Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
PESQUISA ELEITORAL

Nalva Braga lidera pesquisas em Palmeiras com 46% das intenções

14 novembro 2020 - 00h15Por Redação

O Instituto Datanorth fechou esta semana, a última rodada de pesquisas eleitorais em vários municípios do Tocantins, entre eles Palmeiras do Tocantins, no Norte do Estado, onde a candidata à reeleição, Nalva Braga (PP) e os candidatos, Evandro (PSD) e Júnior Noleto (MDB), concorrem ao cargo de prefeito.

A pesquisa cedida ao Portal O Norte, foi coletada em 10 de novembro, pelo Instituto Datanorth e registrada na Justiça Eleitoral, com o Nº 02343/2020.

Nessa última rodada, foram ouvidos 300 entrevistados com 16 ou mais anos de idade, do sexo feminino e masculino, residentes em Palmeiras e que votam naquela localidade, conforme dados do IBGE. 

Confira abaixo o resultado das entrevistas realizadas na cidade:

Espontânea

Na cidade, os números mostram Nalva Braga liderando a corrida com 46% das intenções de voto, na pesquisa espontânea.

O segundo colocado é o candidato Evandro, que está com 27% e por último Júnior Noleto com 23,67% das intenções. Ainda de acordo com a pesquisa Datanorth, 3,33% dos entrevistados não souberam ou não opinaram. 

Estimulada 

Na Pesquisa estimulada, 48% aprovam a gestão do atual da prefeitura, 42% não aprovam e 10% não souberam ou não opinaram.

Ainda nessa modalidade, foi questionado se a eleição fosse hoje, em quem os eleitores votariam para prefeito na cidade e 46% escolheriam Nalva Braga que assim, manteve o mesmo percentual da espontânea, Evandro aparece com 27% e Júnior Noleto com 23,67%. Eleitores que não souberam ou não opinaram somaram 3,33%.

Ainda na estimulada, quando questionados sobre em qual candidato o eleitor não votaria, Nalva Braga alcança uma rejeição de 35,33%, seguida de Júnior Noleto com 31,67% e logo depois Evandro com 18,67% da rejeição. De todos os entrevistados 7,33% disseram não rejeitar nenhum candidato e 5% não souberam ou não opinaram. Já 2% optaram por branco/nulo.

Quando questionados se iam mudar seu voto, até o dia da eleição, 97,33% disseram que já estão definidos, 1% disseram que poderiam mudar e 1,67% não souberam ou não opinaram.  


Cenário Estadual e Nacional

A pesquisa também quis saber como os eleitores da cidade veem a política no país e no Tocantins e mostrou que 54% dos eleitores da cidade aprovam o governo de Bolsonaro, 36,33% não aprovam e 9,67% não souberam ou não opinaram. 

Já sobre o governo de Mauro Carlesse, 50% não aprovam a gestão, 34% aprovam e 16% não souberam ou não quiseram opinar.  

Meios de Informação

O questionário preparado pelo Instituto também perguntou aos moradores, sobre qual meio de comunicação as pessoas daquela cidade mais usam para se informar sobre notícias e os números apontaram o WhatsApp como a ferramenta mais utilizada com 49%, seguido da TV (34,67%),  Facebook com 6%, Rádio com 5%, portais de notícias com 2,67% e Instagram com 0,33%. Dos entrevistados 2,33% não escolheram nenhuma dessas opções.

Instituto Datanorth

Fundado em 1999, o Instituto Datanorth faz parte do Sistema O Norte de Comunicação, que tem além do site Portal O Norte, redes de rádio e televisão nos estados do Tocantins e Maranhão. O Datanorth utiliza a tecnologia avançada através de software de última geração, exclusivo para a realização de pesquisas, o que proporciona exatidão, confiabilidade e eficiência no resultado através da coleta de dados.