Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
É FESTA!

Makes para curtir o Carnaval: confira várias opções para você arrasar na folia!

17 fevereiro 2020 - 12h35Por olook.com.br

A maior festa popular do mundo espalha-se pelo Brasil de Norte a Sul, de um canto a outro do país. O que não falta é criatividade da brasileira na hora de se fantasiar e, pensando nisso, separamos dicas imperdíveis de maquiagem para Carnaval para você testar em sua casa.

Arrase na folia com as opções com muito brilho, pedrarias e outras técnicas de decoração. Além disso, tem uma seção com passo a passo para makes divinas – e nem tanto -, além de toda um além-mundo de unicórnios, passando pela fofura ou sensualidade das coelhinhas e, por fim, com maquiagem com girassóis.

No fim, separamos uma parte inteirinha só com diversas fotos para você se inspirar e arrasar no Carnaval deste ano! 

Maquiagem para Carnaval

Verão, férias e curtição! O Carnaval é a quente temporada de muita festa de rua, blocos, desfiles e todo o tipo de festejos. Por todo o país, o que não falta é oportunidade para se fantasiar e passar a folia vestida com roupas de personagens.

Para uma paramentação completa, não basta só a roupa. A maquiagem é um elemento forte na hora de se preparar para curtir a folia. Aliás, ela pode inclusive ser o elemento principal!

Se você não quer investir muito tempo e dinheiro em roupas e acessórios, pode aproveitar essas dicas para com, apenas uma make, estar pronta para aproveitar a maior festa do mundo. Confira:

Com glitter

O glitter são pequenas partículas sintéticas feitas com muito brilho – muito mesmo. Se os produtos de maquiagem translúcidos são feitos em micropartículas cintilantes, o glitter vem em pedacinhos maiores, que refletem bastante em contato com a luz. Ele é excelente para brilhar muito na folia, especialmente, na maquiagem de Carnaval!

Como não existem regras para a ocasião, você pode, inclusive, apostar nesse tipo de maquiagem até durante o dia. Mas, seja para usar durante a noite, seja para a festa diurna, é bacana buscar produtos específicos para serem aplicados na pele, a fim de evitar irritações e alergias.

Além disso, as makes com glitter acabam tendo maior fixação do que simplesmente pegar e passar o pó pelo corpo. Por isso, prefira sombras e pós próprios para uso dessa forma.




Uma dica bem importante é não confundir purpurina com o glitter. A purpurina é um pouco mais fina do que o glitter, mas não é feita com a finalidade de ser aplicada na pele. Por isso, seus componentes metálicos podem ser tóxicos para o corpo. Evite esse tipo de produto.

Outra recomendação é optar por glitter biodegradável. A opção original é composta de pedaços muito pequenos de papel, vidro ou plástico, em cores neon, metálico e iridescente para refletir a luz. Esses componentes podem ter um impacto negativo para a natureza, depois de os utilizarmos e eliminá-los pela água ou lixo.

Assim, já foram criadas versões que se decompõem mais facilmente no meio ambiente e, dessa forma, não prejudicam fauna e flora. Além disso, também diminuem os riscos na nossa própria pele.

Com pedras

Nos últimos Carnavais, têm aparecido umas opções de pedrarias que são super interessantes para a make! O efeito 3D que elas causam é sensacional.

Existem os modelos auto-colantes, que já vem com um adesivo ou colinha na parte traseira da pedra. Ou, caso não seja esse o caso, você pode usar até mesmo cremes para afixar o material no rosto.




Os diferentes modelos, formatos, cores e tamanhos dão vazão à infinitas possibilidades de uso. Você pode usar fazendo apenas alguns pontinhos de luz, como quem não quer nada; mas, as makes com pedras podem ser um verdadeiro escândalo em cores e quantidade. Dá só uma olhada:

Com tinta
Assim como a aplicação de pedras, a maquiagem para Carnaval com tintas têm muitas versões. Mas, basicamente, elas são aplicadas sobre os olhos, na região da testa e das maçãs do rosto.

Primeiro de tudo, procure por tintas específicas para serem aplicadas na pele. Lembre-se de preservar a saúde do seu corpo colocando sobre ele produtos devidamente preparados para tal uso. Evite, assim, intolerâncias, alergias e até intoxicações!

Você pode usar as tintas para fazer maquiagens abstratas ou mais específicas, como, por exemplo, de gatinha, sereia, Mulher Maravilha, unicórnio e por aí vai.





Lembre-se que Carnaval é o momento certo para você explorar toda a sua criatividade e soltar toda a exuberância em fantasias e makes bem alegres e criativas.

Com estrelinhas
Se você quer brilho e cor, a aposta certa é fazer uma maquiagem para Carnaval com estrelinhas. Os elementos cósmicos que fazem parte do nosso imaginário aparecem como fantasia bem luminosa – em tons dourados e prateados – e até coloridos.

Assim, pegue microestrelinhas e, com ajuda de cremes ou fixadores, coloque as pecinhas sobre o rosto. Da mesma forma que as outras aplicações, elas são afixadas, em geral, sobre as sobrancelhas e por debaixo dos olhos.




Mas você também pode inovar e apostar em mais partes do rosto e do corpo! Use sua criatividade e se divirta-se com as estrelas.

Fantasias de Carnaval
O que não falta para a brasileira é inspiração de fantasias de Carnaval. Praticamente tudo pode virar tema para se vestir na folia e, com a make certa, até mesmo uma roupa mais simples pode se transformar em uma fantasia para sair às ruas e blocos de Carnaval.

Mesmo existindo uma infinidade de novas fontes criativas de indumentárias e, a cada ano, outras fantasias serem criadas, existem algumas velhas e tradicionais que não saem de moda.

