Para garantir a vaga, o candidato precisa apresentar cópias dos documentos pessoais e comprovante de residência.

Já para alunos matriculados na Rede Municipal, é necessário a cópia da Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do Documento de Identidade (RG); assinatura de termo de responsabilidade; comprovante de residência; cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família); declaração e/ou Histórico Escolar; ficha de aproveitamento Individual; 1 foto 3x4; cópia dos documentos dos pais e/ou responsáveis (RG e CPF); cópia do NIS do aluno (caso possua); cópia do Cartão SUS.

Membros das associações de catadores de recicláveis e seus filhos, família de baixa renda e alunos da Rede Pública Municipal têm prioridade em 60% das vagas. Mais informações são obtidas pelos telefones 99298 7739 e 3413 1295.

A Reciclarte

A Escola de Artes de Araguaína conta com quatro salas para o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas, oferecendo instrumentos, equipamentos e materiais didáticos. O prédio conta ainda com um galpão, oficina de produção, banheiros, área de lazer, jardim e cozinha.

Inaugurada em 2017, com um ano de funcionamento, a primeira escola pública de artes no Tocantins capacitou mais de 800 pessoas.  

A história do personal trainer aconteceu em Araguaína e chamou atenção dos internautas nas redes sociais.

Após ter pedido de casamento negado jovem toma atitude inesperada

Um pedido de casamento frustrado e uma atitude inesperada. Essa é a história que aconteceu com Walleci Soares Rodrigues de 22 anos, que decidiu fazer "do limão uma limonada" depois de receber um “não” de sua amada.

A história do personal trainer aconteceu na última quarta-feira (27), em Araguaína e chamou atenção depois de repercutir nas redes sociais, quando um vídeo foi publicado no “Siga Crush”, um perfil de entretenimento no Instagram, em que Walleci aparece andando com balões e rosas vermelhas que ele estava distribuindo para pessoas que passavam pela Marginal Neblina, depois do fim de um relacionamento. Mas como ele chegou até ali?

Nossa reportagem conversou com Walleci para entender como tudo aconteceu. Ele começou dizendo que conheceu uma jovem em um aplicativo de relacionamento em agosto do ano passado: “No dia seguinte marcamos um encontro na Via Lago e desde então estávamos juntos até que aos sete meses de namoro, ela resolveu pedir um tempo. Nossa rotina não estava batendo e isso foi uma das coisas que atrapalhou, mesmo assim eu já estava decidido a fazer um pedido de casamento pra ela”, disse.

Uma semana depois, Walleci resolveu criar coragem para agir: “Comprei balões, rosas, revelei fotos, vesti minha melhor roupa e com a ajuda da mãe dela preparei uma surpresa em sua casa”. O pedido de casamento foi com direito à trilha sonora ao som de Christina Perri com a música “A Thousand Years”, mas apesar de todo o esforço, a atitude não foi suficiente para convencer a jovem a se casar com ele, que recebeu como resposta um: “Não estou preparada”.

Não foi fácil ouvir, mas aceitei de forma tranquila. A gente não se intrigou e ficou tudo bem”, lembra Walleci que saiu da casa da ex-namorada e foi parar na Marginal Neblina próximo à academia onde trabalha. “Fiquei uns 40 minutos sentado em um banco: Uma amiga veio falar comigo, me confortou e sugeriu que eu soltasse os balões, desse as flores em uma casa de idosos…algo assim. Foi então que decidi presentear pessoas desconhecidas que passavam por ali”, lembra.

O personal disse que a primeira pessoa a quem ele ofereceu uma rosa foi uma jovem que passava para ir ao trabalho. “Era o aniversário dela”.

Um casal que passava de moto achou que ele estava vendendo balões. Walleci então contou sua história e entregou mais uma rosa e um balão e assim ele seguiu por cerca de uma hora distribuindo os balões e as rosas pelo caminho. “Me senti mais aliviado, isso fez mais sentido pra mim do que simplesmente descartar as rosas e os balões em qualquer lugar” e completou: “Meu dia não foi como eu esperava mas pelo menos eu alegrei o dia de outras pessoas”, concluiu.

