Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
COM 53,33%

Em Aragominas, candidato Marcos Alexandre lidera disputa pela prefeitura

14 novembro 2020 - 00h46Por Redação

Entramos na reta final do período de campanha política e os candidatos se mobilizam nos últimos ajustes para conquistar o voto do eleitorado. Diante deste cenário, o Instituto Datanorth realizou a última rodada de pesquisas de intenção de votos em várias cidades do Tocantins, entre elas, Aragominas que fica na região Norte do Estado. O município é conhecido popularmente como “Pé do Morro”, onde três candidatos concorrem ao cargo de prefeito nessas eleições, são eles: Marcos Alexandre (Solidariedade), Professora Eliete (PP) e Geraldo da Van (MDB). 

A pesquisa cedida ao Portal O Norte, foi realizada em 07 de novembro, pelo Instituto Datanorth e registrada na Justiça Eleitoral com o número Nº 01322/2020. 

Nessa última rodada, foram ouvidos 300 entrevistados, com idades entre 16 ou mais, do sexo feminino e masculino, residentes em Aragominas e que votam naquela localidade, conforme dados do IBGE. 

Espontânea

Na cidade, os números mostram Marcos Alexandre à frente na disputa com 53% das intenções de votos na pesquisa espontânea.

A segunda colocada é a candidata à reeleição, Professora Eliete, que está com 40%, seguida de Geraldo da Van com 2% das intenções. Ainda de acordo com a pesquisa Datanorth, 5% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 0,33% optaram por branco/nulo.

Estimulada 

Na Pesquisa estimulada, 51,67% não aprovam a gestão da Professora Eliete, 42,33% aprovam e 6% não souberam ou não opinaram.

Ainda nessa modalidade, foi questionado se a eleição fosse hoje, em quem os eleitores votariam para prefeito na cidade e 53,33% escolheriam Marcos Alexandre para o cargo, 39,33% reelegeriam Professora Eliete e apenas 2% votariam em Geraldo da Van. Outros 4,67% responderam que não sabiam ou não opinavam e 0,67% optaram por branco/nulo.

Ainda na estimulada, quando questionados sobre em qual candidato o eleitor não votaria, a Professora Eliete aparece com 37,67% de rejeição, Marcos Alexandre com 20,33%, Geraldo da Van com 7,33%. Eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somaram 14,33% e 19,67% não souberam ou não opinaram e 0,67% rejeitam todos. 

Quando questionados se iam mudar seu voto, até o dia da eleição, 94% disseram que já estariam definidos, 3,33% disseram que poderiam mudar e 2,67% não souberam ou não opinaram.  

Cenário Estadual e Nacional

A pesquisa também quis saber como os eleitores da cidade veem a política no país e no Tocantins e mostrou que 55% dos eleitores da cidade aprovam o governo de Jair Bolsonaro, sendo que 35,67% não aprovam e 9,33% não souberam ou não opinaram. 

Já sobre o governo de Mauro Carlesse, 29% aprovam, 39,67% não aprovam e 31,33% não souberam ou não quiseram opinar.  

Meios de Informação

O questionário preparado pelo Instituto também perguntou aos moradores, sobre qual meio de comunicação as pessoas daquela cidade mais usam para se informar sobre notícias e os números apontaram o WhatsApp como a ferramenta mais utilizada com 44,67%, seguido de TV (40,33%), Facebook e Rádio com 4,33%, portais de notícias com 1,33% e Instagram com 0,67%. Entre os entrevistados, 4,33% não escolheram nenhuma das opções.  

Instituto Datanorth

Fundado em 1999, o Instituto Datanorth faz parte do Sistema O Norte de Comunicação, que tem além do site Portal O Norte, redes de rádio e televisão nos estados do Tocantins e Maranhão. O Datanorth utiliza a tecnologia avançada através de software de última geração, exclusivo para a realização de pesquisas, o que proporciona exatidão, confiabilidade e eficiência no resultado através da coleta de dados.