Palmas
26º
Araguaína
28º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
PROPOSTA

Deputado propõe projeto para prevenir golpes eletrônicos contra idosos

24 maio 2025 - 08h39Por Da Redação

Para enfrentar o crescente número de golpes digitais contra idosos, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou um projeto de lei que cria uma campanha permanente de orientação digital para a terceira idade, no Tocantins.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A proposta prevê ações educativas por meio de palestras, vídeos, seminários e materiais didáticos acessíveis, com linguagem simples e foco em situações do dia a dia.

MAIS INFORMAÇÃO, MENOS RISCO

Segundo o deputado, a falta de orientação faz com que muitos idosos se tornem alvos fáceis de criminosos. “Queremos informar, prevenir e proteger. A cada dia, aumentam os golpes pelas redes sociais e mensagens falsas. Muitos idosos não sabem como se proteger ou não têm com quem tirar dúvidas”, afirmou.

O QUE A CAMPANHA VAI ENSINAR

Se for sancionado e virar lei, o projeto irá exigir ações práticas de orientação, como:

  • Como identificar mensagens suspeitas em redes sociais e aplicativos;

  • Cuidados ao realizar compras online;

  • Riscos de fornecer dados pessoais ou bancários por telefone ou mensagem;

  • Como não cair em armadilhas que prometem prêmios, benefícios ou falsos ganhos financeiros.

GOLPES CRESCEM COM O USO DAS REDES SOCIAIS

A advogada Mayara Rose, de Araguaína, explica que o aumento dos crimes virtuais contra idosos está ligado ao maior uso das redes sociais. “Muitos golpistas se passam por familiares ou oferecem promessas falsas para extorquir dinheiro. Esse projeto é urgente e necessário”, afirmou.

PREVENÇÃO É A MELHOR DEFESA

Ainda segundo Mayara, a prevenção é mais eficaz do que tentar recuperar os prejuízos depois. “Mesmo com leis que protegem os idosos, os golpistas quase nunca são identificados. A maioria das vítimas não consegue reaver o que perdeu”, explicou. Para ela, informar é a melhor forma de proteger e de reduzir a sobrecarga nas delegacias e no sistema judicial.