Confira agora o resultado final da campanha "Você Fitness em 2019"

Chegamos ao fim da campanha “Você Fitness em 2019” e hoje apresentamos a pessoa que venceu a disputa e vai desfrutar de mais de R$ 5 mil reais em benefícios incluindo, alimentação saudável, produtos naturais e suplementos, treino em academia, tratamentos estéticos, exames clínicos e ainda acompanhamentos com profissionais especializados.

O projeto idealizado pelo Portal O Norte contou com várias parcerias envolvidas no propósito de incentivar as pessoas a mudarem de hábitos e ter uma vida mais saudável. 


Na primeira etapa, nossa equipe recebeu vários vídeos de candidatos maiores de 18 anos e que residem em Araguaína, onde eles buscavam convencer apresentando o por que eles deveriam ser escolhidos para participar da disputa. Foram dezenas de vídeos recebidos e entre eles, seis foram selecionados para participar da segunda fase da competição, onde os vídeos foram postados no feed do Portal O Norte no Instagram e os três mais curtidos foram classificados para a terceira e última etapa do processo seletivo.

Os finalistas 

Ana Maria Câmara, Gabriel Braga e Maria Caroline Freitas conquistaram a preferência dos internautas no Instagram e na semana passada disputaram o voto dos internautas através do nosso site.

A votação encerrou na última quinta-feira (28). Cada internauta que escolheu seu candidato preferido, podia votar apenas uma vez por IP. Foram mais de 2 mil votos computados na enquete e a grande vencedora foi Maria Caroline, que conquistou mais de 80% da preferência dos internautas.

Abaixo, você confere como ficou a distribuição dos votos da enquete:

A equipe do Portal O Norte agradece a cada uma das pessoas que gravaram vídeos e enviaram para o processo seletivo. Agradecemos também aos parceiros que acreditaram no Projeto e participou diretamente da campanha. Parabenizamos o esforço dos candidatos finalistas e torcemos para aqueles que mesmo não chegando até aqui, possam cultivar hábitos saudáveis para conquistar seus objetivos.

À vencedora nós entregamos a responsabilidade de ser espelho não só para os candidatos que competiram com ela mas também a todas as pessoas que se esforçam para adquirir bons hábitos.

Premiação

A vencedora Maria Caroline vai usufruir de mais de R$ 5 mil reais em benefícios:



01 - Arena Training: 6 meses de treinamento na academia
02 - César Ferreira: 6 meses de acompanhamento com Personal Trainer
03 - Day Clinic: R$ 500 reais em exames para Check-up
04 - Dayanny Fabrício: 6 meses de acompanhamento com a nutricionista
05 - Emporiun Natural e Suplemento: R$ 500 reais em vale compras
06 - Flávia Escudero: Consulta periódica com a endocrinologista
07 - Funciona Fit: R$ 500 reais em vale compras
08 - Restaurante Rancho Mineiro: R$ 500 reais em refeições 
09 - Stocco Fitness: R$ 500 reais em vale compras
10 - Supermercados Campelo: R$ 500 reais em vale compras
11 - Val Prudêncio: R$ 500 reais em tratamentos estéticos

Com pintura e brincadeiras, alunos da Escola Incar comemoram Dia do Circo

O Dia do Circo é comemorado anualmente em 27 de março. Esta data serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades. Os primeiros circos teriam surgido por volta do século III a.C, no Império Romano. Nesse mundo de fantasias destacam-se os tradicionais palhaços, que divertem o público com situações cômicas e animadas.

No entanto, também é típico do circo apresentações de artistas malabaristas e de animais selvagens ou exóticos. Porém, atualmente os circos procuram se focar na superação do ser humano, a partir de desafios físicos. Os animais costumavam ser muito maltratados, por isso deixaram de se tornar uma atração tão usual dos principais circos.

