Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De 2 a 5 de março, 1.331 pessoas visitaram as dunas no período de carnaval, sendo 80 agências, 18 grupos guiados e 106 carros particulares.

Dunas do Jalapão registra recorde de visitação durante o Carnaval

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulgou, nesta segunda-feira, 11, o balanço das operações realizadas pelas equipes do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) ao longo do feriado de Carnaval 2019. De 2 a 5 de março, 1.331 pessoas promoveram mais um recorde de visitação nas dunas do Jalapão, em um feriado nacional. Foram registradas 80 agências, 18 grupos guiados e 106 carros particulares. O maior fluxo ocorreu no domingo, 3, quando foram recebidos 601 visitantes.

Entre os grupos turísticos de diferentes estados brasileiros, os de São Paulo marcaram presença nas Dunas. Os turistas aproveitaram a folga do feriado prolongado para conhecer os atrativos naturais do Tocantins. O local também recebeu estrangeiros da Guiana Francesa, da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Durante o feriado prolongado, as equipes do PEJ atuaram com ações de educação, monitoramento e fiscalização ambiental para gestão, preservação e defesa dos recursos naturais. A fiscalização autuou oito agências por atividade sem a licença ou com o documento vencido e registrou 106 veículos com visitantes que se aventuraram por conta própria. No Portal das Dunas, a fiscalização orientou os visitantes sobre as normas de visitação, a fragilidade do ecossistema e ainda conduziu o passeio ao banco de areia.

De acordo com a supervisora do PEJ, Jailma Soares, a maioria dos visitantes elogiou a atuação da fiscalização no ordenamento da movimentação e a inibição de práticas ilegais na visita ao Parque.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, reiterou que o controle de visitas tem o objetivo principal de proteger os recursos naturais para as gerações futuras. O diretor recomenda que, antes de se deslocar para uma unidade de conservação, os usuários consultem as regras de visitação. Em relação às agências de turismo, Warley Rodrigues alerta que é necessário cadastrar no Ministério do Turismo, bem como emitir e manter regular o licenciamento ambiental no Naturatins.

Para receber grande volume de visitantes, as equipes do PEJ contam com apoio da parceria entre o Naturatins e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), agentes da Prefeitura Municipal de Mateiros e voluntários da Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais (Ajaca).

Regras de Visitação

Em 2017, novas regras de visitação para o Parque Estadual do Jalapão foram estabelecidas e acordadas em reunião com representantes do trade turístico do Tocantins. Desde então, é proibido subir ou descer o paredão principal das Dunas, adentrar nos cursos d'água não autorizados, portar bebidas alcoólicas, instrumentos ou aparelhos de som, pipa, bicicleta ou bola.

Também não é permitida a entrada de animais de estimação, mesmo em companhia do responsável, exceto cães-guia. Foi vedado alimentar ou maltratar animais silvestres encontrados na região. São proibidos ainda o porte de embalagens de produtos como maquiagem e protetor solar, bem como a coleta de flores, frutos ou quaisquer materiais sem autorização prévia. Em especial no período de estiagem, é recomendado evitar o uso de fósforos e cigarros, devido ao risco de incêndios florestais.

O Naturatins sempre busca sensibilizar os visitantes de que a região do Parque e das Dunas são ambientes naturais e possíveis rotas de animais silvestres. Portanto, se recomenda o cumprimento dos horários de visitação e a realização do deslocamento em grupo.

Uso Público de Imagem

As restrições a filmagem de vídeos ou de ensaios fotográficos para fins comerciais, na área do Parque do Jalapão, devem obedecer as exigências da legislação das formas de uso público.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato antecipadamente com a Gerência das Unidades de Conservação, pelo e-mail usopublico@naturatins.to.gov.br ou por telefone +55 (63) 3218-2678. O descumprimento das normas de uso público de imagem está sujeito às sansões, conforme previsto no Art. 88, do Decreto Federal n° 6.515/2008, que trata da exploração ou uso comercial de imagem de Unidade de Conservação, sem autorização do órgão gestor da Unidade. A multa varia de R$ 5 mil a R$ 2 milhões.

