Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
GOOGLE STADIA

Conheça a tecnologia de streaming que pode mudar o mercado de jogos eletrônicos

12 dezembro 2019 - 13h00

O anúncio do Google Stadia chamou a atenção de muitas pessoas, principalmente dos fãs de novas tecnologias. A entrada da gigante norte-americana no ramo dos jogos eletrônicos causou euforia entre os fãs da marca e também desse tipo de entretenimento. Apesar de alguns problemas enfrentados no lançamento, a plataforma mostra como será o futuro do entretenimento nos próximos anos, principalmente em relação aos jogos online, que, muitas vezes, são acessados sem qualquer dispositivo físico comprado em lojas.

Apenas 14 países receberam o lançamento oficial do Stadia, que aconteceu no dia 19 de novembro. O Brasil ficou de fora da novidade, já que o acesso à internet por aqui ainda precisa evoluir para receber a nova plataforma da Google. A expectativa fica para 2020, quando o serviço deve ser ampliado. Porém, ainda é cedo para falar qualquer coisa, pois os próximos meses devem definir como funcionará essa nova forma de rodar jogos eletrônicos.

A Google utiliza a tecnologia de streaming para fazer o Stadia funcionar. Em vez de um computador ou um console potente, o usuário só precisa de uma internet com velocidade maior do que 20 MB/s para se conectar à plataforma e jogar online. Ou seja, o jogo é na verdade uma transmissão interativa. Uma ideia que parece revolucionária, mas que é até comum para quem está acostumado com o uso da internet.

Jogos online sempre foram um sucesso, seja aqui no Brasil ou lá fora. Por isso, não é difícil encontrar sites especializados no assunto que se utilizam apenas da internet. Os portais de cassinos virtuais, por exemplo, que constantemente realizam promoções para novos usuários oferecendo giros grátis em caça-níqueis online, são um exemplo disso. Outra categoria famosa são os jogos móveis para celulares, dispositivo que é o grande favorito dos gamers

Séries e filmes

Além dos jogos eletrônicos, o avanço nas plataformas de streaming também está relacionado ao universo de filmes e séries. O maior exemplo desse setor é a Netflix, que tem conseguido fazer cada vez mais sucesso no Brasil, onde possui cerca de 10 milhões de usuários. Recentemente, a empresa veio até o Tocantins, mais especificamente às cidades de Porto Nacional e Natividade, para filmar o seriado brasileiro "O Escolhido". Ou seja, a empresa que começou apenas como um serviço de streaming já se transformou em uma gigante na produção de filmes e séries.

Outras empresas, como a Amazon e a HBO, seguem a mesma receita. Todas vêm investindo em novas tecnologias, principalmente no streaming, para ganhar espaço neste mercado de entretenimento. O Brasil é um alvo constante de tais produtoras, já que a população é uma das mais integradas a estes serviços, o que indica que não faltam opções.

O Stadia é uma quebra de conceito, principalmente para o âmbito dos videogames. É muito cedo para saber se o serviço vai funcionar e, com o tempo, se transformar em algo padrão, porém, o fato de estarmos pensando em jogos eletrônicos sem os gastos de um dispositivo físico que fique ao lado da TV, já é algo revolucionário. Resta esperar que o serviço chegue ao Brasil para, se funcionar, termos um videogame mais acessível e de fácil uso.

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.