Escola Incar

Os alunos do Incar Escola em Araguaína, comemoraram o "Dia do Circo" com muitas brincadeiras e ainda pintaram o rosto e usaram perucas de palhaço para deixar a brincadeira ainda mais divertida. "Acreditamos que reconhecer e homenagear essa data especial é importante para que nossos alunos compreendam e valorizem as atividades artísticas e culturais. Além disso, esses momentos proporcionam interação e entretenimento entre alunos e professores o que acreditamos ser muito importante para o processo de desenvolvimento e aprendizado deles", observa Dênia Chagas, diretora Executiva da unidade.


(Fotos: Incar)

Origem do Dia do Circo

O dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data em 1897.

Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.

Tornou-se mundialmente famoso e chegou a ser homenageado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por Tarsília do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfati. 

Festa do Divino pinta Natividade de vermelho e branco

Netflix escolhe Tocantins para gravar série de suspense sobrenatural

A Netflix escolheu o município de Natividade no Tocantins para gravar sua primeira série original de suspense sobrenatural. A série O Escolhido é baseada na história mexicana Niño Santo, possui sete capítulos e traz no seu elenco principal a atriz Paloma Bernardi e o ator Renan Tenca.

Parte dos figurantes foi formada por moradores nativitanos trazendo mais naturalidade para a ambientação da série. A história gira em torno de três médicos que são enviados para um vilarejo no Pantanal para vacinar a população contra uma mutação do vírus da zika. Porém, eles acabam presos em uma comunidade que segue um líder que prega a cura por meio da fé, e não de medicamentos.

A série ainda não tem data de estreia, mas está prometida para chegar ao streaming ainda em 2019. Além de O Escolhido, Natividade também já serviu de cenário para outras produções, sendo a mais recente a novela das nove da TV Globo, O Outro Lado do Paraíso.

Para descobrir os segredos que encantam em Natividade, listamos abaixo cinco curiosidades sobre o município:

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O belo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1987. A cidade faz parte do programa Monumenta, do Ministério da Cultura (MinC), que visa à recuperação e à preservação do patrimônio histórico brasileiro.

Natividade se destaca pela sua charmosa arquitetura colonial, festas religiosas, folclore e gastronomia. Sua história começa no ciclo do ouro, por volta de 1734, quando ocorreu a ocupação da região por bandeirantes, escravos, mineiros, sertanistas, missionários e criadores de gado. Natividade chegou a ser um dos maiores arraiais da então Capitania de Goiás.

Os visitantes podem conhecer um pouco da história da cidade visitando o Museu Histórico de Natividade. No local, funcionava uma antiga cadeia, da época do Império. A construção abriga o Centro de Artesanato e Apoio ao Turista, a Oficina de Ourivesaria Mestre Juvenal, uma loja de comercialização de produtos artesanais, além de uma exposição permanente com artefatos encontrados na região.

Festas Religiosas

A religiosidade é uma importante marca de Natividade com festejos como a Romaria de Nosso Senhor do Bonfim, considerada a maior festa religiosa do Estado, e a Festa do Divino Espírito Santo de Natividade. A cidade guarda ainda as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construção iniciada pelos escravos no século XVIII, mas que não chegou a ser concluída.

Região das Serras Gerais

A região das Serras Gerais é conhecida como a nova rota turística do Tocantins. O local engloba além de Natividade, os municípios de Almas, Arraias, Aurora, Dianópolis, Paranã e Taguatinga (região sudeste do Estado).

As Serras Gerais fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e, além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura como as Cavalhadas, as festas do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, entre outras festas folclóricas e religiosas herdadas do colonialismo e da era do ciclo do ouro, como em Natividade, quando o município era grande produtor de joias.

Em toda a região, o ecoturismo é propiciado por uma profusão de rios, canyons, cachoeiras e cavernas. A Cachoeira Paraíso, em Natividade, possui diversas quedas d’água de médio e pequeno porte, em meio a pedras e paredões rochosos formando, ao longo do percurso, piscinas naturais de águas verdes e transparentes.

