Menu
Busca terça, 26 de outubro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
35ºmax
23ºmin
FIQUE SABENDO!

Entenda porque a energia elétrica ficou ainda mais cara

01 setembro 2021 - 16h54Por Mega Curioso
Funcionamento de hidrelétricas

Atualmente, as usinas hidrelétricas fornecem cerca de 90% da energia elétrica em todo território brasileiro. Para funcionarem, as hidrelétricas necessitam da força da água, que passa por tubos conectados às turbinas, fazendo que elas girem. Cada turbina está acoplada ao gerador, que é responsável por transformar toda essa energia mecânica em elétrica.

O fluxo de água do rio, onde a usina foi implantada, tem impacto direto no quanto essa unidade conseguirá produzir eletricidade. Quanto maior a força da água movimentando as pás das turbinas, maior será o potencial do gerador de reaproveitar essa energia mecânica para o benefício da população.

Por esses motivos, o volume de chuvas na região de uma usina hidrelétrica tem impacto direto em todo o processo. Quando os índices pluviais são altos, a usina consegue aumentar seu nível de produtividade. Vale ressaltar que toda a água que chega pelo rio é usada para a produção de energia elétrica, uma vez que não existe possibilidade de acúmulo ou desperdício por meio desse método.

 

AO VIVO