Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
33º
BELEZA E ESTÉTICA

7 razões pra você fazer aplicação de botox e não se arrepender

10 junho 2021 - 09h46Por Dermato Saúde

A toxina botulínica tipo A, ou simplesmente botox, é uma substância obtida da bactéria Clostridium botulinum e empregada nos tratamentos de rejuvenescimento facial para diminuir a aparência de rugas e marcas de expressão. São conhecidos muitos casos de paralisia dos movimentos faciais e assimetrias na regiãos das sobrancelhas e dos olhos após seu uso. Ainda assim, o procedimento é cada vez mais popular. Você confere agora, 7 vantagens de fazer esse procedimento estético. 

#1 – O melhor para tratamento de rugas dinâmicas.

Alguns fatores contribuem para o envelhecimento e o aparecimento das rugas como: o passar dos anos, a sua genética, o stress do dia a dia, seus hábitos de vida, a radiação solar e a poluição. Esses fatores, agindo em conjunto, levam ao enfraquecimento da barreira cutânea (epiderme) que perde a sua resistência. Com isso a pele fica seca e desidratada e ocorre enfraquecimento da derme (segunda camada da pele) e por consequência, há destruição da rede de colágeno, quebra da elastina e ataque dos radicais livres levando ao aparecimento das rugas.

Existem diversos tipos de rugas:

Rugas Finas ou Ondulações,

Rugas Dinâmicas (pela ação dos músculos faciais),
Rugas Estáticas,
Rugas Sanfonadas,
Rugas Gravitacionais.

 

As rugas dinâmicas são as mais chatinhas, visto que não dependem tanto da idade e envelhecimento do paciente e sim, da ação dos músculos na face pelas nossas expressões. Por isso, dizemos que as rugas dinâmicas são aquelas provocadas pela musculatura da mímica (as expressões).

O Botox (um dos nomes comerciais da Toxina Botulínica) é excelente tanto para tratar as rugas como para preveni-las.

O Botox causa um bloqueio da liberação da acetilcolina na junção neuromuscular e com isso impede a contração muscular levando a paralisia do músculo. Por isso, ele é aplicado diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando seu relaxamento temporário e com isso, fazendo sumir aquela ruguinha chata causada pelas nossas expressões (sorrir, ficar brava, preocupada, etc).

Se após você ler todas as razões e quiser saber mais sobre Botox clique aqui.

Tenho um E-book muito bom para você:

“TUDO O QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE BOTOX”

#2 – É um procedimento seguro e eficiente.

A Toxina Botulínica vem sendo utilizada na medicina há várias décadas. Na dermatologia seu uso teve inicio a partir de 1992 e atualmente é a área que mais utiliza a Toxina Botulínica.

É um dos procedimentos mais realizados na atualidade para rejuvenescimento e por isso, não é exagero afirmar que o Botox foi o maior avanço, nos últimos 25 anos no rejuvenescimento facial, em especial no tratamento das rugas dinâmicas, bem como na prevenção do seu aparecimento.

O sucesso do tratamento depende do reconhecimento das características individuais do paciente, inclusive da força muscular de cada região. O uso eficaz e preciso da Toxina Botulínica, exige um profundo conhecimento da anatomia da face.

Seus efeitos são bem conhecidos e os riscos de complicações são mínimos e temporários quando é feito por profissionais experientes e habilitados e nos locais certos.

O que dá tranquilidade e segurança é que o efeito do Botox não é definitivo, e sim, temporário. Com isso, assim que seu efeito começa a diminuir, os efeitos indesejados (se houveram) também desaparecem, voltando tudo ao normal.

#3 – Seus resultados são previsíveis e não são permanentes.

A Toxina Botulínica é uma substância derivada de uma bactéria (Clostridium botulinum) que é responsável pelo botulismo. Seu único mecanismo de ação conhecido até hoje, é que essa toxina causa um bloqueio da liberação da acetilcolina na junção neuromuscular e com isso impede a contração muscular levando a relaxamento e até paralisia do músculo.

A debilidade muscular pode ser notada em curto tempo após a aplicação do Botox (cerca de 24 horas). Já a paralisia completa do músculo e, consequentemente, a manifestação clínica de seus efeitos, geralmente ocorre de 7 a 15 dias, durando entre 4 e 6 meses.

A aplicação da toxina deve ser feita de forma precisa e cuidadosa. É importante isolar o músculo que será tratado evitando assim a injeção em local errado. O Botox é aplicado diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando seu relaxamento temporário.

Seus efeitos são tanto dose-dependentes quanto reversíveis. Há estabelecimento de uma nova junção neuromuscular e a atividade muscular é recuperada após um período aproximado de 4 meses.

