O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), lançou uma chamada pública para selecionar equipes que participarão do Programa de Pré-Incubação Validação. A iniciativa é promovida pelo Centro de Inovação InovaFapto.
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O objetivo é fomentar o empreendedorismo e acelerar o desenvolvimento de soluções com base em tecnologia e inovação, dentro e fora do ambiente acadêmico.
POTENCIAL DE MERCADO
O programa busca impulsionar propostas com nível de maturidade tecnológica (TRL) a partir do nível 1, formando competências empreendedoras entre estudantes, servidores e egressos do IFTO. A ideia é transformar projetos promissores em negócios competitivos e viáveis para o mercado.
CATEGORIAS
Serão selecionadas 15 equipes, divididas em três grupos:
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5 soluções já institucionalizadas como projetos de ensino, pesquisa ou extensão;
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5 propostas em processo de registro de propriedade intelectual junto ao NIT do IFTO;
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As 5 equipes finalistas do Ideathon Agro, realizado durante a Agrotins 2025.
REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
As equipes devem ser compostas por pelo menos um servidor efetivo e dois estudantes de graduação do IFTO. A liderança deve obrigatoriamente ser exercida por um estudante. As propostas podem ser enquadradas como produto, serviço ou processo.
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de agosto, por meio do preenchimento de formulário online disponível no edital. Também é necessário o envio de um vídeo pitch de até 3 minutos, gravado na horizontal e, preferencialmente, em resolução Full HD.
Acesse o edital completo com todas as informações e critérios de seleção:
Edital de seleção - Programa de Pré-Incubação Validação (IFTO/InovaFapto)
MENTORIAS E CONTATO COM INVESTIDORES
Os projetos selecionados participarão de 15 encontros ao longo do programa:
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7 encontros coletivos com todas as equipes;
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7 mentorias individuais com especialistas;
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1 apresentação final para investidores e parceiros estratégicos.
CRONOGRAMA
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Resultado parcial: 18 de agosto
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Resultado final: 21 de agosto
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Início das atividades: 3 de setembro (primeiro encontro online)