Em meio à fauna, à flora e outras belezas naturais, o visitante pode apreciar também os centros históricos de Natividade, Dianópolis e Arraias, que em suas ruas estreitas e muros de pedra construídos por escravos guardam memórias da história do Tocantins.


Região das Serras Gerais encanta por sua beleza - Governo do Tocantins

Joias

As joias de Natividade são famosas por sua tradição, seu design e sua originalidade. O conhecimento técnico vem sendo passado por várias gerações e promovendo a inclusão social de jovens, dando oportunidade a eles de construírem uma carreira e terem sua renda.

As joias artesanais de Natividade já foram reconhecidas em diversos projetos de apoio à cultura no país. Uma das técnicas que mais chama atenção nas peças é a filigrana, um trabalho ornamental herdado dos portugueses, feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados.


Peças produzidas pelos ourives de Natividade são ricas em detalhes - Divulgação/Asccuna


Amor Perfeito

O famoso biscoito Amor Perfeito é feito de polvilho de mandioca tradicional. A receita foi criada há mais de cem anos e permanece a mesma. O biscoito ganha forma todos os dias em uma cozinha construída no quintal da casa da doceira Tia Naninha. O processo permanece artesanal com os biscoitos sendo moldados manualmente e assados em forno de barro. Na época da festa do Divino Espírito Santo, são feitos em forma de pomba e servidos de graça aos visitantes.


Biscoito amor-perfeito é um dos sabores mais tradicionais do Estado - Emerson Silva/Governo do Tocantins

Wizard Araguaína comemora com alunos data especial da cultura inglesa

Pipoca, algodão doce, filmes e muita diversão marcam a comemoração do Happy St. Patrick's Day na Wizard Araguaína.

O evento é realizado nesta quarta e quinta-feira na escola de idiomas que foi toda decorada para a data. 

"É um dia diferente para nossos alunos e convidados e uma oportunidade para conhecermos de forma lúdica detalhes da cultura inglesa", observa o diretor comercial, Jairon Gomes que aproveitou a oportunidade para convidar as pessoas a visitarem a escola: "Traga seu filho para conhecer a Wizard a nossa metodologia de trabalho, tenho certeza que você vai se encantar!", garantiu.

Sobre a data comemorativa

O Dia de São Patrício, também conhecido por St. Patrick's Day, é comemorado anualmente em 17 de março.

A data é uma homenagem ao padroeiro da Irlanda: São Patrício. Muito além do que uma celebração religiosa, pois lembra a chegada do cristianismo ao país dos irlandeses, também ovaciona a cultura e as tradições típicas desse povo.

Comemorações

O Dia de São Patrício é popular em países que tiveram colonização inglesa ou irlandesa, sendo bastante celebrado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, por exemplo. No Brasil, o Dia de São Patrício também é comemorado em algumas comunidades irlandesas, mas não com a mesma notoriedade que nos países ingleses.

Atualmente, o Dia de São Patrício é celebrado com desfiles e festas nas ruas, como se fosse um grande carnaval para os irlandeses. Os tradicionais irish pubs (bares irlandeses) ficam lotados com pessoas fantasiadas ou usando a cor verde, bebendo muita cerveja e se divertindo.

Primeiro ensaio será neste sábado, às 14 horas, no Espaço Cultural. Interessados em fazer parte do espetáculo devem entrar em contato com a Diretoria Municipal da Cultura ou comparecer ao ensaio.

Prefeitura abre inscrições para elenco da Via Sacra 2019 em Araguaína

Qualquer pessoa da comunidade que tiver vontade de participar da tradicional Via Sacra de Araguaína, mesmo não possuindo formação teatral, pode se inscrever para fazer parte do elenco. O primeiro ensaio será realizado neste sábado, 16, a partir das 14 horas, no Espaço Cultural, localizado à Avenida Tocantins, nº 182, no Setor George Yunes.

