Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
EM BREVE

Instagram libera vídeos de uma hora e cria aba para produtores de conteúdo

20 junho 2018 - 16h24

O Instagram quer bater de frente com o YouTube: nesta quarta-feira, 20, a empresa anunciou duas novidades que podem fazê-la roubar a atenção de usuários do site de vídeos do Google. Além de liberar a publicação de vídeos de até uma hora de duração (antes, o limite era de 60 segundos), a empresa divulgou a criação do IGTV.

A plataforma, disponível dentro do app do Instagram ou como aplicativo separado que será lançado nos próximos dias para iOS e Android, é voltada para a descoberta de novos vídeos feitos por produtores de conteúdo "amadores", como ressaltou a empresa. O anúncio foi feito pelo presidente executivo do Instagram, Kevin Systrom, em evento em São Francisco e transmitido pela internet durante a tarde desta quarta-feira, 20.

"As ferramentas que usamos para ver vídeos na internet hoje são antiquadas, pensadas em formato horizontal e para a TV", alfinetou Systrom, durante o anúncio. "Nós queremos algo diferente, pensado para o celular." Isso começa com o ponto principal do app: neles, os vídeos serão todos na vertical, como já acontece no Instagram Stories, ferramenta de mensagens efêmeras da rede social de vídeos e fotos.

Ao abrir o aplicativo ou a aba do IGTV, o usuário já estará assistindo vídeos -- em uma curadoria realizada por algoritmos pelo Instagram a partir de seus interesses, contas seguidas e curtidas.

Com 1 bilhão de usuários, hoje o Instagram tem potencial para roubar um naco da atenção da audiência do YouTube -- e faturar com isso. Segundo dados da consultoria eMarketer, a empresa vai faturar US$ 5,48 bilhões em 2018 com publicidade digital.

Não é a única iniciativa do Facebook, que comprou a rede social em 2012 por US$ 1 bilhão, no setor: nos EUA, a empresa de Mark Zuckerberg tem investido pesado em sua plataforma Watch, que terá vídeos de produtores de conteúdo e empresas jornalísticas. (Fonte: Terra)