Cadastro das Operadoras

Para regularização da operadora, são necessárias duas etapas obrigatórias. A primeira, no site do Ministério do Turismo (MTur), quando os interessados podem realizar o cadastro da sua agência, no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur (Cadastur), totalmente gratuito. Na página para prestadores de serviço, tem orientação para cada atividade. A consulta do cadastro também pode ser feita pelo telefone 0800 200 8484.

Com o Cadastur em mãos, no site do Naturatins, o interessado deve buscar o acesso ao Termo de Referência e as orientações necessárias para o procedimento do licenciamento ambiental para o exercício da atividade turística. Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com a Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental por e-mail licenciamento@naturatins.to.gov.br ou por telefone (63) 3218-2652.

As medidas oferecem mais credibilidade às operadoras e segurança ao turista. Contudo, as agências se comprometem com o desenvolvimento do turismo sustentável da área de conservação e se tornam responsáveis pelo recolhimento do lixo produzido por seus clientes, sob pena de multa. Mas o turista também pode ser multado, caso seja flagrado jogando lixo na natureza.

Horário de Visitação

Em 2018, o acesso às dunas passou a funcionar diariamente no turno vespertino, das 14 horas às 18h30. A entrada na base das dunas encerra às 17h30, para resguardar o retorno de todos os visitantes dentro do horário permitido ao funcionamento do Parque. No período da manhã, das 6 às 12 horas, o acesso exige agendamento prévio, reservado ao registro para uso de imagem, pesquisas e aulas de campo.

Atrativos

Localizado na região leste do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão possui belezas exuberantes, em uma área privilegiada por atrativos naturais. Além das Dunas, se destacam na visitação turística, o Fervedouro e a Cachoeira da Velha. Assim como outros atrativos do Jalapão, considerados de difícil acesso. Portanto, se recomenda visitas organizadas por agências regularizadas, especializadas no roteiro do ecoturismo e do turismo de aventura.

Extratos de Visitação PEJ

Visitas às Dunas em 02/03/2019

Agências: 30;

Grupos guiados: 6;

Veículos particulares: 18;

Total de visitantes: 335;

Origem: BA, CE, DF, GO, MG, MA, MS, PA, PE, PR, SC, SP, RN, RJ, RS, RR, TO, Guiana Francesa, Inglaterra e Estados Unidos;

Maioria de São Paulo: 133;

Instituições envolvidas: Naturatins (Fiscalização e PEJ), Prefeitura Mateiros, BPMA.

Visitas às Dunas em 03/03/2019

Agências: 26;

Grupos guiados: 8;

Veículos particulares: 39;

Total de visitantes: 601;

Origem: AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MA, MT, PA, PE, PR, SC, RJ, RS, RR e TO;

Maioria de São Paulo: 193;

Instituições envolvidas: Naturatins (Fiscalização e PEJ), Prefeitura Mateiros, BPMA.

Visitas às Dunas em 04/03/2019

Agências: 15;

Grupos guiados: 3;

Veículos particulares: 24;

Total de visitantes: 238;

Origem dos visitantes (UF): AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MA, PA, PE, PR, RJ, RS e TO;

Maioria de São Paulo: 73;

Instituições envolvidas: Naturatins (Fiscalização e PEJ), Prefeitura de Mateiros, BPMA.

Visitas às Dunas em 05/03/2019

Agências: 9;

Grupos guiados: 1;

Veículos particulares: 25;

Total de visitantes: 157;

Origem: BA, DF, ES, GO, MG, PR, RJ e TO;

Maioria de São Paulo: 35;

Instituições envolvidas: Naturatins (Fiscalização e PEJ), Prefeitura de Mateiros, BPMA e AJACA.

Ensaio geral do São João do Cerrado vai acontecer na Via Lago este ano

O Festival São João do Cerrado é no mês de junho, mas até lá os quadrilheiros de Araguaína já têm diversos eventos programados. O Calendário Junino 2019 já foi definido e traz eventos iniciando no mês de abril.