#4 – Sua aplicação pode ser repetida várias vezes ao longo dos anos.

A resistência ao botox é rara podendo o paciente repetir o procedimento quantas vezes quiser, sem diminuição ou alteração do seu efeito clínico desejado.

Porém, como ocorre em qualquer estimulação imunológica, a produção de anticorpos contra a toxina depende do sistema imunológico do paciente, bem como da quantidade do estímulo. Se houver desenvolvimento significativo de anticorpos, poderá ocorrer perda do efeito terapêutico.

Os fatores mais importantes envolvidos na produção de anticorpos pelo paciente e consequente resistência a toxina são a dose por sessão e o intervalo entre as doses.

Então, para que essa resistência não ocorra ou para reduzir o risco de formação de anticorpos recomenda-se:

usar a dose mínima eficaz em cada sessão,

evitar aplicações complementares repetidas,

espaçar o tratamento ao máximo possível (mínimo de 3 meses entre as aplicações).

Esses cuidados são a chave da prevenção e manutenção do benefício ao uso da toxina por um longo período de tempo.

Para uma maior segurança, você pode reaplicar o Botox a cada 6 meses  sem nenhum risco.

#5 – É um procedimento minimamente invasivo e com riscos mínimos.

Para quem não quer se submeter a uma cirurgia plástica ou retardar ao máximo a necessidade dela, o Botox será seu grande aliado.

É um procedimento rápido, seguro e minimamente invasivo. Feito no próprio consultório médico. Utiliza-se uma seringa com uma agulha muito fina. Sem necessidades de anestesias ou preparação antes do procedimento. Pouco incômodo e dor durante a aplicação.

Assim que é feito a aplicação o paciente pode voltar ao trabalho ou as atividades diárias normais (com algumas exceções, como exercícios físicos, por exemplo, que serão orientadas pelo médico).

Alguns efeitos colaterais que você pode ter após a aplicação do Botox:

Hematomas pequenos no local da aplicação,
Edemas no local, porém passageiro.
Cefaléia ocasional.

#6 – Faz o tempo passar mais devagar.

Uma das razões que eu particularmente mais gosto.

Todos nós vamos envelhecer. As rugas certamente aparecerão. Mas podemos fazer isso de uma forma mais lenta. E o Botox está aí para nos ajudar.

Durante nosso processo de envelhecimento, ocorrem muitas alterações em nossa pele:

 

Perda da elasticidade da pele;
Músculos enfraquecem e ficam frouxos;
Coxim subcutâneo dissolve-se;
A pele perde o apoio;
Aparecimento de rugas;
Aparecimento de sulcos cutâneos;
Presença de manchas senis, fragilidade capilar com aparecimento de teleangectasias;
Cabelos brancos com diminuição de número e volume.

Isso tudo, certamente vai acontecer com todos nós. Porém, para uma pele bem cuidada, acostumada a receber cremes e tratamentos o envelhecimento aparece de uma forma gradual e equilibrada. Não há segredos. É necessário cuidados.

Hoje, após um longo caminho percorrido, os diversos usos da Toxina Botulínica estão consagrados e este medicamento tornou-se sinônimo de glamour, beleza e bem-estar.

A Toxina Botulínica colocada em excesso e de forma inadequada pode levar à mudança da expressão do rosto e deixar uma aparência artificial, congelada.

Por outro lado, o Botox se bem usado, pode trazer resultados incríveis. Uma aplicação bem dosada, feita por um profissional habilitado, deixa um efeito bonito, jovem e natural. A aparência fica harmônica, sem exageros. O objetivo é relaxar, e não paralisar os músculos do rosto.

#7 – É um dos melhores procedimentos para o rejuvenescimento facial e o mais
realizado no mundo todo.

O procedimento mais popular do mundo é a aplicação da Toxina Botulínica.

O uso cosmético da Toxina Botulínica revolucionou a medicina estética e hoje, além do tratamento de rugas e marcas de expressão facial, mostra-se efetiva para o tratamento da hiperidrose, tratamento de rugas de colo e pescoço, elevação da ponta do nariz, sorriso gengival e outras novas indicações. Por isso, pode-se afirmar que é uma das terapias mais eficazes e bem estabelecidas para o rejuvenescimento.

Segundo dados da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas, ficando a frente dos EUA. Entre os procedimentos estéticos, o Brasil também se destaca ocupando o segundo lugar no mundo em aplicações de Toxina Botulínica com quase 310 mil procedimentos realizados em 1 ano.

Notamos que a preocupação com a beleza, bem estar e rejuvenescimento é muito importante no Brasil e graças ao uso da Toxina Botulínica estamos conseguindo manter a juventude de uma maneira natural, eficaz e segura.