Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
ECONOMIA

Pandemia é a causa do fechamento de 70% das empresas; especialista aponta soluções

20 agosto 2020 - 14h33

Em um cenário desafiador para o empreendedor brasileiro, a pandemia veio para mudar planos, atitudes e consequentemente trazer um novo tempo para quem tem no empreendedorismo, uma das razões de sua jornada. Afinal, assim como o nosso corpo, as empresas são organismos vivos e precisam estar em constante sintonia com tudo o que está acontecendo nesse período de crise. Buscar estratégias e aperfeiçoamento tem sido as palavras de ordem.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, cerca de 716.000 empresas encerraram suas atividades na primeira quinzena de junho, desse total, cerca de 522.000 apontaram como causa do fechamento a pandemia do COVID-19. Os setores de prestação de serviço, como bares, restaurantes, hospedagem e setores da construção civil foram os que mais sofreram impacto. Nesse segmento houve o fechamento de 70% das empresas.

Para o especialista em estratégias de negócios, Daniel Pereira, redução de custos tem sido a solução para as empresas continuarem no mercado. “As micro e pequenas empresas são as mais impactadas, pois com a queda na receita, o empreendedor precisa desenvolver mecanismos para manter-se no mercado, e a redução de custos é uma das estratégias fundamentais para sobrevivência no mercado”, explica.

Daniel Pereira incentiva os empreendedores a olhar todos os setores da empresa. “Nesse momento, a análise deve ser feita minuciosamente em cada setor: marketing, comercial, cultura, liderança e finanças, de olho, claro, no melhor resultado. Se as empresas tivessem contratando uma consultoria, nos primeiros sinais de redução no faturamento, poderiam ter se mantido no mercado”, explicou o especialista.

Atento a essas mudanças do mercado, Marcos Koche, proprietário do Hotel 10 em Palmas, tomou algumas decisões para manter a empresa. “Do administrativo ao operacional, tivemos que fazer ajustes, como a redução no número de colaboradores, renegociação com fornecedores, além de redução dos serviços de apoio. Sem um diagnóstico assertivo do cenário pelo qual passa a empresa e a economia de um modo geral, teríamos mais dificuldades para essa retomada das atividades”, avalia.

“O segredo das empresas que lucram alto”

No treinamento voltado para Empresários, o especialista Daniel Pereira, revela as estratégias utilizadas por ele, para contornar este momento de crise econômica. Com foco 100% online, as aulas podem ser acessadas por empresários de diversos segmentos, basta se inscrever através do link: http://negociosforadacurva.com.br/.

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.