O primeiro evento da programação será no dia 6 de abril, quando o Conselho Consultivo das Associações de Bairros de Araguaína (CCABA) receberá o cerimonial junino.

Dando sequência às atividades, a Via Lago será pela primeira vez o cenário do Ensaio Geral das Juninas, no dia 21 de abril. É neste evento que o público tem o primeiro contato com o tema de cada quadrilha.

Nos dias 10 e 11 de maio, na Praça das Bandeiras, será a escolha das rainhas Mirim e da Diversidade. Em 25 de maio, a Praça das Nações recebe o concurso da Rainha Adulta e do Casal Cangaço do São João do Cerrado.

São João do Cerrado

No período de 20 a 23 de junho, o Parque Cimba será palco da 19ª edição do São João do Cerrado. No ano passado, a Malacabados conquistou o título do festival. Com o tema “A vida imita a arte”, a junina encantou o público com a história de um casal de marionetes que sonhava se casar numa noite de São João.
 

Foliões no carnaval de Dianópolis mostram a diversidade de se curtir a festa no Tocantins.

Confira a programação do Carnaval em várias cidades do Tocantins

Conhecido por sua cultura, tradição popular e potencial turístico, o Tocantins é um estado que oferece muitas opções para quem pretende curtir o carnaval, com alternativas para todos os gostos. Abaixo, listamos algumas das atrações que você pode escolher para aproveitar o melhor da folia de momo.

Carnaval do Entrudo

O carnaval de Arraias pulsa com o ritmo do Entrudo, uma festa de alegria e exageros. É uma folia diferente, que vem desde o Império, na qual a estrela da festa é a água, muita água. Durante os quatro dias, os foliões saem às ruas da cidade molhando quem encontrar pela frente. A brincadeira é acompanhada por tocadores de sanfona e zabumba, entoando antigas marchinhas. Ninguém fica zangado e todo mundo entra no clima do molha-molha.

Carnaval da Fé

O Palmas Capital da Fé é realizado na capital Palmas e reúne artistas do cenário regional e nacional da música gospel e católica. O evento tem como público-alvo a família e conta com praça gastronômica. As apresentações serão na área ao lado do Estádio Nilton Santos, na região sul da cidade, com entrada gratuita. Entre os nomes confirmados para este ano está o do padre Fábio de Melo e das cantoras Aline Barros e Damares.


Palmas Capital da Fé tem como público-alvo a família e apresenta
bandas/cantores evangélicas e católicas - Prefeitura de Palmas

 

Carnaval Mistura de Ritmos


Dizem que atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. No interior do Tocantins, o carnaval de rua mistura ritmos, formatos e reúne multidões. Dentre as cidades com o carnaval de rua mais tradicional do Estado estão Gurupi, Porto Nacional, Pedro Afonso, Araguatins, Araguaína e Palmas.

Gurupi

Em Gurupi, o carnaval acontecerá de 1º e 5 de março e o circuito da folia será na Avenida Pará, em frente ao Centro Administrativo da UnirG. A festa contará com a participação de diversos cantores locais e do cenário nacional como Cleber e Cauan, Guilherme e Santiago, Banda Babado Novo e o grupo Forró do Muído.


Em Gurupi, o carnaval acontecerá de 1º a 5 de março
e o circuito da folia será na Avenida Pará, - Thiago Sá/Governo do Tocantins


Porto Nacional

Já em Porto Nacional, a festa também está prevista para acontecer entre os dias 1º e 5 de março, no Espaço Cultural Beira Rio. Na programação, atrações locais e o tradicional evento do desenterro da buiuna e desfile dos bonecos gigantes. Entre as atrações nacionais estão os cantores Igor Kannário, Lauana Prado, Ed City e Forró do Muído.

Pedro Afonso

No carnaval de Pedro Afonso, a folia também rolará solta ao som de Israel e Rodolfo, Lauana Prado, Alex Maxx, entre outros artistas do cenário nacional e local. A festa começará dia 1º e seguirá até o dia 3 de março. A programação também contará com matinês e a apresentação tradicional do Bloco das Quengas, que percorrerá as principais ruas da cidade com muita alegria e irreverência.

