Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
32ºmax
23ºmin
ATENÇÃO REDOBRADA!

Você sabe como descartar lixo onde tem pacientes suspeitos ou com a Covid-19?

10 junho 2020 - 12h02

A maneira de descartar o lixo doméstico em tempo de pandemia do novo coronavírus exige atenção redobrada. Por isso, a Vigilância Epidemiológica Municipal orienta a população sobre a forma correta de descarte do lixo residencial de pessoas diagnosticadas com covid-19 e as que, mesmo ainda sem o diagnóstico, estão com sintomas suspeitos da doença.

O ideal é que a pessoa em isolamento domiciliar tenha uma lixeira exclusiva para seus resíduos, que deve ficar em um cômodo reservado somente para ela.  Todos os resíduos como máscaras descartáveis, lenços de papel e outros materiais usados na higiene pessoal devem ser acondicionados em sacos plásticos resistentes, que só devem ser preenchidos até dois terços de sua capacidade total, isso facilitará a amarração com nó duplo, evitando uma abertura acidental.

“Depois de amarrado, o ideal é que esse saco seja esterilizado com álcool a 70% ou hipoclorito de sódio e então seja colocado dentro de outro saco, para evitar que a embalagem se rompa no momento da coleta”, alertou o superintendente de Vigilância em Saúde do município, Eduardo Freitas.

Os profissionais alertam ainda para a importância de só colocar o lixo para fora nos dias e horário de coleta, isso evitará que os sacos sejam rasgados por animais.

Serviços de Saúde
Os resíduos produzidos pelos serviços de saúde, como clínicas médicas e odontológicas, bem como dos hospitais públicos e privados já possuem regras próprias para o descarte e são coletados e transportados por serviços especializados, sendo tratados antes do descarte final.

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99958-5851 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99292-6165

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.

AO VIVO