O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou na quarta-feira (29) a realização de um concurso público para a Polícia Federal (PF), que irá preencher 2 mil vagas. Com isso, o número de policiais federais passará de 13 mil para 15 mil, restabelecendo o efetivo histórico da corporação.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS
O concurso foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após reunião com Lewandowski no Palácio do Planalto. O ministro destacou que as vagas serão distribuídas por todo o Brasil, com ênfase no combate ao crime organizado, segurança nas fronteiras e na proteção ambiental.
As 2 mil vagas serão distribuídas entre os cinco cargos da PF: delegado, escrivão, papiloscopista, agente e perito. O concurso ocorrerá em duas etapas: 1 mil vagas serão abertas em 2025 e outras 1 mil em 2026.
PREVISÃO DE INÍCIO
A ministra Esther Dweck, que também participou da reunião, afirmou que a portaria interministerial com a autorização detalhada será publicada dentro de duas semanas. Ela também destacou que o processo seletivo foi priorizado pelo governo e que a entrada dos novos policiais deve ocorrer até o final deste ano ou no início de 2026.
IMPACTO NO ORÇAMENTO
Esther Dweck também afirmou que o concurso não afetará os cálculos do governo para economizar R$ 1 bilhão com concursos públicos, conforme estabelecido na Lei Orçamentária Anual de 2025.