Dentre elas, o duelo sobrenatural entre anjos e diabos. Além dessas, a coelhinha é outra que figura entre as mais pedidas e usadas, como veremos com detalhes mais a frente.

Mas, também surgem fantasias que estão se fixando como favoritas, nos últimos Carnavais. Assim, fizemos uma sessão com o passo a passo para você acertar de vez na maquiagem de unicórnio e de girassol. Vamos ver?

Maquiagem anjinho x diabinha
O embate entre o céu e o inferno vai para o meio da passarela, com diversas fantasiadas de anjos, enquanto outras se vestem com o outro lado da força.

Pegue sua auréola e par de asas e veja como fazer sua maquiagem de anjo:

  • Depois de preparar a pele, faça um esfumado com sombra marrom claro partindo do côncavo dos olhos.
  • Em seguida, esfume a região da pálpebra móvel com um marrom mais escuro.
  • Passe por cima dessa área uma sombra cintilante puxada para a cor branca.
  • Na base dos cílios inferiores, faça um delineado com sombra em tom marsala, esfumando toda a região.
  • Aplique o rímel com generosas camadas.
  • Passe um hidratante labial sobre o nariz e debaixo dos olhos. Nessa parte mais umedecida, aplique o glitter branco.
  • Para finalizar a make bem brilhosa, passe um batom rosa queimado e, sobre ele, um gloss.

Agora, veja como preparar a maquiagem para sair de diabinha no Carnaval:


  • Após aplicar a base e corretivo sobre região dos olhos, é hora de começar a passar a sombra. Use a cor vermelha em toda a pálpebra móvel.
  • Na sequência, faça o esfumado na área do côncavo com sombra laranja. Demarque a linha que divide as duas regiões com cor marrom.
  • Faça um delineado bem marcado, acentuando o contraste das cores quentes com um traçado bem marcado e longo.
  • Com a ajuda de um lápis de olhos da cor da sua pele, faça o desenho de chifres sobre a sobrancelha. Em seguida, faça o rabinho logo abaixo dos olhos.
  • Preencha os desenhos com batom matte vermelho de tom bem aberto.

Maquiagem coelhinha
Uma aposta bem tradicional para as fantasias de Carnaval é se vestir como coelhinha. Pode ser mais fofo e delicado ou ter uma pegada mais sexy, mas a make para a folia pode seguir, basicamente, esse passo a passo:

  • Faça aquela pele bem bonita, com todos os procedimentos pré-pintura. Nos olhos, aplique uma sombra rosa por toda a parte da pálpebra móvel.
  • Marque o côncavo com um tom de marrom, esfumando a região.
  • Para fazer o focinho de coelha, desenhe um “U”, na ponta do nariz e depois vá seguindo o traçado por todo o desenho natural do nariz, com um lápis de olho preto.
  • Preencha a área com batom preto ou sombra de cor bem escura.
  • Na parte da boca, clareie com sombra branca para destacar os bigodes que serão desenhados.
  • Puxe os riscos com delineador preto da boca até a região das maçãs, simulando os bigodinhos do coelho.
  • Faça o delineado dos olhos e ilumine bastante maçãs, testa, nariz e outras partes do rosto. Prontinho, sua maquiagem de Carnaval está pronta!

Maquiagem unicórnio
Um outro personagem que caiu no imaginário da brasileira é o unicórnio. Nos últimos anos, só se vê o bichinho em tudo que é moda. Para o Carnaval não seria diferente e ele aparece como fantasia. Saiba como fazer a maquiagem perfeita de unicórnio:

  • Tudo é muito cintilante e colorido no universo de unicórnios! Por isso, priorize produtos bem brilhosos.
  • Primeiro, passe um corretivo em toda a área dos olhos, a fim de uniformizar a cor e possibilitar melhor aderência das sombras.
  • Em sequência, cubra a pálpebra móvel com sombra clara, para fixar o corretivo e, depois, já começamos com o produto de cor rosa, cobrindo toda a parte.
  • Esfume o rosa com uma sombra roxa, puxando para a região do côncavo. Complemente com um verde água, juntando com o roxo.
  • Na parte de baixo dos olhos, comece delineando com o rosa; na parte do meio, passe o roxo e finalize com o verde água.
  • Dê profundidade ao olhar, passando uma sombra preta.
  • Brilho! Passe glitter nos olhos, em todo o rosto e abuse do iluminador no nariz, bochechas, testa e queixo. Arrase!

Maquiagem girassol
As flores sempre são usadas durante o Carnaval em diversas fantasias, mas, nas últimas folias, uma espécie em especial chamou a atenção: o girassol. Saiba como se maquiar para usar o girassol como fantasia para o Carnaval:


  • Após a limpeza, hidratação, primer, base e corretivo, aplique sombra laranja no côncavo dos olhos.
  • Na linha divisória entre a pálpebra móvel e o côncavo, passe um laranja mais intenso.
  • Em seguida, esfume com uma sombra amarela as bordas da parte pintada de laranja.
  • Com a ajuda de tinta própria para a pele, faça pequenos girassóis em toda a parte inferior da sobrancelha. Finalize a flor com bolinhas pretas ou marrons com o delineador.
  • Aplique glitter no canto interno dos olhos e finalize passando máscara de cílios.
  • Passe o batom da sua preferência e se jogue na folia!

Fotos de maquiagens de Carnaval
Vimos diversas inspirações de maquiagens para Carnaval com glitter, pedras, tinta e estrelinhas. Em seguida, foram 4 tutoriais para se maquiar ao usar fantasias de anjo, diabinha, coelha, unicórnio e girassol.

Agora, trouxemos diversas outras fotos para você se animar e já pensar tanto na sua fantasia quanto em que tipo de maquiagem usar com ela!