Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
24º
LIPO ENZIMÁTICA

Conheça o procedimento que reduz gordura localizada em menos de um mês

25 maio 2021 - 11h45

A temporada de praias está chegando, período em que clínicas de estéticas mais recebem clientes em busca de soluções para se sentir melhor com seu corpo. De acordo com o especialista em harmonização facial e corporal, Dr. Júnior Rodrigues, do Instituto Renovar, uma das maiores reclamações de suas clientes são as gordurinhas localizadas e por isso hoje ele fala conosco sobre um tratamento que promete resultados em até 30 dias: a lipo enzimática.

A lipo enzimática é um procedimento minimamente invasivo que consiste na injeção de enzimas em determinadas áreas do corpo a fim de eliminar gordura localizada. 

"Muitas pessoas confundem a lipo enzimática com lipoaspiração, no entanto, são tratamentos diferentes. A diferença é que na lipoaspiração é feito um corte e a gordura é aspirada. Já na lipo enzimática as enzimas injetadas no local com o objetivo de diluir essa gordura para ser eliminada naturalmente pelo corpo", explica Rodrigues destacando que ele realiza esse procedimento com e sem agulhas. 

Dessa forma, a lipo enzimática é indicada para as seguintes regiões:

  • Culotes (região do quadril)
  • Flancos (região das costas)
  • Abdômen
  • Papada (região abaixo do queixo)
  • Abaixo dos glúteos (região entre o bumbum e a área posterior da coxa).

Como é feito o procedimento?

Dr. Júnior Rodrigues, explica que "primeiramente é feita a assepsia do local que será tratado. Em seguida, com uma agulha, o profissional injeta enzimas em determinados pontos" e completa: "Essas enzimas vão diluir a gordura localizada, o organismo irá absorver e eliminá-las, geralmente pela urina. O procedimento pode ser feito por um biomédico esteticista ou dermatologista".

Contraindicações

A lipo enzimática é contraindicada para:

  • Pessoas com alergia aos produtos e drogas usadas no procedimento (por isso, deve fazer avaliação médica antes)
  • Lesões no local da aplicação
  • Grávidas e lactantes
  • Obesos.

Lipo enzimática emagrece?

Ainda segundo o especialista no tratamento, a lipo enzimática é um procedimento que não está diretamente associado ao emagrecimento. Isso porque gordura localizada e emagrecimento são coisas diferentes, visto que o segundo acompanha a perda de peso.

"O paciente não está perdendo a célula de gordura e sim eliminando a gordura local. Portanto se voltar a engordar, ele pode acumular gordura no local novamente", explica.

Quando surgem os resultados?

Os resultados surgem entre três semanas e um mês após ser feito o procedimento. Geralmente, é dado um intervalo de um mês entre uma sessão e outra, porque nesse período já se tem resultado total da sessão realizada.

"A quantidade de sessões necessárias depende de alguns fatores como a quantidade de gordura da região tratada e o tipo de diluição que será feita. Sendo assim, em média variam de 3 a 6 sessões", indica o especialista.

Cuidados antes e depois do procedimento

Antes do procedimento tenha uma conversa sincera com o médico para que todas as dúvidas sobre a lipo enzimática sejam esclarecidas. Assim, as chances de criar expectativas irreais sobre os resultados são menores.

No pós procedimento, a pessoa pode apresentar inchaço, dor e vermelhidão no local tratado. Além de ser normal, também é passageiro. "É recomendado usar uma faixa ou cinta compressiva, para que não fique inchado ou que esse inchado seja o menos incomodativo e desconfortável", relata o Dr. Júnior Rodrigues.

Além disso, durante o banho ou pelo menos duas vezes ao dia, o paciente precisa drenar a região para que não fique nenhum nódulo de fibrose.

Essa drenagem pode ser feita por profissional como fisioterapeuta e massoterapeuta, mas também não há problema em fazer em casa durante o banho. Basta pressionar com força e massagear a região com os dedos contra os nódulos - caso tenha algum. Essa técnica não é obrigatória, mas pode ajudar a desinchar o local.

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.