Os interessados em participar da encenação devem entrar em contato com a Diretoria Municipal da Cultura pelo 3411 5612 ou comparecer ao primeiro ensaio. Crianças também podem participar da peça e devem estar acompanhas dos pais ou responsáveis.

A expectativa, de acordo com o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, é de que 500 pessoas participem do evento, entre atores, figurantes e equipe de apoio. A Via Sacra 2019 está prevista para a Sexta-Feira Santa, 19 de abril, no Eco Parque Cimba. O espetáculo será dirigindo novamente pelos atores Paulo Egídio e Pedro Lima, integrantes do grupo teatral Ciganu’s.

Duas décadas de tradição

A Via Sacra de Araguaína, realizada há 22 anos, é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do Tocantins. As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, como a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.

Reinventado todos os anos, o espetáculo continua emocionando o público, além de ser um momento de reafirmação da fé cristã. Em 2018, foram usadas sete estações diferentes, entre morro, chão e cenários.

A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).

Presidente da Adtuc, Tom Lyra, afirmou que a festa teve saldo extremamente positivo para as cidades.

Carnaval movimenta mais de R$ 5,7 milhões na economia tocantinense

Dados divulgados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) mostram que o Tocantins movimentou R$ 5.757.310, entre os dias 1º e 4 de março deste ano, nos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis, Xambioá, Araguatins, Palmas e na Região do Jalapão (2 a 4 de março).
Os números são referentes às informações sobre hospedagem e alimentação, além de transporte aéreo, rodoviário e alternativo (vans); mobilidade – táxi e uber; combustível; locação de veículos; hospedagens alternativas; venda de artesanato; venda de abadás; vendas no comércio local; comercialização de bebidas e ambulantes, que não foram contabilizados, mas estima-se que tenha gerado um valor total de R$ 1.500.000 em movimentações financeiras.

Ao avaliar os resultados do carnaval 2019 do estado, o presidente da Adtuc, Tom Lyra, afirmou que a festa teve saldo extremamente positivo para as cidades. Os quatro dias de folia geraram movimentação econômica três vezes maior que o valor investido pelos municípios para realizar o evento. Tom Lyra destacou que, mesmo com o Brasil vivendo uma forte crise financeira, o carnaval tocantinense em nada se apequenou. Ao contrário, só fez crescer tanto em fluxo de pessoas quanto em movimentação econômica.

“O carnaval do Tocantins, mesmo numa crise pela qual o país está passando e com muita gente torcendo contra, foi um sucesso. Esse sucesso se deve ao empenho pessoal do governador Mauro Carlesse, de todo o secretariado e servidores. O resultado foi esse que vimos nas noites de folia, com mais de 30% de turistas aqui no Tocantins”, disse o presidente.

Tom Lyra ressaltou que a movimentação financeira nas cidades, durante a festa de carnaval, favoreceu os rendimentos nos setores formal e informal da economia tocantinense. “Esses milhões de reais de movimento apresentados pela nossa pesquisa, eu tenho certeza que se trata da parte formal da economia. Mas, o segmento informal também ganhou. As pessoas que trabalhavam, como ambulantes, por exemplo, vendendo cerveja, espetinho, refrigerante, cachorro-quente, pessoas que mais precisavam, também ganharam uma renda extra”, observou.

Gurupi

Gurupi foi o principal destino escolhido pelos foliões. Dados da Polícia Militar do Estado (PM) mostram que 200 mil pessoas movimentaram a cidade durante dos três dias de festa e os 1.700 leitos da rede hoteleira foram 100% ocupados. O valor médio da diária de hotel em Gurupi no período de carnaval foi de R$ 200,00, sendo a arrecadação diária de R$ 340.000 e a arrecadação total no período de R$ 1.360.000.

Já na parte de alimentação, a estimativa é que o município tenha arrecadado o valor total de R$ 700.000.

