Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
BEM ESTAR

Conheça mais sobre a fruta que promete combater tumores e diabetes

26 agosto 2021 - 08h39Por Meio Norte
Como ele é consumido?

Natural do sudeste asiático, o noni é bastante consumido no Taiti (maior produtor mundial), Polinésia, Malásia, Filipinas e algumas regiões do Japão e da China. Ele tem um sabor bastante amargo e, portanto, costuma ser consumido em sucos e chás. Aliás, uma simples busca no Google pelo termo 'chá de noni' traz quase 400 mil resultados.

A infusão traz um dos benefícios do fruto: a alta concentração de antioxidantes, algo que a ciência já provou que ele tem de sobra. Essas substâncias combatem os radicais livres que, em excesso, oxidam nossas células, um processo que está associado ao envelhecimento precoce e a várias das doenças crônicas - dentre as mais complicadas, o desenvolvimento de tumores.

Esse é um dos motivos que explica o vai-e-vem no seu consumo. "Com a moda do antienvelhecimento, as pessoas procuram os alimentos que contenham antioxidantes para prevenir doenças e o próprio envelhecimento. O noni é um deles", explica a médica endocrinologista Giovanna Carpentieri, que faz doutorado em tratamentos nutricionais para o emagrecimento na Unifesp.