Araguaína

O carnaval de Araguaína terá quatros dias de programação na Avenida Via Lago. A festa será aberta a todo o público, entre os dias 2 e 5 de março, sempre a partir das 17 horas. Duas atrações já foram confirmadas para a festa: a Banda Swing do Negão e a dupla Felipe e Mateus. A festa terá uma programação especial para as crianças, na tarde do domingo, 3.


Araguatins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.

Xambioá

A programação de Carnaval em Xambioá, no norte do Tocantins, mistura os tradicionais blocos da folia com shows de ritmos variados. A festa começou no último fim de semana na cidade, com ao bloco dos Sujos, que há 70 anos desfila pela cidade com os foliões fantasiados e jogando farinha e polvilho uns nos outros.

Nesta semana, as atrações começam no sábado (2) e o último bloco só sai na quarta-feira de cinzas. O carnaval é um dos que mais atrai público na região, com Tocantinópolis e Araguaína.

Palmas

Na Capital, além do evento organizado pelo município, os palmenses contarão também com a opção do Palmas Folia que será realizado por uma empresa privada, entre os dias 2 e 5 de março. A ideia é resgatar a cultura carnavalesca, atraindo milhares de turistas, além de aquecer a economia.

Os eventos contam com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Haverá também ações educativas com a entrega de materiais de órgãos do Governo.

Carnaval Bonecos Gigantes

No distrito de Taquaruçu, em Palmas, uma tradição local é realizar, no carnaval, o desfile de bonecos gigantes, com shows e festas embaladas por marchinhas. Quem estiver por lá, poderá aproveitar também as várias cachoeiras e trilhas que o local oferece.


Taquaruçu é tradicional não apenas pelas cachoeiras, mas também pela tradição
do desfile dos bonecos gigantes - Thiago Sá/Governo do Tocantins

 

Carnaval de Rua

Um grupo de amigos, liderados por André Gomes, filho do poeta Zé Gomes, reuniu-se no final de semana passado para organizar o retorno do carnaval de rua em Palmas. A iniciativa conta com o apoio dos blocos “Filhos da Pauta”, dos jornalistas profissionais, e dos pioneiros de Palmas.

As presidentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor), Alessandra Bacelar, e da Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA), Luara Aquino, já deram sinal verde para a organização dos blocos.

O local escolhido para as concentrações, uma na sexta-feira, 1/3 , e outra no domingo, 3/3, é o estacionamento em frente ao lote 16 da Avenida LO 09, na quadra 403 Sul (Kitanda da Vovó), na pista do antigo aeroporto de Palmas. O nome escolhido para o evento foi “Carnaval Tô na Pista”.

Segundo André Gomes, “nossa intenção é resgatar o verdadeiro espírito do carnaval, em uma confraternização, na qual a família e os amigos estejam reunidos para uma brincadeira sadia. Resgatar também as músicas tradicionais, como marchinhas, sambas-enredo, frevo, Axé, etc e proporcionar oportunidade às crianças de se divertirem no domingo à tarde”.

Sindicato Rural divulga principais shows da Expoara para 2019

O Sindicato Rural de Araguaína (SRA), através do presidente Roberto Paulino, anunciou nesta terça-feira (26), as atrações nacionais que vão subir ao palco na 51º Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara). Considerada umas das mais tradicionais festas da região Norte do país, o evento acontece este ano entre os dias 06 e 16 de junho.

Confira a programação das principais atrações artísticas anunciadas:

08 de junho

Para a abertura oficial da festa, a organização do evento escolheu a dupla César Menotti & Fabiano.

12 de junho

O “Dia dos Namorados” no Parque de Exposições será no embalo dos grandes sucessos da dupla sertaneja Jorge & Matheus.

13 de junho

O cantor Jonas Esticado também é atração confirmada da festa.

15 de junho

No dia 15 será a vez da dupla Cleber & Cauã animar a galera.

