Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
ENTREVISTA

Especialista apresenta dados preocupantes sobre o Covid-19 em Araguaína

07 maio 2020 - 15h40Por Redação

A evolução do Covid-19 na cidade de Araguaína em comparação a capital Palmas e a média nacional, foi objeto de estudo de uma especialista em Estatística da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do campus de Araguaína. 

A professora do curso de Matemática da UFT, doutora em Estatística, Fernanda Vital, desenvolveu um gráfico que mostra o salto do número de casos notificados na cidade. 

Em entrevista ao Portal O Norte, Dra Fernanda Vital, explica que os dados foram colhidos a partir do dia 27 de março, quando foi confirmado o primeiro caso notificado da doença na cidade, até a data desta quarta-feira (06), ressaltando que o gráfico apresenta a quantidade de confirmados com Covid-19, considerando um número de 100 mil pessoas. 

De acordo com análise da especialista, o número de casos em Araguaína continua aumentando aceleradamente desde o dia 24 do mês passado. 

Fernanda Vital observa que o número de confirmados já ultrapassa e muito a média nacional.  "Isso significa que, para cada 100 mil pessoas de Araguaína, 91 estão infectadas, enquanto no Brasil, para cada 100 mil pessoas, esse número é 59" e acrescenta: "É um cenário bastante preocupante. No últimos 10 dias, observa-se que a curva do número de casos em Araguaína cresceu rapidamente. Isso ocorre, porque o número de casos acumulados se tornou 26 vezes maior que o número observado há 15 dias atrás"

A professora Doutora afirma que hoje em Araguaína,  o número em um grupo de 100 mil pessoas é 238% maior que a média confirmada em todo o Estado e 156% a mais que os infectados na capital Palmas. "Neste sentido, destaco que o número real de casos em ambas as cidades são relacionados à realização de testes. Se uma cidade possui muitos casos suspeitos e os testes não são realizados, é possível que a contabilidade de casos confirmados esteja subestimada", pondera. 

A especialista destaca que os dados utilizados para criação desse estudo são baseados nos números fornecidos oficialmente pelos governos Federal, Estadual e Municipal e finaliza fazendo um apelo:  "Vamos nos cuidar e cuidar das pessoas que amamos!".

Números atualizados de Araguaína 

O 44º boletim de acompanhamento dos casos de coronavírus na cidade apontam para mais um recorde de notificações nesta quinta-feira (07). 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde foram registrados hoje 30 novos casos de Covid-19, sendo 5 mulheres e 25 homens. Com esses números, Araguaína chega a 164 casos confirmados e 26 recuperados.

Cenário no Tocantins

Atualmente, o Tocantins contabiliza 09 óbitos, 72 casos recuperados e 342 pacientes ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar.


Professora do curso de Matemática da UFT, doutora em Estatística, Fernanda Vital. (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.