Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
36ºmax
23ºmin
NESTA SEXTA

Espetáculo instrumental oferece "Uma Viagem pelo Mundo do Choro"

27 agosto 2021 - 16h58Por Ascom

“Rosa”, “Os Oito Batutas”, “Chorei”, “Ele e Eu”, “Atencioso” e “Vou Vivendo” são algumas das obras eternizadas pelo Mestre do Choro, Pixinguinha. Em homenagem a ele e para oferecer entretenimento com esses clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), um grupo de músicos instrumentais do Tocantins formatou um repertório essencialmente baseado nessas canções – o show “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro”.

A apresentação musical será transmitida gratuitamente na próxima sexta-feira, 27, às 20 horas, em sessão única pelo canal do Youtube da Associação Viva Música. O show foi gravado no Museu Histórico Palacinho e é apresentado pelo Grupo Reminiscênicas, conjunto musical vinculado à Associação Viva Música.

De acordo com o presidente da Associação, o maestro Bruno Barreto, o objetivo é de fomentar e divulgar a produção musical instrumental brasileira. O repertório será composto integralmente com obras do compositor Pixinguinha. “Homenagear do Pixinguinha é resgatar a história e grandiosidade da Música Popular Brasileira”, disse o maestro. 

O “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro” será interpretado por Bruno Barreto (saxofone), Eddie Gomes (violão e bandolim), Gutenberg Nicacio (clarineta) e Matheus Lopes (percussão), com participação especial da cantora Beatriz Trabulsi. “São músicos que se dedicam à pesquisa, performance e divulgação da música brasileira, através de recitais didáticos e apresentações artísticas em palestras, congressos, eventos em casas de espetáculo e particulares”, complementa Bruno Barreto.

Projeto

O projeto “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro” é contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Música, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, via Fundo Nacional da Cultura.

Associação Viva Música

A Associação Viva Música, integrada pelo Grupo Reminiscênicas, tem como principal premissa o estudo e divulgação do choro e gêneros musicais afins, através da realização de concertos e recitais didáticos. Em sua atuação, o grupo busca divulgar o repertório de compositores e grupos musicais renomados, a exemplo de Pixinguinha, Jacob do bandolim, Waldir Azevedo, dentre outros.

Pixinguinha

Uma das figuras mais geniais da história da música brasileira e nome fundamental do choro, Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha (1897-1973), foi instrumentista, compositor, arranjador e regente. 

MÚSICOS

Bruno Barreto – Sax soprano

Eddie Gomes – Violão 7 cordas

Gutenberg Nicacio - Clarineta

Matheus Lopes – Pandeiro

Cantora convidada – Beatriz Trabulsi

Dançarinos convidados - Thiago dos Santos e Thayná Balduíno

Serviço

O quê – Show “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro”.

Quando - Sexta-feira, 27, às 20 horas

Onde - Canal do Youtube da Associação Viva Música

AO VIVO