Os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até as 23h59 desta sexta-feira (6) para se inscrever. O processo é feito exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep (www.gov.br/inep).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
ISENTOS
Mesmo quem teve a taxa de inscrição isenta deve concluir a inscrição no sistema. Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública, que também têm direito à isenção, precisam atualizar seus dados e confirmar participação.
A taxa para os demais candidatos é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 de junho. O pagamento pode ser feito via boleto com QR Code, Pix, cartão ou conta bancária.
CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Em 2025, o Enem volta a permitir que participantes com mais de 18 anos usem o exame para obter certificado de conclusão do ensino médio. É necessário alcançar pelo menos 450 pontos em cada área e 500 na redação. Também há a opção de solicitar declaração parcial de proficiência.
TREINEIROS
Estudantes que só concluirão o ensino médio após 2025 podem participar como “treineiros”, para testar seus conhecimentos. A nota, nesse caso, não é válida para ingresso no ensino superior ou para certificação.
ATENDIMENTO ESPECIAL E NOME SOCIAL
Candidatos que precisam de atendimento especializado ou desejam usar nome social devem fazer a solicitação até esta sexta (6). A documentação deve ser enviada pela Página do Participante, salvo para quem já teve o pedido aprovado entre 2021 e 2024.
PROVAS EM NOVEMBRO
As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Apenas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a aplicação será em 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da Conferência da ONU sobre o Clima (COP 30).
No primeiro domingo, os candidatos farão provas de linguagens, redação e ciências humanas, com duração de 5h30. No segundo dia, a prova será de matemática e ciências da natureza, com 5 horas de duração.