O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza nesta quinta-feira (4) uma edição do MovCeu no Ponto de Cultura, Cineclube e Rádio Canto das Artes, em Taquaruçu, distrito de Palmas.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A programação oferece ao público atividades voltadas ao incentivo à leitura, à arte e ao audiovisual, com destaque para a exibição do documentário “De longe toda serra é azul – memórias de um indigenista”, inspirado no livro de Fernando Schiavini.
ATIVIDADES CULTURAIS AO LONGO DA NOITE
A Biblioteca do MovCeu abre ao público às 18h. Às 18h30 será realizada uma exposição sobre o trabalho de tranças, conduzida pela trancista Dina Mara Alves Nunes, conhecida como Mara Afro Arte.
Natural de Taquaruçu, Dina Mara é mãe, arte-educadora e iniciou sua trajetória em 2019. Ela destaca a tradição das tranças como prática ancestral de resistência, geração de renda e valorização da identidade cultural.
Às 19h será exibido o documentário “De longe toda serra é azul – memórias de um indigenista”. O filme tem direção e roteiro de Neto Borges, produção da Olho Filmes e trilha sonora do cantor Zeca Baleiro, que também se apresenta no mesmo dia no Festival Gastronômico de Taquaruçu.
A partir das 20h30, o público terá acesso a atividades com óculos de realidade virtual. O encerramento está previsto para às 21h30.
O QUE É O MOVCEU
O MovCeu é um veículo cultural adquirido em parceria com o Ministério da Cultura.
Equipado com biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações artísticas, o projeto busca levar atividades culturais a diferentes regiões do Tocantins.
A iniciativa integra o programa federal Territórios da Cultura.


MovCEU terá programação em Taquaruçu com incentivo à leitura, arte e audiovisual - Crédito: Kadu Souza


