Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estado

Aulão do Enem deve atender mais de 25 mil estudantes da rede estadual

12/08/2019 11h03 | Atualizado em: 12/08/2019 12h14

Divulgação

Estudantes entusiasmados com vontade de aprender. Foi com essa empolgação que alunos de todo o estado participaram do primeiro Aulão de 2019 da campanha #ToNoEnem, realizada pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), neste sábado, 10, nas cidades-sede das 13 Diretorias Regionais de Educação.

Gratuitos, os aulões são realizados com o objetivo de incentivar os estudantes a melhorar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todas as áreas de conhecimento e competências exigidas na prova, como forma de ampliar o acesso dos alunos em universidades.

Neste ano, a meta da Seduc é atender mais de 25 mil estudantes da rede estadual com o projeto. São nove aulões a serem realizados de 10 de agosto a 23 de outubro, como preparação para o exame que acontece em 3 e 10 de novembro.

Em Palmas, o auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), que tem capacidade para quase 500 lugares, ficou lotado. Os estudantes tiveram aulas de Física, com professor Luciano Iegi; História, com Tatiana Coelho; e Orientação Vocacional, com a professora Andréia Belém; além de dinâmicas motivacionais.

Ao participar da aula, o estudante Flávio Oliveira, do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves, de Palmas, disse que se sentiu mais motivado para realizar o sonho de cursar medicina. "É mais um auxílio importante para nós, alunos da rede estadual, conseguirmos realizar o nosso objetivo, que é entrar na universidade", ressaltou. "Estou muito empolgada com esses aulões e já fiz o compromisso de participar de todas as etapas", destacou Hyasmim Martins, do Centro de Ensino Médio de Taquaralto.

A titular da Pasta, Adriana Aguiar, destacou o compromisso dos profissionais de educação no fortalecimento das ações pedagógicas com foco no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. “O projeto contempla um conjunto de estratégias pedagógicas, composta de aulões com componentes curriculares e material didático para a melhoria do desempenho dos estudantes no Enem. Essa é uma das ações realizadas em agosto, mês em que comemoramos o dia do estudante”, frisou Adriana Aguiar.

Na abertura do preparatório na Capital, o secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes, destacou que a proposta é envolver estudantes de todos os municípios tocantinenses na ação. “A intenção da Seduc é dar oportunidade ao jovem que, ao realizar a prova do Enem, se sinta mais preparado e tenha condição de seguir seu projeto de vida”, completou. No evento, o secretário executivo fez uma homenagem ao professor Luciano Iegi, pelo desempenho à frente da coordenação do projeto nas primeiras edições, em 2017 e 2018.

O diretor regional de Educação de Palmas, Adolfo Bezerra, disse que a iniciativa tem auxiliado na melhoria do desempenho dos alunos. “Desde que surgiu a primeira edição, em 2017, a gente tem visto o avanço da aprovação dos alunos da rede estadual na universidade. A ação beneficia todos os alunos, sem distinção”.

Interior

Professor de História no Aulão em Araguaína, neste sábado, que teve aproximadamente 300 alunos inscritos, Sérgio Sales disse que, depois dessa série de aulas, o aluno passa a ter mais segurança para a prova. “Quando você trabalha com um aulão especifico como este, tendo o Enem como foco, a gente tem condição de trabalhar melhor o conteúdo exigido no exame. Muitos dos meus alunos que já participaram da campanha costumam dizer que, com esses aulões, eles começam a ter mais segurança para a prova”, destacou.


Para a diretora regional de Educação de Araguaína, Ana Cláudia Martins, a ação mostra o compromisso da Secretaria com a melhoria da qualidade do ensino. "Acreditamos que o resultado dos nossos alunos vai superar as nossas expectativas”.

Material didático

Durante as aulas, os estudantes receberam kits do projeto com material didático de Redação, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os kits também serão distribuídos nas escolas para todos os alunos da terceira série do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio das Diretorias Regionais de Educação.

Ester dos Santos, aluna da Escola Estadual Maria dos Reis, destacou a qualidade do material impresso. "É uma importante base para complementar os estudos em casa, já que nem todo mundo tem condição de pagar por um cursinho preparatório", enfatizou. 

Compartilhe

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal O Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

Twitter

Vc é o Repórter

Tem uma reportagem, fotos, vídeos, histórias ou curiosidades?

Mande para nossa redação. Seja você o REPÓRTER.