Palmas
30º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
30º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
REAJUSTE HISTÓRICO

UFT anuncia aumento no valor das bolsas de Iniciação Científica em 75%

08 novembro 2025 - 08h01Por Da Redação

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anunciou um reajuste de 75% no valor das bolsas de Iniciação Científica (Pibic) financiadas com recursos próprios. O valor, que antes era de R$ 400, passa agora para R$ 700, igualando-se ao valor pago pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Atualmente, a universidade possui 328 bolsistas de iniciação científica. O anúncio foi feito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq).

EQUIDADE E VALORIZAÇÃO DA PESQUISA

A reitora Maria Santana destacou que a medida reflete o compromisso da atual gestão com a equidade dentro da instituição.

“A nossa gestão prima pela equidade de todos os processos da Universidade. Faremos o possível para fazer com que a UFT seja mais equânime”, afirmou.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávia Lucila Tonani, a decisão é um marco na política de valorização da pesquisa, pois equipara o valor institucional ao praticado pelo CNPq.

“Essa era uma demanda fundamental para promover a equidade entre os estudantes e reduzir as assimetrias intrainstitucionais”, ressaltou.

INCENTIVO À CARREIRA CIENTÍFICA

Flávia Tonani destacou ainda que a bolsa de iniciação científica é a principal porta de entrada para a carreira acadêmica, pois aproxima os estudantes do ambiente de pesquisa.

“Ela coloca os alunos de graduação em contato direto com o ambiente de pesquisa, despertando o interesse pela ciência e pela investigação científica”, afirmou.

A pró-reitora também classificou o reajuste como uma política estratégica de reconhecimento do trabalho científico e de combate à evasão.

“Um aluno motivado e financeiramente assistido tem maior engajamento acadêmico e, consequentemente, menor probabilidade de abandonar o curso”, completou.