Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
REDES SOCIAIS

Vídeos aumentam seguidores e alcance do conteúdo divulgado por influenciadores

11 junho 2021 - 11h43

O conteúdo em formato de vídeo é a principal tendência na internet, principalmente se falarmos de alcance dos influenciadores digitais. Uma pesquisa divulgada recentemente mostra que, em quase todas as redes sociais, os vídeos estão ganhando muitas visualizações e fazendo com que determinados conteúdos tenham um impacto maior. Quando o assunto é economia e investimento, por exemplo, os posts atingem mais de 70 milhões de pessoas no Brasil.

A pesquisa divulgada pela Resultados Digitais aponta que 46% dos usuários costumam demonstrar mais interesse por algum assunto quando ele está em formato de vídeo. Esse número cai para abaixo dos 30% quando estamos falando de textos. Ou seja, o impacto e a efetividade dos vídeos são aspectos crescentes na internet. Quando o assunto é o alcance, essa mesma pesquisa aponta números ainda maiores.

Calcula-se que o consumo de vídeos, principalmente nos dispositivos móveis, possui uma taxa de crescimento anual na casa dos 100%. Além disso, em 2019, cerca de 80% do tráfego da internet no mundo correspondeu ao consumo de vídeos. Números que não deixam dúvida sobre a importância dos vídeos, seja para propaganda, ensino ou qualquer outro tema que possua espaço na internet. É uma tendência real, e que não deve parar de crescer nos próximos anos. A aceitação dos conteúdos no formato de vídeo parece apontar para uma padronização, onde as imagens e os textos acabam sendo incorporados pelo audiovisual todo.

Isso é ainda mais potencializado com plataformas que diversificam a publicação de vídeos na internet. Por exemplo, fazer vídeos com fotos é uma das funções que o criador de vídeo do InVideo oferece aos usuários. Esse software gratuito permite que a pessoa converta qualquer imagem, e use isso para fazer conteúdos memoráveis e compartilhe em diferentes plataformas e redes sociais, como o YouTube, o Instagram, o Facebook e até mesmo TikTok.Ou seja, você não precisa gravar um vídeo para produzir conteúdo audiovisual, pois o site permite que você faça algo dinâmico apenas com imagens.

Dicas de economia no Instagram

A região de Tocantins é famosa pela importância econômica que possui no Brasil, e isso faz com que o tema finanças seja bastante popular por aqui. Isso foi transportado para as redes sociais, que virou a casa de vários influenciadores digitais que falam sobre economia, investimento, bancos e qualquer assunto relacionado ao tema. Esse é o caso, por exemplo, da influencer Selvina Gomes, que é residente da zona rural de Porto Alegre, e conta com mais de 1 milhão de seguidores na internet. Um sucesso que é cada vez mais comum.

Na verdade, esses números altos de seguidores é quase um padrão quando falamos de influenciadores digitais. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), os influenciados brasileiros que falam apenas de economia possuem mais de 74 milhões de seguidores. Um número que deve crescer ainda mais nos próximos meses. A casa da maioria deles é o YouTube, o pioneiro nesse formato, e também o Instagram, que ampliou as ferramentas de postagem de vídeos justamente para acompanhar essa tendência mundial. Afinal, as redes sociais precisam se atualizar, conforme o mundo digital também vai se transformando.

Todos esses números e situações mostram que os vídeos estão dominando a internet, e não é nada recente. O sucesso das plataformas de streaming, e também dos canais no YouTube, já davam um indício dessa tendência. Com a população cada vez mais conectada, seja em Palmas ou no interior de Tocantins, assistir vídeos na internet é uma rotina comum para as pessoas. Isso significa também mais audiência para os influenciadores digitais, que transformam as plataformas da internet em verdadeiros locais para se fazer negócios.