Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
RODADA DE PESQUISAS

Instituto Datanorth aponta liderança de Elisângela na disputa pela prefeitura de São Miguel

03 novembro 2020 - 08h48Por Redação

Há pouco menos de duas semanas para as eleições, o Instituto Datanorth apresenta o resultado da primeira rodada de pesquisas eleitorais em São Miguel do Tocantins, onde a candidata à reeleição, Elisângela (PP), lidera a intenção de votos no município.

A pesquisa cedida ao Portal O Norte, foi realizada pelo Instituto Datanorth e registrada na Justiça Eleitoral com o número Nº 03226/2020, em 27 de outubro.

Nessa rodada, foram ouvidos 300 entrevistados com idades entre 24 e 60 anos, do sexo feminino e masculinos, residentes em São Miguel e que votam naquela localidade, conforme dados do IBGE. 

Espontânea

Na cidade, o pleito é concorrido por quatro candidatos e os números mostram Elisângela à frente na disputa com 42,67% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

O segundo colocado é Alberto Moreira (Solidariedade), que está com 34,67%, seguido de Ronaldo Barbalho (Patriota) com 4,67% e por último, João da Farmácia (PT) com 4,33%. Ainda de acordo com a pesquisa Datanorth, 10,33% não quiseram opinar. 

Estimulada 

Na Pesquisa estimulada, 42,33% aprovam a gestão de Elisângela, 44% não aprova e 13,67% não souberam ou não opinaram.

Ainda nessa modalidade, o questionário quis saber também, se a eleição fosse hoje, em quem os eleitores votariam para prefeito na cidade e 43% escolheriam a pepista para permanecer no cargo, ampliando ainda mais a vantagem dela em comparação aos demais candidatos que apareceram na seguinte sequência: Alberto Moreira (34,67%), Ronaldo Barbalho (4,67%) e por último João da Farmácia com (4,33%). Outros 10% responderam que não sabiam ou não opinavam.

Ainda na estimulada, quando questionados sobre em qual candidato o eleitor não votaria, Elisângela aparece com 35% de rejeição, Alberto Moreira com 21%, João da Farmácia com 13,67% e Ronaldo Barbalho com 6%. Eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somaram 16,33% e 6,67% não souberam ou não opinaram. 

Quando questionados se iam mudar seu voto, até o dia da eleição, 75% disseram que já estariam definidos, 17% disseram que não iam opinar e 7% não sabiam.  

Cenário Estadual e Nacional

A pesquisa também quis saber como os eleitores da cidade veem a política no País e no Estado do Tocantins e mostrou que 46% dos eleitores da cidade apoiam o governo de Bolsonaro, sendo que, 40% não aprovam e 14% não sabem opinar. 

Já sobre o governo de Mauro Carlesse, 28% aprovam e 27% não aprovam e 44,67 não abem ou não quiseram opinar.  


Meios de Informação

O questionário preparado pelo Instituto também perguntou aos moradores, sobre qual meio de comunicação as pessoas daquela cidade mais usam para se informar sobre notícias e os números apontaram o WhatsApp como a ferramenta mais utilizada com 41%, seguido de TV (36,7%), Portais de notícias, 8% e outras redes pouco mais de 4%. 

Vereadores 

A pesquisa também mostrou a intenção de votos a vereadores no município. Confira abaixo, o gráfico indicando como ficou a posição dos candidatos que apareceram na pesquisa espontânea.

Instituto Datanorth

Fundado em 1999, o Instituto Datanorth faz parte do Sistema O Norte de Comunicação, que tem além do site Portal O Norte, redes de rádio e televisão nos estados do Tocantins e Maranhão. O Datanorth utiliza a tecnologia avançada através de software de última geração, exclusivo para a realização de pesquisas, o que proporciona exatidão, confiabilidade e eficiência no resultado através da coleta de dados.