Cavalgada e Rodeio Profissional

Além das atrações musicais o evento é marcado pela tradicinal Cavalgada marcada para acontecer no domingo (09), bem como o Rodeio Profissional, com a animação do locutor Marcos Brasil e Companhia de Rodeio, Ítalo Toddy.

O Norte na Expoara

Desde 2017, a equipe do Portal O Norte se dedica à cobertura do evento. Especialmente no ano passado, promovemos um trabalho especial e inovador para repercutir a programação da Expoara através da internet quando foi implantado um estúdio dentro do Parque de Exposições, onde durante dez dias, em tempo real levamos aos net-expectadores os melhores destaques da Feira, na visita de estandes, cobertura de shows, rodeios e entrevista com artistas.

Numa programação dinâmica idealizada por Tony Veras e comandada por Dágila Sabóia, o Portal O Norte contou com a participação especial dos influenciadores digitais, Jotta Nunes e Kiara Brandão que participaram da transmissão em todos os dias do evento.

Cavalgada

Um dos momentos mais esperados da Expoara é sem dúvida a cavalgada e o Portal O Norte também preparou uma mega estrutura de graude, palco e painel de LED para abrilhantar mais ainda a cobertura que foi um sucesso e resultou em mais de meio milhão de vizualizações em todas as plataformas usadas pelo grupo para promover o evento, além de uma interação direta dos net-expectadores.

Inovação

Para 2019, o grupo promete trazer a melhor cobertura de todos os tempos: "Inovação é a palavra-chave do trabalho que o Portal O Norte está preparando para este ano na Expoara", garantiu o diretor executivo do Sistema O Norte, Tony Veras. 

Com realização da Expoara confirmada, Portal O Norte promete dar continuidade à cobertura inovadora

A Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET) divulgou o calendário de eventos agropecuários do Tocantins em 2019. Ao todo, foram apresentadas as datas de 38 exposições realizadas no Estado, entre elas, a Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara). Sucesso de cobertura do evento no ano passado, Portal O Norte promete muitas novidades para este ano. 

O calendário divulgado pela FAET anuncia as datas de realização da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), prevista para acontecer de 07 a 11 de maio. No ano passado, o evento movimentou mais de R$ 2 bilhões de reais em negócios. 

O presidente da FAET, Paulo Carneiro, ressaltou a importância dos eventos: “vão movimentar a economia local, promover negócios, proporcionar entretenimento e qualificação profissional ao produtor rural, sua família e a todos os moradores dos municípios”.

Expoara

Considerada umas das mais tradicionais festas da região Norte do país, a Expoara acontece este ano entre os dias 06 e 16 de junho. Uma das principais programações do evento é a cavalgada que será realizada no dia 09 de junho.

O Norte na Expoara

Desde 2017, a equipe do Portal O Norte se dedica à cobertura do evento. Especialmente no ano passado, promovemos um trabalho especial e inovador para repercutir a programação da Expoara através da internet quando foi implantado um estúdio dentro do Parque de Exposições, onde durante dez dias, em tempo real levamos aos net-expectadores os melhores destaques da Feira, na visita de estandes, cobertura de shows, rodeios e entrevista com artistas.

Numa programação dinâmica idealizada por Tony Veras e comandada por Dágila Sabóia, o Portal O Norte contou com a participação especial dos influenciadores digitais, Jotta Nunes e Kiara Brandão que participaram da transmissão em todos os dias do evento.


Jotta Nunes e Kiara Brandão

Cavalgada

Um dos momentos mais esperados da Expoara é sem dúvida a cavalgada e o Portal O Norte também preparou uma mega estrutura de graude, palco e painel de LED para abrilhantar mais ainda a cobertura que foi um sucesso e resultou em mais de meio milhão de vizualizações em todas as plataformas usadas pelo grupo para promover o evento, além de uma interação direta dos net-expectadores.

Inovação

Para 2019, o grupo promete trazer a melhor cobertura de todos os tempos: "Inovação é a palavra-chave do trabalho que o Portal O Norte está preparando para este ano na Expoara", garantiu o diretor executivo do Sistema O Norte, Tony Veras.  

