Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estado

Projeto "Tambores do Tocantins" está disputa prêmio nacional

12/07/2019 10h29 | Atualizado em: 12/07/2019 14h58

Divulgação

Considerada a maior premiação do Patrimônio Cultural Brasileiro, o Prêmio Rodrigo 2019 chegou a sua etapa final e uma ação do Estado do Tocantins, o ‘Tambores do Tocantins’, vai para análise da Comissão Nacional de Avaliação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com a organização, 323 projetos foram inscritos em todo país para esta edição e 99 trabalhos passaram para última fase. A comissão se reunirá nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na sede do Instituto em Brasília, para definir quais serão os oito vencedores.

O projeto foi criado há mais de 20 anos pelo percussionista e artesão Márcio Bello dos Santos. Tem o objetivo de contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do Tocantins, desenvolvendo atividades de conhecimento, estudo, pesquisa e prática que tornam esses saberes acessíveis a crianças, adolescentes e jovens estudantes. O ‘Tambores do Tocantins’ envolve oficinas permanentes desenvolvidas em parceria com associações comunitárias, escolas e universidades públicas, além de apresentações musicais.

Promovido pelo Iphan, desde 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade prestigia as ações de destaque na preservação do patrimônio cultural brasileiro, material e imaterial. O nome do Prêmio é uma homenagem ao fundador do Iphan.

O resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 5 de setembro. Cada premiado receberá um valor de R$ 30 mil. Neste edital, o prêmio traz duas grandes categorias subdivididas em quatro segmentos. Portanto, oito ações serão selecionadas, sendo uma de cada segmento, por categoria.

A celebração da 32ª edição do Prêmio Rodrigo acontecerá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. 

Compartilhe

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.