O WhatsApp vai encerrar o funcionamento em 16 modelos de celulares antigos a partir desta terça-feira (1º). A decisão afeta aparelhos com Android 5.0 ou inferior e iPhones com iOS 15.1 ou anteriores, que não atendem mais aos requisitos técnicos necessários para suportar as atualizações do aplicativo.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
SEGURANÇA E DESEMPENHO
De acordo com a Meta, empresa dona do WhatsApp, a medida faz parte da política de atualizações regulares que visam manter o desempenho e a segurança da plataforma. Ao restringir o funcionamento a dispositivos mais recentes, o aplicativo consegue garantir proteção contra vulnerabilidades e melhorar a experiência dos usuários.
MODELOS AFETADOS
Veja a lista completa dos aparelhos que deixarão de ter suporte:
Samsung
-
Galaxy S3
-
Galaxy S4 Mini
-
Galaxy Note 2
Motorola
-
Moto G (1ª geração)
-
Moto E (2014)
-
Razr HD
Sony
-
Xperia Z
-
Xperia SP
-
Xperia T
-
Xperia V
LG
-
Optimus G
-
Nexus 4
-
G2 Mini
Apple (iOS 15.1 ou inferior)
-
iPhone 5
-
iPhone 5c
-
iPhone 6 (se não tiver sido atualizado além do iOS 12)
Os modelos, lançados há mais de 10 anos, não poderão mais abrir ou baixar o WhatsApp nas lojas oficiais e também deixarão de receber atualizações de segurança.
COMO SALVAR CONVERSAS E ARQUIVOS
Para que os usuários não percam mensagens e arquivos importantes, o WhatsApp recomenda realizar o backup do histórico de conversas. Para isso, é necessário seguir o caminho:
Ajustes > Conversas > Backup.
Em seguida, o sistema indicará os passos para salvar as informações no Google Drive (Android) ou iCloud (iPhone).
ATUALIZAÇÃO OU TROCA DE APARELHO
A Meta informou que notificará os usuários afetados, orientando a atualizar o sistema operacional (caso o dispositivo permita) ou adquirir um aparelho mais recente que seja compatível com as versões atuais do WhatsApp.