Documentário de Anavitoria estreou nesta sexta na Netflix

Estreou nesta sexta-feira (22) na Netflix, um documentário do duo araguainense AnaVitória. 

Com duração de 50 minutos, o documentário intitulado “AnaVitória - Araguaína - Laz Vegas” foi produzido em 2017 e mostra os bastidores da chegada das cantoras em Araguaína para participar da festa em comemoração aos 59 anos da cidade, onde elas foram a atração principal de uma programação artística realizada no ponto turístico Via Lago. 

Um dos locais visitados pelas artistas foi a praça do setor Noroeste, onde mataram a vontade de saborear uma pamonha considerada por elas como uma das receitas mais deliciosas da região. 

A produção também mostra a viagem do duo para Las Vegas para participar da cerimônia de entrega do Grammy Latino, onde elas conquistaram o prêmio de melhor canção em Língua Portuguesa com a música “Trevo”.

Este é o segundo trabalho do duo formado por Ana Caetano e Vitória Falcão a fazer parte do catálogo da Netflix. O primeiro foi o filme “Ana e Vitória” que entrou na plataforma em outubro do ano passado, dois meses depois de sua estreia nos cinemas. 
 


Prefeitura confirma Carnaval em Araguaína: "Só atrações regionais"

Com diversas atrações regionais e uma mistura de ritmos, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizará quatros dias de programação de carnaval na Avenida Via Lago. A festa será aberta a todos os públicos nos dias 2 a 5 de março, sempre a partir das 17 horas.

Duas atrações já foram confirmadas para a festa. A Banda Swing do Negão e a dupla Felipe e Mateus. De acordo com o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, a festa deste ano pretende valorizar o artista local, destacando Araguaína como celeiro de grandes profissionais das artes.

“Estamos animados com o evento deste ano, temos a Via Lago como cartão postal da cidade e local ideal para nosso folião aproveitar a festa. O Carnaval deve movimentar o comércio local, dando oportunidade também para muita gente ganhar uma renda extra”, afirmou o secretário.

Atrações confirmadas

A Banda Swing do Negão dará início à programação como a principal atração do dia 2. Natural de Araguaína, o grupo que é sucesso em todo o Estado e traz no repertório a pegada do axé e pagode, apresentando o que é destaque nacional.

A dupla araguainense Felipe e Mateus também fará parte da folia, animando os foliões na noite da segunda-feira, 4. No show, a promessa é de uma mistura de ritmos que vai do sertanejo universitário ao forró, e pretende levar muita animação ao público. Recentemente, a dupla se apresentou nacionalmente e tem sido sucesso por onde passa.

Matinê

A festa na Via Lago terá uma programação especial para as crianças, na tarde do domingo, 3. A tradicional matinê será animada por Djs e contará ainda com a participação de palhaços, musicais infantis e muito mais. A matinê terá início às 16 horas.

Coruja "posa" para fotógrafo na Teotônio e imagem impressiona

O fotógrafo Márcio Vieira de 51 anos tirou parte do tempo para apreciar e fotografar corujas em Palmas. As imagens mostram a ave sobre flores nativas e encarando a câmera do profissional. Ele disse que ficou surpreso ao ver o resultado do trabalho. "A corujinha me encarava insistentemente e parece que sabia que ia ficar bem na foto", brincou.

O ensaio foi feito na manhã desta quarta-feira (6) no canteiro central da avenida Teotônio Segurado, a maior via de Palmas. Apesar do trânsito movimentado, a coruja demonstrava tranquilidade. O fotógrafo disse que nessa época do ano os gramados e rotatórias ficam cheios de flores nativas, o que deixa as fotos ainda mais bonitas e destaca a beleza da ave.

Ele teve a ideia de tirar fotos das corujas enquanto levava a esposa para o trabalho. "Vi algumas durante o trajeto e resolvi ir em casa para buscar a câmera", contou.

Ele também lembrou de dezenas de casinhas construídas para proteger os ninhos e os animais. As estruturas foram feitas por voluntários e podem ser vistas em praças, canteiros centrais e rotatórias da cidade.

