Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Desafio VC Fitness
BEM ESTAR

Nutricionista dá dicas para alimentação das crianças durante as férias escolares

18 janeiro 2020 - 13h00

Durante o ano letivo, mais de 22 mil alunos da rede municipal de educação, de Araguaína, recebem alimentação elaborada para o desenvolvimento infantil. Para manter a continuidade dos bons hábitos alimentares durante as férias escolares, uma das nutricionistas da Secretaria da Educação deu dicas criativas para que os pais deem alimentos mais atrativos e nutritivos aos filhos.

De acordo com Emanuele Torres, que é uma das profissionais responsáveis pelo cardápio escolar, é fundamental que o alimento seja atrativo. “Elas vão muito pelo o que veem, se o formato ou cor não estão legais, elas rejeitam. Nas escolas, nós passamos a oferecer várias frutas em pedaços maiores e ela escolhe o que coloca no prato para comer”, contou a nutricionista sobre a mudança que melhorou o consumo de frutas.

Menos açúcar e mais saúde

Outra tática é usar frutas como adoçante natural nas guloseimas. “O mufinho é um bolinho parecido com um cupcake. Ao invés do açúcar, a alternativa para adoçar é bater a massa com banana, maçã, morango ou uva passa. E para deixar mais atrativo colocar algumas gotas de chocolate meio amargo por cima”, explicou Emanuele.

Em dias mais quentes a opção é usar as frutas para fazer o dindim, usando de base a água de coco ou leite, que pode ser desnatado ou até integral. “Para crianças com menos de 12 meses de vida é melhor ainda usar leite materno ou fórmula infantil” destacou a profissional da Educação.

Mais colorido é melhor

A panqueca também costuma ser um alimento bem aceito pelos pequenos, e elas podem ser feitas coloridas usando folhas verdes ou beterraba. “Bate no liquidificador até obter uma mistura homogênea com farinha de aveia, leite, ovo e sal. Despeje na frigideira quente, doure os 2 lados e sirva com algum recheio”, ensina a técnica.

Refeição completa

Muitas crianças que estudam pela manhã acabam mudando drasticamente a alimentação no período de férias porque acordam mais tarde, e por isto a nutricionista alertou que é preciso atenção para manter o consumo de saladas e frutas durante o dia. “O café da manhã é a nossa principal refeição, como muitas acordam perto do almoço é preciso ver se não estão comendo muito no almoço, pela falta do café, ou pouco por falta de fome”.

O segredo é balancear

Se as boas práticas alimentares estão em dia, não há mal nenhum em comer doces e salgadinhos. “Criança não fica sem comer estas coisas. Então, é só escolher alguns dias da semana para não deixar comer todo os dias. Não é porque é férias que vai sair comendo tudo”, afirmou Emanuele.

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.