Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
EM CAMPANHA

Barbiero se compromete com redução de valores de alvarás e IPTU para empresas

06 novembro 2020 - 14h47Por Ascom Alan Barbiero

Candidato a prefeito pelo Podemos, Alan Barbiero assegurou, em reuniões com o setor empresarial de Palmas nesta quinta-feira e sexta-feira, 5 e 6 de novembro, que as empresas prejudicadas pelos decretos da pandemia do novo coronavírus terão redução de 90% de IPTU e redução na taxa de renovação de alvarás caso ele seja eleito. “Não é justo que empresas que permaneceram 2020 praticamente sem atividade, sem faturar, tenham que pagar valores cheios de IPTU e alvarás”, ressaltou Alan Barbiero.

As garantias dos candidatos foram dadas em reuniões na Acipa (Associação Comercial e Industrial de Palmas) na quinta e Abrasel-TO (Associação Brasileira de bares e Restaurantes) na sexta.

Na Acipa, Alan Barbiero fez uma exposição de 15 minutos, transmitida ao vivo pela rádio Conexão FM. O ex-reitor da UFT Universidade Federal do Tocantins) esteve acompanhado da sua vice, Micheline Cavalcante, e de três candidatos a vereador empresários do seu partido: Professora Janad Valcari, Élvio Quirino e Fernando Macêdo.

Liberdade Econômica

Além do IPTU e os alvarás, Alan Barbiero se comprometeu em regulamentar em Palmas a lei da Liberdade Econômica, sancionada pelo presidente da República no ano passado. A lei facilita a abertura de empresas, a emissão de licenças e acaba com a burocracia. Ao final do encontro, o presidente em exercício da Acipa, Iranílson Ferreira Mota, concordou com a necessidade da regulamentação dessa lei.

Além disso, Alan Barbiero detalhou os eixos do seu plano de governo, assegurou que haverá diálogo permanente com a Acipa, prometeu um estudo para instalação do estacionamento rotativo de uma forma responsável no centro da cidade, incentivar as empresas inclusivas.

O candidato também falou de saúde, dizendo que, além da estrutura física e investimentos diretos na área, é necessária uma visão transversal, pois melhorias em qualidade de vida, trânsito e saneamento também reflete na saúde dos palmenses.

O candidato assinou uma carta-compromisso com a Acipa. Vários dos itens da carta já estão contemplados no seu plano de governo.

Abrasel

Na Abrasel, Alan Barbiero foi recebido pela presidente da entidade, Ana Paula Setti Nogueira. Ele também assinou carta-compromisso com o setor, duramente atingido na pandemia. “Estamos pedindo socorro, precisamos de auxílio e precisamos seguir sobrevivendo”, disse Ana Paula.

Caso eleito, Alan Barbiero disse que haverá um diálogo permanente com os empresários e reforçou a sua proposta de medidas compensatórias para quem foi prejudicado. “Segmentos de bares e restaurantes, academias e educacional foram muito atingidos. Quem teve suas portas fechadas não pode pagar o alvará como se tivesse funcionado normalmente”, explicou.