Palmas
31º
Araguaína
30º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
VERSÃO BETA

WhatsApp testa nova função que permite esconder conversas

17 junho 2021 - 12h07

A versão beta do WhatsApp ganhou um novo recurso, que foi liberado na quarta-feira (14). Trata-se do “Novo Arquivo”, funcionalidade que permite arquivar chats permanentemente, o que facilita na hora de esconder conversas indesejadas no aplicativo.

O recurso chegou para Android em maio e, está disponível apenas para usuários da versão experimental do mensageiro, por enquanto. As informações são do site especializado WABetaInfo, que costuma divulgar lançamentos do mensageiro em primeira mão.

Segundo o portal WABetaInfo, ao ativar o Novo Arquivo, os chats que forem arquivados terão suas notificações silenciadas e não serão desarquivados automaticamente quando o usuário receber uma nova mensagem — como acontece atualmente na versão padrão do mensageiro.

A função deve ser habilitada nas configurações do WhatsApp. Para ativar o Novo Arquivo, o usuário deve ir até os ajustes do app e acessar a aba "Conversas". Por lá, há uma nova opção chamada "Manter chats arquivados" para ativar o recurso. Se preferir mantê-la desativada, então entra em funcionamento o arquivo antigo — que envia notificações e desarquiva conversas automaticamente ao receber uma nova mensagem.

Na prática, a nova função vai permitir esconder as conversas no WhatsApp, já que os chats arquivados ficarão todos em uma pasta específica. Apesar disso, se o usuário tiver conversas arquivadas, um aviso será fixado na página inicial do app para indicar que existem chats no arquivo.

De acordo com o site especializado, o aviso não poderá ser escondido e também deve trazer informações com o número de mensagens que não foram lidas e as menções em chats em grupo.

Vale lembrar que a função ainda está em fase de testes e não há data prevista para o lançamento do recurso na versão estável do WhatsApp. Além disso, é possível que a nova função seja modificada e sofra alguns ajustes antes do lançamento oficial. Por enquanto, o Novo Arquivo pode ser acessado por alguns usuários do WhatsApp Beta para Android e iPhone (iOS).