Apaixonado pela natureza, fotógrafo contou que percebeu a afinidade com a área quando era motorista e tinha muito contato com áreas verdes. Márcio comprou a primeira câmera profissional em 2009. "Desde então tive várias câmeras, mas esta que fotografei as corujinhas comprei há seis meses".

Ele explica que ganha dinheiro fazendo registros de aniversários e casamentos, e nas horas livres fotografa animais e plantas.

"Eu amo fotografia. É minha inspiração. Eu faço fotos de tudo, mas gosto muito de fotografar flores e aves. A natureza está sempre ao nosso lado e oferece ótimos ângulos. Ela é maravilhosa".


(Divulgação: Mário Vieira)

Fonte: G1/TO

Prefeitura abre cadastro para atualizar casting de artistas regionais

A Secretaria Municipal da Cultura está realizando, até o próximo dia 15 de fevereiro, o cadastramento de artistas para participar das Temporadas Populares de Arte e Cultura de Araguaína. Podem se cadastrar cantores, bandas, artistas plásticos, atores, entre outros.

Os cadastrados que preencherem aos requisitos técnicos farão parte de um banco de dados para a possível contratação e participação em mostras, espetáculos, festivais, feiras, luaus e demais eventos realizados pela Prefeitura de Araguaína no decorrer do ano.

Entre os eventos previstos estão o Luau do Parque, Festival Aberto de Dança, Hip Hop pela Paz, Festival de Teatro de Araguaína, Feira Gastronômica e Mostra de Rock. Cada artista será avaliado e poderá ser chamado de acordo com o evento a que melhor se identifique.

Cadastro

Na ficha cadastral, o artista ou banda deve apresentar informações como resumo do show, proposta de preço, release de apresentação e procuração dos integrantes da banda.

A ficha de cadastro pode ser solicitada na Secretaria da Cultura, localizada à Avenida Bernardo Sayão, n° 499, no Entroncamento. Depois de preenchida, deve ser entregue, junto com a documentação solicitada, ao diretor de Cultura, Luiz Tupiniquim.

Para participar do concurso, a estudante contou com o apoio de amigos e familiares, que organizaram uma galinhada para arrecadar dinheiro visando custear as despesas e a estadia na capital.

Estudante universitária em Araguaína é eleita nova Miss Tocantins

Uma estudante de 19 anos foi eleita Miss Tocantins 2019. A escolha na nova miss aconteceu nesse domingo (20), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (CUICA), no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

Alessandra Kelly tem 19 anos e faz faculdade de Piscologia em Araguaína. Representando a cidade de Tocantinópolis, a jovem disputou o concurso com outras 14 candidatas de várias regiões do Estado. Eleita, Alessandra agora representará o Tocantins no Miss Brasil Be Emotion 2019 onde vai concorrer com jovens de todo o país.

A nova Miss Tocantins chegou a declarar que pensou em desistir da carreira de modelo diante das inúmeras dificuldades. “Já tive tudo para desistir. Sei que não é fácil para uma pessoa de origem humilde e que mora fora do eixo da moda conseguir romper as barreiras que as dificuldades impõem, mas continuo firme”, disse.

Para participar do concurso, a estudante contou com o apoio de amigos e familiares, que organizaram uma galinhada para arrecadar dinheiro visando custear as despesas e a estadia na capital.

Em entrevista à colunista social, Jaciara Barros, após sagrar-se campeã, Alessandra Kelly disse que é uma menina simples e cheia de sonhos. “Eu já havia pensado em disputar o Miss Tocantins em edições anteriores, mas, como minha família não tinha condições de arcar com todas as despesas, eu achei melhor deixar para quando eu tivesse um emprego e pudesse bancar os custos. As regras para o pagamento da inscrição mudaram para esse ano e tive o apoio de toda a minha família para a disputa, e isso me incentivou bastante”, declarou.

Em 2016, a nova Miss Tocantins já havia sido eleita Garota Verão de Tocantinópolis e Garota Expotoc. Em 2017, ela ficou em segundo lugar na disputa do Princesa Babaçú, também em Tocantinópolis.

Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo 
Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.