Jalapão

O Jalapão foi um dos principais destinos do Tocantins durante o período do carnaval 2019. Com 100% da capacidade de hospedagem ocupadas, o local recebeu 1.174 visitantes no período.

A região, composta pelos municípios de Ponte Alta, Mateiros e São Félix, recebeu visitantes originários de 20 estados brasileiros, além do próprio Tocantins. Turistas estrangeiros também vieram conhecer as belezas naturais do Jalapão. De acordo com a Adetuc, a região recebeu pessoas da Guiana Francesa, Inglaterra e Estados Unidos (Geórgia).

Sobre dados financeiros levantados no balanço da Adetuc, o valor médio de hospedagem foi de R$ 100,00. Durante os dias 2, 3 e 4 de março, a rede hoteleira da região arrecadou o valor de R$ 352.200, uma média de R$ 117.400 por dia.

Um total de nove atrativos foram visitados pelos turistas sendo que sete eram pagos. O valor para os locais pagos eram de R$ 20,00 e o montante arrecado pelos proprietários nos três dias foi de R$ 164.360.

Dos atrativos visitados estão: Cânion Sussuapara, Fervedouro Rio Sono, Fervedouro do Ceiça, Fervedouro Macaúba, Fervedouro Buriti, Fervedouro Bela Vista, Cachoeira do Formiga, Dunas e Cachoeira da Velha.

Porto Nacional

Na região central do Tocantins, Porto Nacional reuniu 50 mil pessoas durante o carnaval, segundo dados da PM. Dos 766 leitos de hotéis oferecidos aos turistas, 612 foram ocupados, registrando uma média de 80%. O valor cobrado pela diária ficou em torno de R$ 100 e a arrecadação da rede hoteleira foi de R$ 244.800 no período.

Referente à alimentação, os dados da Adetuc mostram que foram gastos diariamente R$ 43.750, totalizando R$ 175.000 ao final dos quatro dias de festa. O valor médio da refeição foi de R$ 35 e a estimativa de pessoas atendidas pelo comércio de alimentação foi de 1.250 por dia.

Dianópolis

Na região sudeste do estado, o município de Dianópolis reuniu 20 mil pessoas no período do carnaval, conforme números da Polícia Militar. Todos os 483 leitos da rede hoteleira foram ocupados, gerando uma arrecadação de R$ 231.840 nos quatro dias de festa (média de R$ 120,00 a diária).

O valor médio por alimentação foi de R$ 35,00, o que gerou uma arrecadação de R$ 70.000 no período, estimando que aproximadamente 500 pessoas tenham sido atendidas pelo comércio de alimentação.

Xambioá

No norte do Tocantins, Xambioá reuniu 10 mil foliões no período de carnaval, de acordo com a PM. Dos 200 leitos da rede hoteleira disponíveis, 100% foram ocupados pelos visitantes.

O valor médio da diária foi de R$ 100,00, gerando uma arrecadação total de R$ 80.000 nos quatro dias de festa. Aproximadamente, 250 pessoas foram atendidas pelo comércio de alimentação. A média da refeição foi de R$ 35,00 o que movimentou R$ 34.800 no período.

Araguatins

Na região do Bico do Papagaio, 6.500 turistas visitaram o município de Araguatins durante os quatro dias de carnaval, segundo números da PM. Dos 336 leitos de hotéis disponíveis, 100% foram ocupados.

A média da diária nos hotéis foi de R$ 120, 00, arrecadando o montante de R$ 175.000 no período. Aproximadamente, 162 pessoas foram atendidas pelo comércio de alimentação. A média da refeição foi de R$ 35,00, o que movimentou R$ 22.680 ao todo.

Palmas

A PM não divulgou o número de turistas que visitam a Capital durante o carnaval. Dos 5.200 leitos de hotéis disponíveis, 20% apenas foram ocupados (1.040 leitos). O valor médio da diária foi de R$ 105,89, o que gerou uma arrecadação total de R$ 175.680. A Adetuc não divulgou também os dados referentes à alimentação.

Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo 
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.