A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lançou nesta sexta-feira, 29, o edital do Vestibular 2026/1, oferecendo 680 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2026. As oportunidades são para os câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, abrangendo todos os cursos presenciais da universidade.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
INSCRIÇÕES E ISENÇÃO DE TAXA
As inscrições e pedidos de isenção da taxa estarão disponíveis a partir de sexta-feira, 5 de setembro. O prazo para solicitar a isenção vai até 9 de setembro, enquanto as inscrições seguem abertas até 6 de outubro. Candidatos poderão apresentar recursos contra o edital até segunda-feira, 1º de setembro, às 23h59.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00, com pagamento até 7 de outubro. Candidatos com deficiência ou necessidades específicas podem solicitar atendimento especial no ato da inscrição.
CRITÉRIOS DE ACESSO E RESERVAS DE VAGAS
Conforme a Lei Estadual nº 3.458/2019, 50% das vagas são reservadas para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Também há cotas para candidatos pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PCDs).
REITOR DESTACA IMPORTÂNCIA DO VESTIBULAR
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, afirmou que o vestibular é uma “porta de entrada para centenas de jovens e adultos no ensino superior” e ressaltou o crescimento na procura pelos cursos da universidade. “A credibilidade da Unitins e a qualidade dos cursos confirmam que será mais um certame de sucesso”, destacou.
PROVAS E ACOMPANHAMENTO
As provas do Vestibular Geral 2026/1 serão aplicadas em 7 de dezembro. Os candidatos devem acompanhar atualizações sobre o edital diretamente no Portal da Unitins.


Inscrições iniciam no dia 5 de setembro e podem ser realizadas no portal da Unitins - Crédito: Nonato Silva


